Famoso mural de Brexit de Banksy desaparece misteriosamente

Mural de Dover, de Banksy. Foto por Glyn Kirk / AFP / Getty Images.

Uma declaração poderosa sobre Brexit de Banksy desapareceu sem deixar rasto – ou explicação.

O mural de três andares, que mostrava um trabalhador arrancando uma das estrelas amarelas de uma bandeira azul da União Europeia, apareceu em janeiro em Dover, uma cidade portuária no Canal da Mancha que dá para a Europa continental. Foi instalado perto do terminal de balsas em maio de 2017 e rapidamente se tornou um símbolo melancólico do que o país perdia com o Brexit.

Andaimes foram instalados no prédio no fim de semana passado e, na segunda-feira, começaram a circular relatórios de que o mural havia sido removido e coberto com tinta branca. Até agora, não houve comentários ou explicações de Banksy ou da cidade de Dover. Um representante de Banksy não respondeu a uma pergunta da Artnet News, enquanto um porta-voz da cidade disse que não sabia nada sobre o destino do mural.

Um funcionário que falou sobre o trabalho é o deputado de Dover, Charlie Elphicke. Ele disse no Twitter que estava “muito decepcionado” com o desaparecimento da “declaração culturalmente icônica de nossos tempos”. Ele observou que a cidade havia pedido à Historic England que colocasse a peça sob proteção, mas eles recusaram. “Esse é o resultado”, disse ele. “Eles deveriam abaixar a cabeça com vergonha.”

Elphicke continuou que, se o órgão de preservação concordasse em proteger “a travessia da Abbey Road e até um ponto de ônibus de Bournemouth dos anos 1960 descrito como ‘hediondo’”, então “eles deveriam ter listado uma obra de arte icônica e culturalmente importante como o nosso Banksy ”.

Agora, alguns estão olhando para os proprietários do edifício, membros da família Godden, que são donos da Godden Gaming Organization e operam um império de propriedades que se estende por Folkestone, Thanet e Dover, para uma explicação. O agora andaime – um antigo arcade em Dover – deveria ser demolido antes que o trabalho viral de Banksy aparecesse lá em 2017.

Curiosamente, o mural do Brexit não foi o primeiro contato que Banksy teve com a família: os Goddens perderam anteriormente uma batalha no Tribunal Superior com o artista pela permissão de vender um de seus murais em uma propriedade que possuíam em Folkestone. Quando o trabalho, chamado Art Buff , apareceu pela primeira vez , a família disse à imprensa que pretendia removê-lo ou vendê-lo por 1 milhão de libras (1,2 milhão de dólares). (Os Goddens acrescentaram que “procurariam beneficiar instituições de caridade locais com recursos provenientes de qualquer venda da peça”.)

Foi uma reviravolta estranha, então, quando Banksy escolheu outro prédio da família Godden para criar seu mural do Brexit. E desde a sua recente remoção inexplicável, as perguntas têm circulado nas mídias sociais. O apagamento foi acidental ou um gesto cuidadosamente planejado por um artista que tem reputação de provocar um frenesi da mídia? Ou a remoção de Dover poderia ser algum tipo de retorno dos Goddens?

O artigo de Banksy sobre o Brexit também já havia sido vandalizado com uma pequena etiqueta que dizia “o confronto”, quando o conselho distrital de Dover anunciou planos para monitorar o trabalho com a CCTV. Mas até agora, não há respostas disponíveis.

“Estamos decepcionados ao ver que o mural de Banksy parece ter sido removido, reconhecendo que essa obra de arte única se tornou uma atração turística popular na cidade”, disse um porta-voz do conselho do distrito de Dover. “A propriedade, em estado de considerável degradação, é de propriedade privada e o conselho não estava envolvido na atividade atual e não teve conhecimento de nenhum plano para que ela ocorra.”

Fonte: Artnet

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …