Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de gerações e escolas diversas

Um presente da União Geral dos Trabalhadores – UGT para São Paulo e seus cidadãos – e agora com alcance mundial, com uma versão virtual –, através de seu presidente Ricardo Patah e o Secretário de Organização e Políticas Sindicais Francisco Pereira de Sousa Filho, o Chiquinho, a Exposição na Paulista, que tradicionalmente acontecia em maio em celebração ao dia do Trabalho, em 2020 foi transferida por imposição da pandemia da Covid-19 para o mês de outubro, com os novos protocolos assumidos pelo Governo Estadual e pela Prefeitura de São Paulo, nesta edição com o tema “Liberdade e Democracia”.

“Eu queria destacar que governos são passageiros. Liberdade e democracia são perenes. São valores que servem para todos. É nisso que devemos acreditar. É esse o foco da nossa exposição. O objetivo da UGT é combater a desigualdade e implementar o progresso, com bem-estar-social para todos os brasileiros”, afirma Ricardo Patah, Presidente Nacional da UGT.

Coordenada pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT e pela Maná Produções, Comunicações e Eventos, criadora da série, a ação tem como tema “Liberdade e Democracia”. Uma das maiores exposições ao ar livre do mundo ocupará, a partir de 16 de outubro, um quilômetro da ciclovia da principal via da cidade, a Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.

A exposição Liberdade e Democracia é uma resposta contundente da Cultura a um dos momentos mais difíceis de nossa história. Primeiro pelo tema tão fundamental nestes dias incertos. E também pela realização de um evento patrocinado de grande porte em meio à pandemia, por suas características de visualização em movimento, sem concentrações de pessoas. Sua realização por si só é uma vitória”, declara André Guimarães, da Maná Produções.

A sexta edição trará 15 painéis de 18 artistas, sob a curadoria artística de Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, não linear como nos anos anteriores. Adriano Costa, Alex Cerveny, Alexandre Orion, Arnaldo Antunes e Marcia Xavier (em um trabalho conjunto), Deco Farkas, Frederico Filippi, Guto Lacaz (em sua segunda participação na mostra), Lenora de Barros, Marcelo Cipis, Mauro Neri,  Os Tupys (Zé Carratu, Ciro Cozzolino e Carlos Delfino), Pinky Wainer, Rico Lins, Tadeu Jungle e Walter Silveira, artistas de diferentes gerações, estilos e linguagens, apresentarão suas leituras do tema da exposição, a importância da liberdade e da democracia para a vida, para a saúde, a educação, a cidadania, a igualdade social.

Nesta edição reunimos esse grupo de artistas para que cada um ressignifique o tema, que é sobre os nossos direitos básicos da Liberdade e Democracia, palavras que até outro dia estavam consolidadas, mas hoje voltaram a ser questionadas pelos que hoje estão no poder”, diz o curador, que finaliza: “São Paulo é um bastião de resistência. Nossa cidade não se cala”.

As cinco edições anterioires da grande Exposição de Maio na Paulista apresentaram os temas  “30 Anos de Redemocratização do Brasil” (2015); “100 Anos do Samba” (2016); “17 Objetivos para Transformar o Mundo” (2017); “A Quarta Revolução Industrial” (2018) e “DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO” (2019).

A transferência da Exposição na Paulista para setembro não foi uma opção, mas acabou ajustando-se perfeitamente ao tema desta quinta edição, Liberdade e Democracia, que enfrentam um momento conturbado no Brasil, acentuado pela pandemia. Ataques a instituições democráticas, a retirada de recursos da educação e da cultura e a falta de apoio ao trabalhador em meio à crise atual precisam ser combatidas.

Não importa o governo de plantão. A construção de uma democracia é um trabalho árduo e demorado. Tarefa que nós brasileiros soubemos muito bem construir ao longo de todos esses anos. Antes de ser de esquerda ou de direita, temos que ser democratas e lutar pela liberdade”, reitera o Secretário de Organização e Políticas Sindicais Francisco Pereira de Sousa Filho, o Chiquinho.

Compartilhar:
Notícias - 25/11/2020

Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O …

Notícias - 25/11/2020

Bicicleta desaparece de obra de Banksy

Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na …

Notícias - 24/11/2020

Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na …

Notícias - 24/11/2020

7° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel - Conheça os premiados

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da AkzoNobel, divulga os três projetos premiados, via vídeo em suas redes sociais, …

Notícias - 24/11/2020

EAV Parque Lage lança edital para curso on-line com bolsas

Em resposta à pandemia de Covid-19, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) atua de forma propositiva e …

Notícias - 24/11/2020

Escavação revela restos preservados de homens envoltos em cinzas vulcânicas

Arqueólogos da cidade romana de Pompéia recorreram a uma técnica centenária para conservar os corpos de dois homens recentemente desenterrados …

Notícias - 24/11/2020

Desenho recém-descoberto é um verdadeiro da Vinci, afirma especialista

Um desenho que esteve em uma coleção privada por anos foi atribuído a Leonardo da Vinci. O jornal italiano La …

Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …