Categories: Notícias

exposição traz fotografias de José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã

No dia 10 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura a exposição “O gosto da guerra”, que apresenta uma seleção de fotografias sobre a história do repórter José Hamilton Ribeiro na Guerra do Vietnã. No mesmo dia, em parceria com a Companhia das Letras, o Museu realiza o lançamento da nova edição do livro homônimo, seguido de um bate-papo com o autor e a jornalista Patricia Campos Mello.

Com curadoria de Teté Ribeiro, a exposição “O gosto da guerra” traz imagens registradas pelo premiado jornalista José Hamilton Ribeiro e pelo fotógrafo que o acompanhou na cobertura, o japonês Keisaburo Shimamoto. Além disso, a mostra destaca o trabalho de cinco outros correspondentes de guerra do século 20, que cobriram outros conflitos: André Liohn, Hélio de Campos Mello, Juca Martins, Leão Serva e Yan Boechat. As fotografias oferecem uma visão direta e impactante dos conflitos armados, retratando a realidade e os custos humanos da guerra.

Sobre o livro “O gosto da guerra”

José Hamilton Ribeiro foi um dos raros jornalistas do país a entrar no Vietnã durante os conflitos que, por quase duas décadas, fizeram tremer o Sudeste Asiático — e abalaram o mundo, que não seria o mesmo depois da humilhante derrota da maior potência militar global, as forças armadas dos Estados Unidos.

Narrada em tom coloquial, na qual não faltam ironias, a reportagem sobre o Vietnã de José Hamilton Ribeiro (ele mesmo uma baixa do conflito, após pisar em uma traiçoeira mina na Estrada sem Alegria) capta toda a dimensão trágica dessa guerra desigual e insere o autor na tradição do jornalismo literário ao lado de grandes nomes da imprensa internacional.

Nesta edição revista e ampliada de “O gosto da guerra”, o texto original vem acompanhado por outra reportagem de José Hamilton, também escrita em 1968, em que ele narra seus primeiros dias no Vietnã, além de colaborações do autor para a revista Realidade, que dão uma amostra do tipo de jornalismo praticado por ele e explicam por que Hamilton é o repórter mais premiado do Brasil. Além disso, a obra conta com posfácio de Patrícia Campos Mello.

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

1 dia ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

1 dia ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

1 dia ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

1 dia ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

2 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

2 dias ago