Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O conselho da cidade aprovou a estátua atrevida — uma recriação da cena icônica da atriz em comédia de Billy Wilder de 1955 — a ser instalada perto do Palm Springs Art Museum por um período de três anos. Mas nem todos estão satisfeitos com a decisão.

“Você sai do museu e a primeira coisa que verá é uma Marilyn Monroe de 26 metros de altura com todo o traseiro e roupas íntimas expostas”, disse o diretor executivo e CEO do museu, Louis Grachos, aos membros do conselho na semana passada, de acordo com o Desert Sun. Que mensagem isso envia aos nossos jovens, nossos visitantes e comunidade para apresentar uma estátua que objetifica as mulheres, é sexualmente carregada e desrespeitosa?”

Esta será a segunda temporada da estátua, chamada Forever Marilyn, na cidade do sul da Califórnia. Erguida em 2011 pelo escultor Seward Johnson, a obra de arte anteriormente ficava na esquina de uma movimentada esquina a duas quadras do museu entre 2012 e 2014. Mesmo assim, a escultura atraiu reclamações de membros da comunidade de Palm Springs que a viam como excessivamente sexual.

Sua nova localização no Caminho do Museu de Palm Springs a colocaria ainda mais perto da instituição. Grachos ressalta que, para o museu, estar associado à escultura sugestiva na sociedade atual não seria bom. “Não só vai prejudicar o museu, mas toda a nossa comunidade.”

Steven H. Maloney, presidente do conselho curador do museu, ecoou o sentimento em uma carta ao prefeito e ao conselho da cidade: “Exibir a estátua em frente ou perto do museu implica aprovação institucional e um incentivo insalubre do comportamento arriscado das mulheres”, escreveu Maloney. “Também interpreta fundamentalmente o papel das instituições culturais, que é facilitar o engajamento de um público diversificado com uma rica gama de cultura e arte.”

Ainda assim, em sua primeira temporada na década passada, outros acharam a obra encantadora. P.S. Resorts, um consórcio de hotéis voltados para impulsionar o turismo, trabalha desde 2014 para trazê-la de volta. No ano passado, foi anunciado que, em conjunto com os funcionários do turismo da cidade, o grupo havia conseguido garantir a obra de arte para exposição permanente.

“Marilyn se tornou um ícone para Palm Springs. Alguns a amam, outros nem tanto, mas no fim das contas ela se tornou parte da nossa marca”, disse o vereador J.R. Roberts na época.

Desde então, o conselho da cidade recuou um pouco e decidiu hospedar a estátua por um período de teste de três anos. A P.S. Resorts já havia se oferecido para comprar a escultura por US$ 1 milhão, mas agora o grupo está olhando para opções de locação.

Johnson, que faleceu em março deste ano aos 89 anos, era conhecido por suas esculturas figurativas de bronze, muitas das quais recriaram famosas cenas históricas de arte. Entre as criações do artista estavam estátuas em grande escala representando obras de Matisse e de Grant Wood.

 

FONTE: Art News

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …