Estreia hoje a feira virtual Artsoul Gravuras 2020

A plataforma Artsoul realizará, entre os dias 6 e 12 de novembro, a feira virtual de arte Artsoul Gravuras 2020. Dedicado exclusivamente a gravuras, o evento reunirá 26 expositores, entre galerias de arte e editoras de gravuras, e obras de mais de 250 artistas.

Serão expostas em torno de 800 obras, entre xilogravuras (gravuras produzidas a partir de uma matriz de madeira), litografias (matriz de pedra calcária), gravuras em metal, e serigrafias. Todas poderão ser adquiridas por meio da plataforma Artsoul e entregues em casa. A cena não poderia ser mais rica e diversa.

A plataforma preparou também um conteúdo especial com vasto material de pesquisa para os amantes da gravura. A partir desta semana, o Instagram da Artsoul apresenta uma série de vídeos com artistas em seus ateliês, mostrando o trabalho manual e minucioso que cada técnica exige. Um grupo poderoso de colecionadores e galeristas dão dicas de como escolher uma boa gravura, e arquitetos sugerem como montar uma parede com várias obras. Para a Revista Artsoul, disponível no site, foi preparado um especial com textos sobre os artistas e as obras que marcam a história da gravura no Brasil e no mundo.

Os principais nomes da gravura brasileira estarão presentes na feira, alguns com obras recém-saídas da prensa. Emanoel Araújo, pela galeria Andrea Rehder , e Almandrade, pela Gravuras no Brasil, apresentam trabalhos inéditos.

Numa participação especial , a Sala Rússia, especializada em gravuras raras, realiza um solo de Anna Bella Geiger, reunindo trabalhos das décadas de 1960 e 1970, incluindo algumas da série Visceral que participaram da exposição da artista no MASP, em 2019, e de Rossini Perez que faleceu em março desse ano.

A Galeria Tina Zappoli , tradicional casa de Porto Alegre , também terá um espaço exclusivo com as litografias e monotipias de Cabral.

Na Papel Assinado, é possível encontrar trabalhos de Gilvan Samico e Carlos Cruz Diez. A Gravura Brasileira, galeria que trabalha exclusivamente com gravuras, apresenta obras de Marcelo Grassman e Ana Calzavara, entre outros nomes também referência no assunto.

A galeria Bolsa de Arte, com sedes em Porto Alegre e São Paulo, apresenta trabalhos de artistas contemporâneos consagrados, como Beatriz Milhazes, Nelson Leirner e Regina Silveira, e apresenta novidades, como o trabalho de Xadalu Tupã Jekupé (Dione Martins da Luz). Ainda de Regina Silveira, a galeria carioca Martha Pagy Escritório de Arte traz para a feira um adesivo vinílico de 2007 da reconhecida série “Attachment”.

Apostando em artista sediados no Paraná, a curitibana Ybakatu traz serigrafias de Glauco Menta e Washington Silvera.

Da cena internacional, a Arteeedições selecionou prints dos ingleses Paul Morrison e Peter Blake, artista da pop art conhecido por ter sido cocriador da icônica capa do álbum St. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

A geração mais recente de artistas vem muito bem representada. A Arte Formatto, com as litogravuras Thainan Castro, explora imagens atuais em técnicas tradicionais. Kika Levy, da Galeria Janaína Torres, está presente com trabalhos da série Botânica, que utiliza folhas de plantas de diversas espécies como matrizes para gravação.

A carioca Artur Fidalgo e as paulistanas Choque Cultural e JB Goldenberg apostam em uma proposta urbana, com uma seleção que mistura nomes fortes e já estabelecidos a jovens talentos. Bruno Bogossian, da Artur Fidalgo, traz versões digitais do Rio de Janeiro. Os veteranos Rafael Silveira e Daniel Melim estão com trabalhos na Choque Cultural.

Na Galeria Poente, de São José dos Campos, Cristina Suzuki apresenta serigrafias da série de figuras espelhadas. E, na RV Cultura e Arte, Milena Ferreira apresenta uma reflexão sobre materiais.

Participam da feira as seguintes galerias :

AM GALERIA DE ARTE
ANDREA REHDER ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTE HALL
ARTEEDIÇÕES
ARTUR FIDALGO GALERIA
BIANCA BOECKEL GALERIA
BOLSA DE ARTE
CASA TATO
CHOQUE CULTURAL
FIBRA LEILÕES
GALERIA ARTE FORMATTO
GALERIA DE ARTE MAMUTE
GALERIA GRAVURA BRASILEIRA
GALERIA POENTE
GALERIA TINA ZAPPOLI
GALERIA YBAKATU
GALERIA ZILDA FRALETTI
GRAVURAS NO BRASIL
J.B. GOLDENBERG ESCRITÓRIO DE ARTE
JANAINA TORRES GALERIA
MARTHA PAGY ESCRITÓRIO DE ARTE
MULTIPLO ESPAÇO ARTE
PAPEL ASSINADO
RV CULTURA E ARTE
SALA RÚSSIA ESCRITÓRIO DE ARTE
ZAGUT

Acesse artsoul.com.br

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2020

Rui Chafes homenageia Alberto Giacometti

Representado pela Galeria Filomena Soares, o artista Rui Chafes foi convidado pela Fondazione Centro Giacometti a criar uma escultura de …

Notícias - 02/12/2020

SP-Foto Viewing Room aponta para novos públicos e descentralização geográfica

 

De 23 a 29 de novembro, o SP-Foto Viewing Room reuniu 54 expositores, entre expoentes da fotografia moderna e contemporânea, …

Notícias - 02/12/2020

Projeto inovador A Incubadora de Publicações Gráficas lança 10 livros de artista em Salvador neste sábado

A Incubadora de Publicações Gráficas é um espaço criado para acolher artistas e autores com projetos de livro de artista …

Notícias - 02/12/2020

Um estranho monolito é encontrado no deserto de Utah

Na base de um desfiladeiro no Red Rock Country de Utah, uma equipe que contava ovelhas avistou algo estranho e …

Notícias - 01/12/2020

Divulgados os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020

A comissão julgadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS selecionou os ganhadores da oitava edição, depois de avaliar 500 projetos de …

Notícias - 01/12/2020

Coreia do Sul constrói Museu Flutuante Kim Whanki sobre a água

Em 22 de novembro, um funcionário do Condado de Sinan anunciou planos para construir um museu financiado pelo governo que …

Notícias - 01/12/2020

Artistas em isolamento mostram trabalhos em suas janelas

Não é uma boa hora para os amantes da arte. Um segundo lockdown fechou mais uma vez galerias e instituições …

Notícias - 01/12/2020

PRO HELVETIA ABRE ESCRITÓRIO NA AMÉRICA DO SUL

A Fundação Suiça para Cultura Pro Helvetia abrirá um escritório na América do Sul em 2021, com funcionários localizados no …

Notícias - 01/12/2020

Artistas participam do projeto ContemporâneasVivara

A primeira edição do ContemporâneasVivara volta sua atenção para São Paulo em um convite a três artistas – Hanna Lucatelli, …

Notícias - 30/11/2020

MAC USP lança projeto em parceria com São Paulo Companhia de Dança e OSESP

O Museu de Arte Contemporânea da USP pretende promover de forma efetiva uma série de diálogos entre as artes visuais …

Notícias - 30/11/2020

Instituto Bardi e Carbono Galeria lançam edição de personagem de Lina bo Bardi

Para celebrar os 35 anos do Polochon criado por Lina Bo Bardi, a Carbono Galeria e o Instituto Bardi têm …

Notícias - 30/11/2020

BNDES lança chamada para Patrimônio Cultural

Analisando o ano de 2020 e entendendo as necessidades da área de cultura, que também foi fortemente impactada pela pandemia, …