Famosa escultura de Anish Kapoor é vandalizada

Sete pessoas foram levadas sob custódia em Chicago depois de supostamente vandalizar a amplamente adorada escultura pública de Anish Kapoor, Cloud Gate, confirmou o departamento de polícia da cidade.

Respondendo a uma queixa de invasão, o CPD apareceu em poucos minutos no Millennium Park de Chicago depois da meia-noite do dia 2/7. Lá, eles descobriram que as obras de arte de Kapoor, popularmente conhecidas como O Feijão, haviam sido desfiguradas com tinta spray branca na metade inferior de seu lado sudoeste. As palavras “35th Crew”, bem como várias tags, foram encontradas tanto na escultura quanto nas paredes do Cancer Survivors Garden, no Maggie Daley Park, nas proximidades.

“O vandalismo da última noite ao icônico Cloud Gate de Chicago é repreensível”, disse um porta-voz do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos de Chicago, antes de explicar que uma equipe de limpeza já removeu o grafite da escultura. Os limpadores usaram um detergente neutro para lavar a tinta, depois poliram a superfície danificada com um polidor de aço inoxidável.

Um representante da polícia de Chicago confirmou a notícia de que os sete vândalos, todos adultos, foram levados sob custódia. No entanto, as cobranças ainda não foram emitidas, pois o departamento está aguardando mais informações dos detetives que investigam o incidente. Nenhuma motivação para o vandalismo é conhecida neste momento, nem foi conectada a quaisquer outros crimes na área.

 

“Claramente, eles escolheram esta área para fazer uma declaração importante”, disse a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, ao Chicago Sun-Times . “Há algumas coisas que devem ser sagradas. Millennium Park e O Feijão têm sido importante e icônico sobre quem somos como Chicago desde o momento em que o parque foi inaugurado… É inacreditavelmente inaceitável que alguém esteja desfigurando algo assim”.

A WGN-TV de Chicago mostrou imagens dos supostos vândalos, aparentemente cinco homens e duas mulheres, sendo presos e marcados com seus rostos borrados para proteger sua identidade. Eles dirigiram um fluxo de palavrões aos repórteres, que também foi extorquido.

Lightfoot elogiou os funcionários da MB Real Estate Services, uma empresa de gestão privada responsável pela segurança no Millennium Park, por identificar os criminosos e alertar rapidamente a polícia. O prefeito pretende discutir mais medidas de segurança com o Chicago Park District e o Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais, disse ela ao Sun-Times .

O Cloud Gate tornou-se uma das atrações mais conhecidas de Chicago desde que foi lançado em 2006. O incidente da noite passada não é a primeira vez que o trabalho foi desfigurado. Em 2009, dois vândalos desconhecidos, nunca capturados, rabiscaram os nomes “PeterS” e “Ashley” no lado oposto da escultura.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …