Famoso museu americano cancela mostra em meio a polêmica dos próprios artistas em exposição

Whitney Museum of American Art planejou mostrar  uma exposição de respostas artísticas à pandemia do coronavírus e demonstrações do movimento Black Lives Matter logo após a reabertura. Mas o museu reverteu o curso no mês passado, cancelando seus planos depois que vários artistas negros incluídos na mostra criticaram publicamente o Whitney por adquirir suas obras sem consentimento e por meio de vendas com desconto destinadas a beneficiar instituições de caridade de justiça racial.

Os artistas disseram que não era justo adquirir as obras da forma como o museu fez – dizendo que o museu deveria compensar os artistas adequadamente se eles quisessem adquirir suas obras, especialmente em um momento em que os artistas precisam de dinheiro por causa da pandemia.

Na quinta-feira, mais de 45 dos 80 artistas da exposição divulgaram uma carta pedindo que o museu “se comprometa com um ano de ação” para produzir mudanças significativas, reformando suas diretrizes éticas para aquisições e reconsiderando seu papel em um momento político carregado .

“Esses desastres nascem do sistema quebrado que sustenta todas as nossas vidas e instituições”, continua a carta. “As maneiras pelas quais você adquiriu nosso trabalho e planejou mostrá-lo, sem conversa ou consentimento de muitos dos artistas incluídos, demonstra uma profunda desvalorização de nosso trabalho e negação de nossa existência.”
Os curadores de Whitney embarcaram em uma turnê de escuta com muitos dos artistas prejudicados em relação à exposição, chamada de Ações coletivas: intervenções artísticas em tempos de mudança, para curar divisões. “Nas últimas três semanas, falamos pessoalmente com cada um dos artistas para reconhecer suas preocupações e tivemos conversas produtivas com muitos deles”, escreveu Scott Rothkopf, vice-diretor sênior e curador-chefe do museu, em um e-mail na quinta-feira para O jornal New York Times.

“Reconhecemos as questões levantadas e estamos empenhados em continuar este diálogo e fazer mudanças positivas para o futuro”, acrescentou.

De acordo com vários signatários, a redação da carta foi um processo colaborativo que ocorreu nas últimas três semanas com os artistas Kara Springer, Chiara No e Field Harrington liderando a iniciativa.

Após meses de protestos em todo o país contra a injustiça racial, os museus têm enfrentado uma avaliação de suas políticas de equidade e diversidade. A pressão interna no Guggenheim recentemente levou à criação de um plano de dois anos para lidar com as acusações de racismo institucional em suas ações. Medidas semelhantes estão supostamente nas obras do Museu de Arte Moderna, onde 229 funcionários assinaram uma carta em julho que expressava preocupação com os procedimentos de reabertura da instituição e o que consideravam a inércia do museu nos prometidos esforços anti-racismo.

O que permanece obscuro para os artistas envolvidos na disputa de Whitney é se Ações Coletivas algum dia será exibida em suas galerias. Alguns artistas gostariam de ver a exposição montada como um testemunho dos avanços que o Whitney deve dar para melhorar suas políticas.

“O museu tem um ano para prestar contas do que foi feito”, disse a artista Chiara No. “Há um crescimento que precisa acontecer e ter a exposição pode dar transparência a esse trabalho.”

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