Exposição de Leonardo da Vinci atraiu quase 1,1 milhão de visitantes ao Louvre, quebrando recordes

A Virgem e o Menino, também conhecida como Benois Madonna, é uma das 15 pinturas conhecidas do artista renascentista italiano Leonardo da Vinci. Foto por Chesnot / Getty Images.

A exposição “Leonardo da Vinci”, que marcou o 500º aniversário da morte do mestre renascentista, encerrou sua temporada de quatro meses com um número recorde: no total, 1.071.840 visitantes viajaram de todo o mundo para se maravilharem. na retrospectiva sem precedentes.

Os números de presença extraordinários quebraram o recorde anterior de 540.000 visitantes do Louvre, que foi estabelecido para uma exposição de Eugène Delacroix em 2018. Os números diários de presença na mostra de Leonardo pairavam em quase 10.000 pessoas

Os números foram reforçados pelo acréscimo de 46 aberturas noturnas do museu, permitindo visitas até às 22h. A participação no museu cresceu mais de 10% ao longo da exibição.

“É maravilhoso que 500 anos após sua morte, um artista renascentista italiano continue a fascinar tanto o público em geral”, disse Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do museu do Louvre, em comunicado.

“Hoje, tenho duas razões de orgulho: o sucesso de reunir o maior número de obras de Leonardo e de acolher tantas e tão diversas pessoas”.

Os destaques da exposição incluíram cinco pinturas do próprio museu, incluindo São João Batista, Virgem das Rochas e a Mona Lisa (que permaneceu em sua localização habitual), além de quatro pinturas emprestadas: Benois Madonna, La Scapiliata , São Jerônimo, e o retrato de um músico .

Estava ausente Salvator Mundi, que se tornou a obra de arte mais cara já comprada quando vendida na Christie’s por US $ 450 milhões em 2017 e desde então se tornou objeto de muitas conjecturas acadêmicas .

Os últimos meses foram agitados para o Louvre. Em janeiro, o museu foi forçado a fechar por um dia, enquanto manifestantes de coletes amarelos bloqueavam sua entrada. A instituição também examinou seu relacionamento com a família Sackler e enfrentou problemas de superlotação. Quando a Mona Lisa foi temporariamente transferida para um novo local no museu durante o verão de 2019, ocorreu o caos.

Ainda assim, esses problemas não impediram a maré de um público ansioso por ver Leonardo. Nos últimos três dias da exposição, a demanda foi tanta que o museu manteve as portas abertas por quase 81 horas seguidas, oferecendo entrada gratuita, café e madeleines.

O Louvre anunciou que lançará um filme focado na exposição, intitulado Uma Noite no Louvre: Leonardo da Vinci , ainda este ano.

Fonte: Artnetnews

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …