Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, Cloud Gate, confirmou o departamento de polícia da cidade.

Respondendo a uma queixa de invasão, o CPD apareceu em poucos minutos no Millennium Park de Chicago depois da meia-noite do dia 2/7. Lá, eles descobriram que as obras de arte de Kapoor, popularmente conhecidas como O Feijão, haviam sido desfiguradas com tinta spray branca na metade inferior de seu lado sudoeste. As palavras “35th Crew”, bem como várias tags, foram encontradas tanto na escultura quanto nas paredes do Cancer Survivors Garden, no Maggie Daley Park, nas proximidades.

“O vandalismo da última noite ao icônico Cloud Gate de Chicago é repreensível”, disse um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos de Chicago, antes de explicar que uma equipe de limpeza já removeu o grafite da escultura. Os limpadores usaram um detergente neutro para lavar a tinta, depois poliram a superfície danificada com um polidor de aço inoxidável.

Um representante da polícia de Chicago confirmou a notícia de que os sete vândalos, todos adultos, foram levados sob custódia. No entanto, as cobranças ainda não foram emitidas, pois o departamento está aguardando mais informações dos detetives que investigam o incidente. Nenhuma motivação para o vandalismo é conhecida neste momento, nem foi conectada a quaisquer outros crimes na área.

 

“Claramente, eles escolheram esta área para fazer uma declaração importante”, disse a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, ao Chicago Sun-Times . “Há algumas coisas que devem ser sagradas. Millennium Park e O Feijão têm sido importante e icônico sobre quem somos como Chicago desde o momento em que o parque foi inaugurado… É inacreditavelmente inaceitável que alguém esteja desfigurando algo assim”.

A WGN-TV de Chicago mostrou imagens dos supostos vândalos, aparentemente cinco homens e duas mulheres, sendo presos e marcados com seus rostos borrados para proteger sua identidade. Eles dirigiram um fluxo de palavrões aos repórteres, que também foi extorquido.

Lightfoot elogiou os funcionários da MB Real Estate Services, uma empresa de gestão privada responsável pela segurança no Millennium Park, por identificar os criminosos e alertar rapidamente a polícia. O prefeito pretende discutir mais medidas de segurança com o Chicago Park District e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais, disse ela ao Sun-Times .

O Cloud Gate tornou-se uma das atrações mais conhecidas de Chicago desde que foi lançado em 2006. O incidente da noite passada não é a primeira vez que o trabalho foi desfigurado. Em 2009, dois vândalos desconhecidos, nunca capturados, rabiscaram os nomes “PeterS” e “Ashley” no lado oposto da escultura.

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …