Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, Cloud Gate, confirmou o departamento de polícia da cidade.

Respondendo a uma queixa de invasão, o CPD apareceu em poucos minutos no Millennium Park de Chicago depois da meia-noite do dia 2/7. Lá, eles descobriram que as obras de arte de Kapoor, popularmente conhecidas como O Feijão, haviam sido desfiguradas com tinta spray branca na metade inferior de seu lado sudoeste. As palavras “35th Crew”, bem como várias tags, foram encontradas tanto na escultura quanto nas paredes do Cancer Survivors Garden, no Maggie Daley Park, nas proximidades.

“O vandalismo da última noite ao icônico Cloud Gate de Chicago é repreensível”, disse um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos de Chicago, antes de explicar que uma equipe de limpeza já removeu o grafite da escultura. Os limpadores usaram um detergente neutro para lavar a tinta, depois poliram a superfície danificada com um polidor de aço inoxidável.

Um representante da polícia de Chicago confirmou a notícia de que os sete vândalos, todos adultos, foram levados sob custódia. No entanto, as cobranças ainda não foram emitidas, pois o departamento está aguardando mais informações dos detetives que investigam o incidente. Nenhuma motivação para o vandalismo é conhecida neste momento, nem foi conectada a quaisquer outros crimes na área.

 

“Claramente, eles escolheram esta área para fazer uma declaração importante”, disse a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, ao Chicago Sun-Times . “Há algumas coisas que devem ser sagradas. Millennium Park e O Feijão têm sido importante e icônico sobre quem somos como Chicago desde o momento em que o parque foi inaugurado… É inacreditavelmente inaceitável que alguém esteja desfigurando algo assim”.

A WGN-TV de Chicago mostrou imagens dos supostos vândalos, aparentemente cinco homens e duas mulheres, sendo presos e marcados com seus rostos borrados para proteger sua identidade. Eles dirigiram um fluxo de palavrões aos repórteres, que também foi extorquido.

Lightfoot elogiou os funcionários da MB Real Estate Services, uma empresa de gestão privada responsável pela segurança no Millennium Park, por identificar os criminosos e alertar rapidamente a polícia. O prefeito pretende discutir mais medidas de segurança com o Chicago Park District e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais, disse ela ao Sun-Times .

O Cloud Gate tornou-se uma das atrações mais conhecidas de Chicago desde que foi lançado em 2006. O incidente da noite passada não é a primeira vez que o trabalho foi desfigurado. Em 2009, dois vândalos desconhecidos, nunca capturados, rabiscaram os nomes “PeterS” e “Ashley” no lado oposto da escultura.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …