Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O conselho da cidade aprovou a estátua atrevida — uma recriação da cena icônica da atriz em comédia de Billy Wilder de 1955 — a ser instalada perto do Palm Springs Art Museum por um período de três anos. Mas nem todos estão satisfeitos com a decisão.

“Você sai do museu e a primeira coisa que verá é uma Marilyn Monroe de 26 metros de altura com todo o traseiro e roupas íntimas expostas”, disse o diretor executivo e CEO do museu, Louis Grachos, aos membros do conselho na semana passada, de acordo com o Desert Sun. Que mensagem isso envia aos nossos jovens, nossos visitantes e comunidade para apresentar uma estátua que objetifica as mulheres, é sexualmente carregada e desrespeitosa?”

Esta será a segunda temporada da estátua, chamada Forever Marilyn, na cidade do sul da Califórnia. Erguida em 2011 pelo escultor Seward Johnson, a obra de arte anteriormente ficava na esquina de uma movimentada esquina a duas quadras do museu entre 2012 e 2014. Mesmo assim, a escultura atraiu reclamações de membros da comunidade de Palm Springs que a viam como excessivamente sexual.

Sua nova localização no Caminho do Museu de Palm Springs a colocaria ainda mais perto da instituição. Grachos ressalta que, para o museu, estar associado à escultura sugestiva na sociedade atual não seria bom. “Não só vai prejudicar o museu, mas toda a nossa comunidade.”

Steven H. Maloney, presidente do conselho curador do museu, ecoou o sentimento em uma carta ao prefeito e ao conselho da cidade: “Exibir a estátua em frente ou perto do museu implica aprovação institucional e um incentivo insalubre do comportamento arriscado das mulheres”, escreveu Maloney. “Também interpreta fundamentalmente o papel das instituições culturais, que é facilitar o engajamento de um público diversificado com uma rica gama de cultura e arte.”

Ainda assim, em sua primeira temporada na década passada, outros acharam a obra encantadora. P.S. Resorts, um consórcio de hotéis voltados para impulsionar o turismo, trabalha desde 2014 para trazê-la de volta. No ano passado, foi anunciado que, em conjunto com os funcionários do turismo da cidade, o grupo havia conseguido garantir a obra de arte para exposição permanente.

“Marilyn se tornou um ícone para Palm Springs. Alguns a amam, outros nem tanto, mas no fim das contas ela se tornou parte da nossa marca”, disse o vereador J.R. Roberts na época.

Desde então, o conselho da cidade recuou um pouco e decidiu hospedar a estátua por um período de teste de três anos. A P.S. Resorts já havia se oferecido para comprar a escultura por US$ 1 milhão, mas agora o grupo está olhando para opções de locação.

Johnson, que faleceu em março deste ano aos 89 anos, era conhecido por suas esculturas figurativas de bronze, muitas das quais recriaram famosas cenas históricas de arte. Entre as criações do artista estavam estátuas em grande escala representando obras de Matisse e de Grant Wood.

 

FONTE: Art News

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …