Exposição de Leonardo da Vinci atraiu quase 1,1 milhão de visitantes ao Louvre, quebrando recordes

A Virgem e o Menino, também conhecida como Benois Madonna, é uma das 15 pinturas conhecidas do artista renascentista italiano Leonardo da Vinci. Foto por Chesnot / Getty Images.

A exposição “Leonardo da Vinci”, que marcou o 500º aniversário da morte do mestre renascentista, encerrou sua temporada de quatro meses com um número recorde: no total, 1.071.840 visitantes viajaram de todo o mundo para se maravilharem. na retrospectiva sem precedentes.

Os números de presença extraordinários quebraram o recorde anterior de 540.000 visitantes do Louvre, que foi estabelecido para uma exposição de Eugène Delacroix em 2018. Os números diários de presença na mostra de Leonardo pairavam em quase 10.000 pessoas

Os números foram reforçados pelo acréscimo de 46 aberturas noturnas do museu, permitindo visitas até às 22h. A participação no museu cresceu mais de 10% ao longo da exibição.

“É maravilhoso que 500 anos após sua morte, um artista renascentista italiano continue a fascinar tanto o público em geral”, disse Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do museu do Louvre, em comunicado.

“Hoje, tenho duas razões de orgulho: o sucesso de reunir o maior número de obras de Leonardo e de acolher tantas e tão diversas pessoas”.

Os destaques da exposição incluíram cinco pinturas do próprio museu, incluindo São João Batista, Virgem das Rochas e a Mona Lisa (que permaneceu em sua localização habitual), além de quatro pinturas emprestadas: Benois Madonna, La Scapiliata , São Jerônimo, e o retrato de um músico .

Estava ausente Salvator Mundi, que se tornou a obra de arte mais cara já comprada quando vendida na Christie’s por US $ 450 milhões em 2017 e desde então se tornou objeto de muitas conjecturas acadêmicas .

Os últimos meses foram agitados para o Louvre. Em janeiro, o museu foi forçado a fechar por um dia, enquanto manifestantes de coletes amarelos bloqueavam sua entrada. A instituição também examinou seu relacionamento com a família Sackler e enfrentou problemas de superlotação. Quando a Mona Lisa foi temporariamente transferida para um novo local no museu durante o verão de 2019, ocorreu o caos.

Ainda assim, esses problemas não impediram a maré de um público ansioso por ver Leonardo. Nos últimos três dias da exposição, a demanda foi tanta que o museu manteve as portas abertas por quase 81 horas seguidas, oferecendo entrada gratuita, café e madeleines.

O Louvre anunciou que lançará um filme focado na exposição, intitulado Uma Noite no Louvre: Leonardo da Vinci , ainda este ano.

Fonte: Artnetnews

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …