Categories: Notícias

Estudos apontam que obra atribuída a Vermeer não foi pintada pelo artista

Cientistas e historiadores da National Gallery of Art deduziram que uma pintura atribuída a Johannes Vermeer, uma das quatro da coleção do museu, não foi pintada pelo mestre holandês.

Girl With a Flute (1665/1675), um pequeno estudo de uma figura segurando um gravador, provavelmente foi feito por alguém que estudou com Vermeer ou trabalhou em estreita colaboração com ele. As novas descobertas abrem a intrigante possibilidade de que o artista da Era de Ouro – cuja Moça com Brinco de Pérola e outras obras-primas estão entre as pinturas mais famosas do mundo – possa ter tido um aprendiz.

Sobre quem ele pode ter sido, os funcionários da National Gallery só podem especular. Não há registro de nenhum aluno registrado na associação de pintores local, nenhuma nota sobre amigos ou familiares tendo aulas. No entanto, o museu agora está dizendo, com 99% de confiança, que essa pintura em particular foi produzida pela “escola de Vermeer”.

“A ideia de que Vermeer tinha um estúdio não é algo sobre o qual muitas pessoas realmente falaram. Porque ele sempre foi considerado um gênio solitário”, disse Marjorie E. Wieseman, curadora e chefe do departamento de pinturas do norte da Europa da National Gallery. “Só conhecemos cerca de três dúzias de pinturas dele. Então, por que ele precisaria de um estúdio?”

Esta descoberta é a peça central de “Vermeer’s Secrets”, uma exposição baseada em evidências inaugurada no museu de Washington, DC, em 8 de outubro.

A exposição é a culminância de uma investigação que só foi possível devido à pandemia global, que fez com que a National Gallery fechasse de março de 2020 a maio de 2021. As pinturas de Vermeer são populares demais para serem retiradas das paredes para um longo estudo. Normalmente, as quatro obras atraem multidões no andar principal do Edifício Oeste; de fato, mesmo no curto período de tempo em que foram removidas de seu local permanente para participar desta exposição especial, os espectadores notaram sua ausência.

Com as portas do museu fechadas para os espectadores, os especialistas puderam realizar uma inspeção de meses de duração das pinturas usando espectroscopia de imagem de fluorescência de raios X (XRF), análise de microamostragem e outras técnicas. Os procedimentos permitem que os pesquisadores observem de perto os pigmentos e padrões abaixo da superfície, revelando até mesmo mudanças nas pinturas antes de serem finalizadas

A equipe de pesquisa da National Gallery — sete curadores, conservadores e cientistas de imagem — empregou várias técnicas para pesquisar as camadas e o sequenciamento de Vermeer. Usando uma tática chamada imagem de refletância infravermelha de cores falsas, por exemplo, a equipe conseguiu encontrar evidências de pinceladas mais amplas e pesadas de branco de chumbo sob o brilho suave de uma parede. E com a espectroscopia XRF, eles puderam mapear a distribuição de elementos como o cobre no trabalho de Vermeer.

Os diversos métodos de análise empregados levou a National Gallery a perceber que um de seus Vermeers não é um Vermeer. Wieseman diz que Vermeer usou um verde terra para sombrear os rostos de seus sujeitos. Esta era uma prática única entre os pintores holandeses de sua época, de acordo com Wieseman, então uma sombra verde em Girl with a Flute seria uma evidência para atribuir a pintura a Vermeer. No entanto, ele normalmente trabalhava com pinceladas maiores e mais rápidas para a camada inferior, depois suavizava a superfície; a microamostragem e a imagem mostraram que o artista responsável por Girl with a Flute adotou a abordagem oposta.

Vermeer também gostava de pintar os lábios de seus modelos com destaques: pequenos pontos refletindo uma cor encontrada nas proximidades. O artista que fez Girl With a Flute trabalhou perto o suficiente de Vermeer para testemunhar essas técnicas, mas não para dominá-las.

Girl With a Flute só foi “cautelosamente” atribuída a Vermeer, de acordo com o museu, então pode não ser uma surpresa para os pesquisadores que tenha sido pintada por outro artista. Mas o fato de esse artista misterioso ter trabalhado ao lado de Vermeer levanta muitas novas questões. Embora o museu considere este caso em particular encerrado, a investigação aponta para um mistério mais profundo sobre como o estúdio do artista realmente funcionava.

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

3 dias ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

3 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

3 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

3 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

4 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

4 dias ago