Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, Cloud Gate, confirmou o departamento de polícia da cidade.

Respondendo a uma queixa de invasão, o CPD apareceu em poucos minutos no Millennium Park de Chicago depois da meia-noite do dia 2/7. Lá, eles descobriram que as obras de arte de Kapoor, popularmente conhecidas como O Feijão, haviam sido desfiguradas com tinta spray branca na metade inferior de seu lado sudoeste. As palavras “35th Crew”, bem como várias tags, foram encontradas tanto na escultura quanto nas paredes do Cancer Survivors Garden, no Maggie Daley Park, nas proximidades.

“O vandalismo da última noite ao icônico Cloud Gate de Chicago é repreensível”, disse um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos de Chicago, antes de explicar que uma equipe de limpeza já removeu o grafite da escultura. Os limpadores usaram um detergente neutro para lavar a tinta, depois poliram a superfície danificada com um polidor de aço inoxidável.

Um representante da polícia de Chicago confirmou a notícia de que os sete vândalos, todos adultos, foram levados sob custódia. No entanto, as cobranças ainda não foram emitidas, pois o departamento está aguardando mais informações dos detetives que investigam o incidente. Nenhuma motivação para o vandalismo é conhecida neste momento, nem foi conectada a quaisquer outros crimes na área.

 

“Claramente, eles escolheram esta área para fazer uma declaração importante”, disse a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, ao Chicago Sun-Times . “Há algumas coisas que devem ser sagradas. Millennium Park e O Feijão têm sido importante e icônico sobre quem somos como Chicago desde o momento em que o parque foi inaugurado… É inacreditavelmente inaceitável que alguém esteja desfigurando algo assim”.

A WGN-TV de Chicago mostrou imagens dos supostos vândalos, aparentemente cinco homens e duas mulheres, sendo presos e marcados com seus rostos borrados para proteger sua identidade. Eles dirigiram um fluxo de palavrões aos repórteres, que também foi extorquido.

Lightfoot elogiou os funcionários da MB Real Estate Services, uma empresa de gestão privada responsável pela segurança no Millennium Park, por identificar os criminosos e alertar rapidamente a polícia. O prefeito pretende discutir mais medidas de segurança com o Chicago Park District e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais, disse ela ao Sun-Times .

O Cloud Gate tornou-se uma das atrações mais conhecidas de Chicago desde que foi lançado em 2006. O incidente da noite passada não é a primeira vez que o trabalho foi desfigurado. Em 2009, dois vândalos desconhecidos, nunca capturados, rabiscaram os nomes “PeterS” e “Ashley” no lado oposto da escultura.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …