A exposição “Leonardo da Vinci”, que marcou o 500º aniversário da morte do mestre renascentista, encerrou sua temporada de quatro meses com um número recorde: no total, 1.071.840 visitantes viajaram de todo o mundo para se maravilharem. na retrospectiva sem precedentes.
Os números de presença extraordinários quebraram o recorde anterior de 540.000 visitantes do Louvre, que foi estabelecido para uma exposição de Eugène Delacroix em 2018. Os números diários de presença na mostra de Leonardo pairavam em quase 10.000 pessoas
Os números foram reforçados pelo acréscimo de 46 aberturas noturnas do museu, permitindo visitas até às 22h. A participação no museu cresceu mais de 10% ao longo da exibição.
“É maravilhoso que 500 anos após sua morte, um artista renascentista italiano continue a fascinar tanto o público em geral”, disse Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do museu do Louvre, em comunicado.
“Hoje, tenho duas razões de orgulho: o sucesso de reunir o maior número de obras de Leonardo e de acolher tantas e tão diversas pessoas”.
Os destaques da exposição incluíram cinco pinturas do próprio museu, incluindo São João Batista, Virgem das Rochas e a Mona Lisa (que permaneceu em sua localização habitual), além de quatro pinturas emprestadas: Benois Madonna, La Scapiliata , São Jerônimo, e o retrato de um músico .
Estava ausente Salvator Mundi, que se tornou a obra de arte mais cara já comprada quando vendida na Christie’s por US $ 450 milhões em 2017 e desde então se tornou objeto de muitas conjecturas acadêmicas .
Os últimos meses foram agitados para o Louvre. Em janeiro, o museu foi forçado a fechar por um dia, enquanto manifestantes de coletes amarelos bloqueavam sua entrada. A instituição também examinou seu relacionamento com a família Sackler e enfrentou problemas de superlotação. Quando a Mona Lisa foi temporariamente transferida para um novo local no museu durante o verão de 2019, ocorreu o caos.
Ainda assim, esses problemas não impediram a maré de um público ansioso por ver Leonardo. Nos últimos três dias da exposição, a demanda foi tanta que o museu manteve as portas abertas por quase 81 horas seguidas, oferecendo entrada gratuita, café e madeleines.
O Louvre anunciou que lançará um filme focado na exposição, intitulado Uma Noite no Louvre: Leonardo da Vinci , ainda este ano.
Fonte: Artnetnews