FAMA Museu reabre espaço físico com nova exposição

Vista da mostra 'Acervo em exposição’ na FAMA Museu

A FAMA Museu, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo, reabre seu espaço físico para visitação do público a partir de quarta-feira, 26 de maio. A retomada de atividades presenciais segue orientações da Prefeitura da Estância Turística de Itu, com de medidas categóricas de proteção, saúde e higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além dos órgãos brasileiros de Saúde Pública e de autoridades acadêmicas e demais especialistas do assunto.

Acompanhando a reabertura, a FAMA inaugura a mostra Acervo em exposição, que traz o processo de pesquisa e produção da Coleção Marcos Amaro, desenvolvido pela equipe do Museu. Como um jogo, a regra de estruturação da exposição seguiu desejos coletivos de propor a reflexão e o debate sobre temas atuais voltados ao corpo e sua representação em contextos de conflito e desestabilização.

As obras da exposição, de artistas de diferentes gerações, ainda convidam o público a pensar os movimentos artísticos que problematizam a concepção do objeto de arte e seu caráter social, como o Concreto e o Neoconcreto no Brasil.

Através de uma metodologia colaborativa, a equipe da FAMA se colocou no exercício de estabelecer dinâmicas de mediação para apresentar ao público possibilidades de associar e dissociar, aproximar e afastar saberes e repertórios vinculados às obras presentes nas salas Almeida Júnior, Labirinto e Sala 5 da Fábrica de Arte Marcos Amaro.

Seguem em cartaz as exposições Tarsila: Estudos e Anotações, que reúne 203 obras guardadas por mais de cinco décadas da vista do público e Ontologias, com obras dos artistas Cabral, Kandro e Marcos Amaro que dialogam e trocam experiências sobre a existência do ser. A Sala Tunga também está aberta para visitação.

Para quem quiser conhecer a FAMA sem sair de casa, o novo site interativo do museu disponibiliza uma visita virtual, que permite conhecer gratuitamente o espaço formado por Jardim Dona Helena, Galpão, Sala Marcos Amaro, Sala Almeida Júnior, Sala 5, Sala Tunga e ainda o Labirinto, novo espaço da FAMA Museu que apresenta a instalação Leviano 9 (2019) da artista Laura Lima.

Funcionamento

Neste início, o horário de funcionamento será reduzido, de quarta a domingo, das 11h às 17h. Para evitar aglomerações, recomenda-se o distanciamento social de pelo menos 2 metros e atenção às sinalizações nos espaços do museu.

Os ingressos serão disponibilizados no site do Museu ( famamuseu.org .br / ) e visitas acontecem mediante hora marcada. Em caso de impossibilidade da realização do agendamento online, o visitante poderá fazê-lo presencialmente, considerando a capacidade máxima permitida. O ingresso para visitação à FAMA Museu é gratuito, salvo a atual exposição Estudos e Anotações, de Tarsila do Amaral, cujo valor é de R﹩ 10,00 a inteira, R﹩ 5,00 a meia para estudantes, professores, educadores e moradores de Itu e gratuidade para menores de 10 anos e maiores de 60 com comprovante, pessoas não neurotípicas com acompanhantes, museólogos registrados no COREM e membros ICOM Brasil.

Pessoas com mais de 60 anos de idade ou com dificuldade de locomoção, mulheres grávidas e pessoas com crianças de colo têm acesso preferencial à recepção e salas expositivas. O museu oferece cadeiras de roda, conforme a necessidade do público.

FAMA Museu

Situada em Itu, a 100 km da capital paulista, a Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu – está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo, importante via da cidade.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque, também no interior de São Paulo, a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

Compartilhar:
Notícias - 18/08/2022

Obras de videoclipe são leiloadas

O clipe de “Lovezinho” não foi apenas o clipe de lançamento do novo álbum da cantora baiana Rachel Reis, Meu …

Notícias - 18/08/2022

Museu vê sua coleção através da ótica queer

Às vezes é preciso revisar a história para incluir aqueles que foram marginalizados ou excluídos. Por isso, a curadora da …

Notícias - 18/08/2022

Itaú Cultural promove curso sobre Realidade Expandida nas Artes

Estão abertas as inscrições para Realidade Expandida nas Artes, curso de extensão realizado em parceria pelo Insper e o Itaú …

Notícias - 17/08/2022

Johnny Depp dirige filme sobre Modigliani

Johnny Depp está cada vez mais se aproximando das artes visuais, agora o artista foi confirmado como dreitor do filme …

Notícias - 17/08/2022

Artistas iraquianos se retiram da Bienal de Berlim em protesto

A Bienal de Berlim emitiu um pedido de desculpas na terça-feira aos artistas iraquianos que protestaram contra uma instalação com …

Notícias - 16/08/2022

Pinacoteca de São Paulo tem nova curadora-chefe

A Pinacoteca de São Paulo anuncia a pernambucana Ana Maria Maia, 38 anos, como a nova curadora-chefe do museu a …

Notícias - 16/08/2022

Testes revelam segredos de pinturas de Vermeer - incluindo sua autenticidade

Duas pinturas de Vermeer foram cientificamente examinadas para uma exposição que será inaugurada na National Gallery of Art (NGA) em …

Notícias - 15/08/2022

Carole Carroompas morre aos 76 anos

A artista Carole Carroompas, cujas pinturas em grande escala e em camadas exploravam literatura, cinema, mito e mídia popular, morreu  …

Notícias - 15/08/2022

Prêmio PIPA divulga ARTISTAS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO DO PIPA ONLINE

Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online 2022 ocorre em dois turnos. Os 13 artistas que conseguiram mais de 500 votos na …

Notícias - 15/08/2022

Novo filme sobre Salvador Dalí explora sua relação com Gala

Há um novo filme de Salvador Dalí prestes a chegar aos cinemas. Dalíland, estrelado por Sir Ben Kingsley como o surrealista, …

Notícias - 12/08/2022

ArtRio 2022 apresenta artistas e curador do programa SOLO

A ArtRio 2022 terá esse ano 11ª edição do programa SOLO. Trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista, …

Notícias - 12/08/2022

Esquema de extorsão envolvendo a família Boghici choca o mundo da arte

O mundo da arte está atônito com a revelação do esquema de extorsão montado por Sabine Boghici, estrela de uma …