Exposição dedicada a lendário coletivo de arte asiático-americano foi cancelada após a retirada dos artistas

Membros do coletivo Godzilla, ca. 1990. Cortesia de Godzilla

O Museu dos Chineses na América em Nova York cancelou uma exposição focada em um coletivo de arte asiático-americano dos anos 1990 depois que a maioria dos artistas participantes se retirou.

Os 19 artistas, que eram membros do grupo Godzilla, se opõem à aceitação do museu de US $ 35 milhões em fundos da cidade, o que eles dizem sugerir sua cumplicidade na construção de uma nova prisão em Chinatown que faz parte do plano do prefeito Bill De Blasio de fechar o famosa prisão de Rikers Island.

Entre os signatários da carta estão Byron Kim, Paul Pfeiffer e Lynne Yamamoto.

Grupos comunitários do bairro têm lutado vigorosamente contra a planejada prisão, que, segundo eles, prejudicará as empresas. Godzilla, em seu comunicado, disse que a aceitação do museu do dinheiro da cidade, e sua alegada falha em se pronunciar contra a construção do complexo, sugere seu “apoio cúmplice” de um sistema de justiça criminal falido.

O museu, em um comunicado , disse que “sempre se opôs inalteravelmente à construção de uma prisão em Chinatown”, e que já expressou essa posição muitas vezes. A presidente do museu, Nancy Yao Maasbach, também disse aos artistas em uma carta obtida pela  Artforum que emitiu uma declaração online contra a prisão proposta.

Mas os artistas dizem que “deturpa grosseiramente” a posição do museu e afirmam que “sua liderança procurou realmente se beneficiar com a construção da prisão”. De acordo com a Artforum, o grupo também afirma que a declaração pública do museu contra a prisão só estava disponível em PDF em uma página obscura que já foi reformulada.

Em um documento de 2019 intitulado “Pontos de Acordo do Plano de Cadeia Baseada em Borough” , a cidade ofereceu o dinheiro ao museu para ajudá-lo a construir uma nova casa permanente, bem como um novo espaço de artes cênicas.

Adicionando uma ruga adicional ao caso, está a decisão de um membro do conselho do museu e senhorio local, Jonathan Chu,  de despejar  os proprietários do Jing Fong, um querido restaurante local, de suas instalações.

Com inauguração prevista para esta primavera, “Godzilla vs. The Art World: 1990–2001” seria organizado por Herb Tam, o curador do museu e diretor de exposições, e o curador independente Ryan Wong.

Como o próprio Wong escreveu em um ensaio hiperalérgico de 2017 sobre os coletivos de arte de Chinatown, Godzilla teve uma influência real.

Quando o grupo criticou o Whitney Museum of American Art por não exibir artistas asiático-americanos, o museu incluiu o membro do grupo Byron Kim em sua Bienal de 1993 e contratou a integrante Eugenie Tsai como curadora no ano seguinte.

O coletivo também organizou mostras em espaços como o Espaço dos Artistas (em 1993), e foi incluído na mostra “Encontros Urbanos” de 1998 no Museu Novo. Em 1997, o grupo contava com cerca de 231 membros, mas em 2001 o Godzilla se desfez, com muitos membros convencidos de que o grupo havia cumprido seu propósito.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …