Experiências imersivas pela obra de van Gogh viram febre nos Estados Unidos

Beyond Van Gogh

Possivelmente, nunca houve um fenômeno como a mania Van Gogh que acontece nos Estados Unidos atualmente. Talvez seja a popularidade duradoura do artista holandês. Talvez seja a fome de experiências do mundo após um ano de quarentena. Talvez seja uma cena do filme Emily em Paris… mas seja o que for, a fome de se aventurar em uma projeção gigante animada de uma pintura de Van Gogh é real e está em toda parte. Anúncios com o tema Van Gogh estão em cerca de 40 cidades diferentes nos EUA e saturando os feeds das mídias sociais. Em algumas cidades, como Los Angeles, já há exposições quase esgotadas antes mesmo de abrirem. Algumas nem anunciaram os locais ainda, mas os ingressos se esgotam rapidamente.

Nada menos que cinco instituições diferentes estão atualmente duelando no mapa pela atenção do público, fazendo com que o Better Business Bureau emita um alerta aos consumidores para garantir que eles obtenham o espetáculo de luzes que realmente desejam. Em cidades como Detroit, uma empresa utiliza o domínio VanGoghDetroit.com, enquanto instituição rival usa DetroitVanGogh.com.

Immersive Van Gogh

Quais são e qual a diferença entre essas experiências?

Beyond Van Gogh: The Immersive Experience é a visão de Mathieu St-Arnaud, diretor criativo do Normal Studio, com sede em Montreal, uma empresa de mapeamento de projeção que já trabalhou com a sinfonia de Montreal e deu vida ao Diário de Anne Frank. Beyond Van Gogh promete “300 das obras de arte icônicas de Vincent Van Gogh”, trazidas à vida com música e “os próprios sonhos, pensamentos e palavras do artista”.

—Imagine Van Gogh: The Immersive Exhibition afirma empregar uma técnica de projeção imersiva tão visceral que eles não mostram vídeos em seu site, porque isso deixaria de capturar a experiência. Concebido por Annabelle Mauger e Julien Baron, associado à atração imersiva conhecida como Cathédrale d’Images na França, Imagine Van Gogh é uma colagem animada projetada de cerca de 200 pinturas dos dois anos finais da vida de Van Gogh, todas acompanhadas de sucessos clássicos por Saint-Saëns, Mozart, Bach, Delibes e Satie. Há também uma “sala pedagógica”, concebida pela historiadora da arte Androulla Michael.

—Immersive Van Gogh é uma ideia do produtor de cinema italiano Massimiliano Siccardi. Ele promete, por meio de 100 projetores, uma experiência de uma hora banhando completamente os visitantes com os maiores sucessos de Vincent Van Gogh, acompanhados por “música eletrônica experimental com piano puro e etéreo” do compositor Luca Longobardi. Siccardi e Longobardi são a equipe por trás da experiência em L’Atelier des Lumières, vista na série da Netflix “Emily em Paris”.

Van Gogh Alive

—Van Gogh Alive é cortesia de Grande Experiences, mentes criadoras de exposições como Monet & Friends e Planet Shark. Concentrando-se no período entre 1880 e 1890, promete “mais de 3.000 imagens de Van Gogh em enorme escala” por meio de 40 projetores, aumentados para mostrar as fontes de inspiração do artista holandês e configurados para “uma poderosa partitura clássica”.

—Van Gogh: The Immersive Experience, uma parceria entre o produtor Exhibition Hub e a “plataforma de descoberta de entretenimento” Fever promete envolver o público em mais de 400 trabalhos de Van Gogh usando uma tecnologia de mapeamento de vídeo. Além do show de luzes, há um estúdio de desenho, galerias que oferecem informações sobre a vida e a obra de Van Gogh e uma experiência (opcional) de 10 minutos chamada “Um dia na vida do artista em Arles”.

As mostras vão circular por diversas cidades dos Estados Unidos ao longo dos próximos meses.

Imagine Van Gogh

Fonte: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …