EUA devolvem antiguidades saqueadas à Itália

Cabeça de mármore de Atenas (200 aC), um dos artefatos saqueados recuperados do Metropolitan Museum of Art e devolvidos à Itália em 2022

A Itália recebeu das autoridades americanas quase 60 artefatos saqueados, recuperados do acervo do Metropolitan Museum of Art.

Coletivamente valendo cerca de US $ 19 milhões, as relíquias foram devolvidas às autoridades italianas pelo escritório do promotor distrital de Manhattan em julho e setembro de 2022 e, no início desta semana, foram exibidas em uma coletiva de imprensa em Roma. “Para nós, italianos”, disse Vincenzo Molinese, chefe do esquadrão de arte Carabinieri, “o valor dessas obras de arte, que é o valor de nossa identidade histórica e cultural, é incalculável”.

Entre os artefatos repatriados estão um busto de mármore branco do imperador romano Septimius Severus, que foi recuperado em 2020, na véspera de ir a leilão na Christie’s de Nova York; bem como a Cabeça de Mármore de Atena , uma escultura de 200 aC que foi roubada de um templo no centro da Itália, e um kylix ou copo de bebida, que data de 470 aC, ambos entre os 27 objetos apreendidos no Met no ano passado.

Também está incluído um afresco, datado de 50 EC, retratando um jovem Hércules lutando contra uma cobra. A obra, que sobreviveu à erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., foi saqueada por invasores de tumbas de uma vila na antiga cidade de Herculano e levada ilegalmente para os Estados Unidos. A Itália pediu sua devolução pela primeira vez em 1997.

Todos os 60 objetos foram contrabandeados para os EUA nas últimas cinco décadas pelos traficantes Giacomo Medici, Giovanni Franco Becchina, Pasquale Camera e Edoardo Almagiá, conhecidos por saquear sítios arqueológicos em toda a Itália.

Enquanto seus empreendimentos criminosos frequentemente competiam entre si, todos os quatro vendiam artefatos para Michael Steinhardt, o bilionário que acumulou um tesouro de relíquias saqueadas, incluindo o afresco de Herculano por $ 650.000 em 1995. Após uma investigação de vários anos sobre sua coleção e ilícitas práticas de compra, Steinhardt recebeu uma proibição vitalícia de adquirir antiguidades em 2021.

“Essas 58 peças representam milhares de anos de história, mas os traficantes em toda a Itália utilizaram saqueadores para roubar esses itens e encher seus próprios bolsos”, disse Alvin L. Bragg, Jr., promotor distrital de Manhattan, em comunicado após o retorno de os artefatos.

No evento em Roma, autoridades de ambos os lados enfatizaram a necessidade contínua de reprimir o tráfico ilícito de antiguidades.

Com esta última repatriação, o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, disse que as autoridades culturais italianas estão pensando em devolver os artefatos a museus localizados perto de onde foram escavados. Uma exposição especial dos objetos recuperados (a Itália inaugurou um Museu de Arte Resgatada no ano passado para abrigar arte recuperada), acrescentou, também está sendo considerada.

Compartilhar:
Notícias - 18/04/2024

Brasil destaca a arte resistência dos povos originários na 60ª Bienal de Veneza

Com curadoria brasileira de Adriano Pedrosa e sob o título “Foreigners Everywhere”, a Bienal de Veneza sugere que, não importa …

Notícias - 18/04/2024

Museu do Ipiranga atinge a marca de 1 milhão de visitantes

Nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo), o Museu do Ipiranga comemora uma marca muito especial: o …

Notícias - 18/04/2024

Mostra explora como retratos renascentistas eram pintados escondidos em objetos

É difícil imaginar uma época em que as imagens dos nossos rostos não fossem apenas raras e caras, mas tratadas …

Notícias - 18/04/2024

Obra de Nir Hold inspirada em Monet é vendida em feira e supera seu recorde em leilões

As obras de Nir Hod foram como um ímã para os transeuntes no dia de abertura da Expo Chicago. Em …

Notícias - 18/04/2024

Rabisco em papel de Michelangelo é vendido por US$ 200 mil em leilão

Encontrado colado na parte de trás de uma moldura, o pequeno desenho acompanhado de uma carta do último descendente direto …

Notícias - 18/04/2024

Exposição no MAR mergulha na memória e realidade atual das línguas indígenas no Brasil

Nhe’ẽ significa espírito, sopro, vida, palavra, fala. Porã é belo, bom. Juntas, as duas palavras significam “belas palavras” e dão …

Notícias - 18/04/2024

Colecionador é preso depois de oferecer artefato egípcio saqueado em famosa feira de arte

A polícia nacional espanhola prendeu um negociante de antiguidades por vender uma escultura egípcia roubada datada de 1450 aC. O …

Notícias - 18/04/2024

Descubra porque o Pavilhão da Alemanha é o mais assustador da Bienal de Veneza

O Pavilhão Alemão está sendo considerado por muitos como o pavilhão nacional mais inovador da 60ª Bienal de Veneza.

Por um …

Notícias - 17/04/2024

MARGS celebra a aquisição de obras de arte do artista guarani José Verá

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS …

Notícias - 16/04/2024

Homenageada com o Leão de Ouro, Anna Maria Maiolino apresenta projeto site-specific na Bienal de Veneza

Homenageada com o Leão de Ouro pela Carreira, Anna Maria Maiolino apresenta um projeto site-specific de grande escala no galpão …

Notícias - 16/04/2024

Museu revisita a primeira exposição impressionista com tecnologia digital depois de 150 anos

A história do nascimento do Impressionismo tem sido contada com tanta frequência que é mais um mito do que um …

Notícias - 16/04/2024

AMARELLO apresenta o curta-metragem 'DESÁGUE’, dirigido por Pedro Perdigão

A AMARELLO, em sua contínua prática em desvendar narrativas brasileiras, anuncia o lançamento do seu mais recente curta-metragem, ‘DESÁGUE’, dirigido …