Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Mural de Dover, de Banksy. Foto por Glyn Kirk / AFP / Getty Images.

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava um trabalhador arrancando uma das estrelas amarelas de uma bandeira azul da União Europeia, apareceu em janeiro em Dover, uma cidade portuária no Canal da Mancha que dá para a Europa continental. Foi instalado perto do terminal de balsas em maio de 2017 e rapidamente se tornou um símbolo melancólico do que o país perdia com o Brexit.

Andaimes foram instalados no prédio no fim de semana passado e, na segunda-feira, começaram a circular relatórios de que o mural havia sido removido e coberto com tinta branca. Até agora, não houve comentários ou explicações de Banksy ou da cidade de Dover. Um representante de Banksy não respondeu a uma pergunta da Artnet News, enquanto um porta-voz da cidade disse que não sabia nada sobre o destino do mural.

Um funcionário que falou sobre o trabalho é o deputado de Dover, Charlie Elphicke. Ele disse no Twitter que estava “muito decepcionado” com o desaparecimento da “declaração culturalmente icônica de nossos tempos”. Ele observou que a cidade havia pedido à Historic England que colocasse a peça sob proteção, mas eles recusaram. “Esse é o resultado”, disse ele. “Eles deveriam abaixar a cabeça com vergonha.”

Elphicke continuou que, se o órgão de preservação concordasse em proteger “a travessia da Abbey Road e até um ponto de ônibus de Bournemouth dos anos 1960 descrito como ‘hediondo’”, então “eles deveriam ter listado uma obra de arte icônica e culturalmente importante como o nosso Banksy ”.

Agora, alguns estão olhando para os proprietários do edifício, membros da família Godden, que são donos da Godden Gaming Organization e operam um império de propriedades que se estende por Folkestone, Thanet e Dover, para uma explicação. O agora andaime – um antigo arcade em Dover – deveria ser demolido antes que o trabalho viral de Banksy aparecesse lá em 2017.

Curiosamente, o mural do Brexit não foi o primeiro contato que Banksy teve com a família: os Goddens perderam anteriormente uma batalha no Tribunal Superior com o artista pela permissão de vender um de seus murais em uma propriedade que possuíam em Folkestone. Quando o trabalho, chamado Art Buff , apareceu pela primeira vez , a família disse à imprensa que pretendia removê-lo ou vendê-lo por 1 milhão de libras (1,2 milhão de dólares). (Os Goddens acrescentaram que “procurariam beneficiar instituições de caridade locais com recursos provenientes de qualquer venda da peça”.)

Foi uma reviravolta estranha, então, quando Banksy escolheu outro prédio da família Godden para criar seu mural do Brexit. E desde a sua recente remoção inexplicável, as perguntas têm circulado nas mídias sociais. O apagamento foi acidental ou um gesto cuidadosamente planejado por um artista que tem reputação de provocar um frenesi da mídia? Ou a remoção de Dover poderia ser algum tipo de retorno dos Goddens?

O artigo de Banksy sobre o Brexit também já havia sido vandalizado com uma pequena etiqueta que dizia “o confronto”, quando o conselho distrital de Dover anunciou planos para monitorar o trabalho com a CCTV. Mas até agora, não há respostas disponíveis.

“Estamos decepcionados ao ver que o mural de Banksy parece ter sido removido, reconhecendo que essa obra de arte única se tornou uma atração turística popular na cidade”, disse um porta-voz do conselho do distrito de Dover. “A propriedade, em estado de considerável degradação, é de propriedade privada e o conselho não estava envolvido na atividade atual e não teve conhecimento de nenhum plano para que ela ocorra.”

Fonte: Artnet

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …