Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Mural de Dover, de Banksy. Foto por Glyn Kirk / AFP / Getty Images.

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava um trabalhador arrancando uma das estrelas amarelas de uma bandeira azul da União Europeia, apareceu em janeiro em Dover, uma cidade portuária no Canal da Mancha que dá para a Europa continental. Foi instalado perto do terminal de balsas em maio de 2017 e rapidamente se tornou um símbolo melancólico do que o país perdia com o Brexit.

Andaimes foram instalados no prédio no fim de semana passado e, na segunda-feira, começaram a circular relatórios de que o mural havia sido removido e coberto com tinta branca. Até agora, não houve comentários ou explicações de Banksy ou da cidade de Dover. Um representante de Banksy não respondeu a uma pergunta da Artnet News, enquanto um porta-voz da cidade disse que não sabia nada sobre o destino do mural.

Um funcionário que falou sobre o trabalho é o deputado de Dover, Charlie Elphicke. Ele disse no Twitter que estava “muito decepcionado” com o desaparecimento da “declaração culturalmente icônica de nossos tempos”. Ele observou que a cidade havia pedido à Historic England que colocasse a peça sob proteção, mas eles recusaram. “Esse é o resultado”, disse ele. “Eles deveriam abaixar a cabeça com vergonha.”

Elphicke continuou que, se o órgão de preservação concordasse em proteger “a travessia da Abbey Road e até um ponto de ônibus de Bournemouth dos anos 1960 descrito como ‘hediondo’”, então “eles deveriam ter listado uma obra de arte icônica e culturalmente importante como o nosso Banksy ”.

Agora, alguns estão olhando para os proprietários do edifício, membros da família Godden, que são donos da Godden Gaming Organization e operam um império de propriedades que se estende por Folkestone, Thanet e Dover, para uma explicação. O agora andaime – um antigo arcade em Dover – deveria ser demolido antes que o trabalho viral de Banksy aparecesse lá em 2017.

Curiosamente, o mural do Brexit não foi o primeiro contato que Banksy teve com a família: os Goddens perderam anteriormente uma batalha no Tribunal Superior com o artista pela permissão de vender um de seus murais em uma propriedade que possuíam em Folkestone. Quando o trabalho, chamado Art Buff , apareceu pela primeira vez , a família disse à imprensa que pretendia removê-lo ou vendê-lo por 1 milhão de libras (1,2 milhão de dólares). (Os Goddens acrescentaram que “procurariam beneficiar instituições de caridade locais com recursos provenientes de qualquer venda da peça”.)

Foi uma reviravolta estranha, então, quando Banksy escolheu outro prédio da família Godden para criar seu mural do Brexit. E desde a sua recente remoção inexplicável, as perguntas têm circulado nas mídias sociais. O apagamento foi acidental ou um gesto cuidadosamente planejado por um artista que tem reputação de provocar um frenesi da mídia? Ou a remoção de Dover poderia ser algum tipo de retorno dos Goddens?

O artigo de Banksy sobre o Brexit também já havia sido vandalizado com uma pequena etiqueta que dizia “o confronto”, quando o conselho distrital de Dover anunciou planos para monitorar o trabalho com a CCTV. Mas até agora, não há respostas disponíveis.

“Estamos decepcionados ao ver que o mural de Banksy parece ter sido removido, reconhecendo que essa obra de arte única se tornou uma atração turística popular na cidade”, disse um porta-voz do conselho do distrito de Dover. “A propriedade, em estado de considerável degradação, é de propriedade privada e o conselho não estava envolvido na atividade atual e não teve conhecimento de nenhum plano para que ela ocorra.”

Fonte: Artnet

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …