Sabemos que na maioria dos movimentos artísticos históricos, há dezenas de mulheres cuja influência e trabalho foram negligenciados ou, no mínimo, desvalorizados. O movimento surrealista é um exemplo disso, tendo sido amplamente definido por artistas masculinos icônicos como Dali, Magritte e Miro.
Mas, recentemente, exposições, livros e artigos fizeram o trabalho de reencontrar a participação feminina no Surrealismo e rever as narrativas que permitiram este apagamento. No entanto, à medida que a História da Arte é repensada – e até revisada – o mercado de arte reflete essa nova valorização crítica? E em caso afirmativo, quanto tempo demora a recuperar o atraso?
Uma colaboração entre O Morgan Stanley e a Artnet News, usando o Artnet Price Database, analisou o mercado de arte para obras surrealistas vendidas em leilão de 2013 a 2023, usando dados de leilões e analisando seus preços e taxas de venda (lotes vendidos contra lotes oferecidos, menos retiradas). Embora os dados para homens e mulheres surrealistas ao longo do tempo não possam oferecer conclusões ou previsões firmes, eles podem apresentar uma visão mais completa de como essa categoria mais recente e muito falada está se desenvolvendo de uma perspectiva de mercado.
Nos últimos anos, uma proliferação de grandes exposições colocou as mulheres surrealistas na frente e no centro e encontrou uma resposta popular maciça. Exemplos incluem “Mulheres, Surrealismo e Abstração”, de 2020, no Museu de Arte Nora Eccles Harrison; “Meret Oppenheim: My Exhibition” no MoMA (2022) “Surrealism Beyond Borders” de 2022 no Met,que mais tarde viajou para a Tate Modern; o “Surrealismo e Magia: Modernidade Encantada”, de 2022, na Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza; e “Remedios Varos: Science Fictions” de 2023 no Art Institute of Chicago.
No entanto, a redescoberta das mulheres surrealistas remonta à década de 2010, com a mostra histórica de 2012 no LACMA “No País das Maravilhas: As Aventuras Surrealistas de Mulheres Artistas no México e nos Estados Unidos”. Além disso, em 2015, o Jardim Botânico do Bronx foi palco da popular exposição “Frida Kahlo: Arte, Jardim, Vida”. Também vale a pena notar que o redesenho do MoMA, concluído em 2019, viu a inclusão de muito mais mulheres surrealistas em sua coleção permanente. [12] Naquele mesmo ano, multidões se reuniram para uma retrospectiva sobre Dorothea Tanning na Tate Modern.
Que efeitos essas tentativas de ressignificar as mulheres surrealistas tiveram em seu desempenho no mercado secundário?
O mercado também foi fundamental para o desenrolar dessa história. Em 2012, Le Miroir (1950), de Dorothea Tanning, foi vendido na Christie’s por £ 217.250, um recorde para a artista na época. Então, em 2014, Le Passage (1956), de Kay Sage, foi vendido por US$ 7 milhões em um leilão da Sotheby’s, mais de 23 vezes seu recorde anterior de leilão. A Sotheby’s pareceu responder a esse interesse montando a exposição “Cherchez la femme: Women and Surrealism” em 2015. [16]
No que diz respeito ao mercado, parece claro que o interesse por mulheres surrealistas tem aumentado constantemente ao longo dos anos. Em 2013, o preço médio de venda de uma obra de uma mulher surrealista foi de US$ 35.098, em comparação com a média surrealista masculina de US$ 72.273. Enquanto o preço médio de venda para artistas homens tem suas quedas e ressurgimentos, com um preço médio baixo de US$ 54.505 em 2016 e uma alta de US$ 97.972 em 2017, as mulheres surrealistas veem sua média mais modesta subir constantemente ao longo do tempo, com um grande salto em 2021, para US$ 167.263, antes de se estabelecer em US$ 84.339 no ano seguinte. Até outubro de 2023, embora o período de dados não inclua as vendas nos principais leilões de novembro em Nova York, o preço médio de venda para mulheres surrealistas era de até US$ 95.376, superando a média surrealista masculina de US$ 59.183.
Com US$ 4,26 bilhões em vendas nos últimos dez anos, o volume total de vendas para surrealistas masculinos supera em muito o de surrealistas mulheres, que arrecadaram US$ 252 milhões. No entanto, parece que as mulheres estão acelerando, depois de superar seus colegas homens em preço médio em leilão em 2014, e mais do que dobrando seu número em 2021. Foi também em 2021 que a primeira artista mulher chegou ao top 20 dos lotes surrealistas, quando Diego y yo (1949), de Frida Kahlo, foi vendida por US$ 34,9 milhões, marcando o terceiro preço mais alto para uma peça surrealista em leilão durante o período e a obra mais cara já vendida por uma artista latinoamericana. Notavelmente, essa alta também supera em muito o preço recorde de leilão de seu marido Diego Rivera, de US$ 14,13 milhões, realizado em uma venda da Christie’s em 2022 para a peça The Rivals (1931). É certo que o valor total de vendas dos surrealistas masculinos em leilão continua a superar em muito o das mulheres surrealistas, chegando a US$ 561 milhões em 2022, contra a marca de US$ 62,05 milhões para as mulheres em 2021.
Esses totais de leilões também devem ser contextualizados pelo número de lotes ofertados. Nos últimos dez anos, os surrealistas homens tiveram cerca de 80.864 lotes colocados em leilão, em comparação com 3.908 lotes surrealistas de artistas mulheres no mesmo período. Com o crescente interesse em mulheres surrealistas, pode-se ver mais trabalhos delas entrando em circulação no mercado.
A história do mercado de surrealistas femininas ainda está em desenvolvimento, com exemplos na temporada de leilões do outono de 2023 em Nova York, incluindo a venda especializada da Bonhams “Surrealism: Beyond Reality” em 15 de novembro com obras de grandes mulheres surrealistas, incluindo Leonor Fini, Leonora Carrington, Remedios Varo, Rachel Baes e Jane Graverol, bem como surrealistas masculinos notáveis, incluindo Salvador Dali, Rene Magritte, Jean Cocteau, Man Ray e Andre Masson. [21]
Além disso, a influência do movimento surrealista, e de suas artistas mulheres, parece longe de desaparecer. De fato, à medida que as mulheres surrealistas ganham mais estatura crítica e de mercado, parece ser cada vez mais evidente que elas moldaram uma nova geração de artistas ultracontemporâneos. Alguns dos artistas ultracontemporâneos mais procurados – muitos deles mulheres – têm fortes laços estéticos com o movimento surrealista, de Emily Mae-Smith a Julie Curtiss. Somente esses dois artistas venderam um total de US$ 22.797.522 de 2013 a 2023, com preço médio notável por leilão e taxas de venda de US$ 202.396 e 88%, e US$ 221.278 e 91%, respectivamente.
Esses artistas de tendência surrealista não só podem ser interpretados como queridinhos do mercado, como estão bem representados em algumas das principais mostras da temporada.
Parece que enfim a mulher surrealista despertou do sonho, e o mercado também está acordado, apreciando seu trabalho e acompanhando de perto seu valor.