Desconhecidos incendiaram uma estátua de madeira de Melania Trump no local de nascimento da Primeira Dama na Eslovênia. Segundo relatos da mídia eslovena, a estátua perto de Sevnica, no município de Krsko, foi incendiada por “vândalos desconhecidos” na última semana – exatamente um ano após a sua inauguração. A polícia não tem rastros, por enquanto, e investiga o incidente.
O artista americano Brad Downey encomendou a eslovena Ales Maxi Zupevc para a estátua, que projeta seus trabalhos com uma serra elétrica. Sua obra de arte encontrou um claro ressentimento e críticas na Eslovênia, e a estátua com o vestido azul era frequentemente chamada de espantalho nas mídias sociais. Outros críticos viram o trabalho como uma representação da Virgem Maria e não da Primeira Dama dos Estados Unidos.
Nas primeiras reações, a destruição da estátua nas redes sociais foi bem-vinda. O trabalho foi “uma vergonha para todo o país”, foi dito entre outras coisas. “Finalmente” alguém se viu queimando a estátua.
“Não está claro se a queima da estátua faz parte de um evento artístico”, comentou a televisão eslovena em seu site. Um toco de árvore levemente chamuscado foi visto em uma foto – o último remanescente de uma escultura controversa.
Fonte e tradução: Monopol