Esposa de famoso artista Pop Art comete suícido

No último domingo à noite dia 9/6, Mary Max, a esposa do artista pop Peter Max, deixou uma longa mensagem de correio de voz para um amigo em Londres com instruções sobre o que fazer depois que ela morresse.

Nos últimos anos, a Sra. Max tinha se envolvido em uma disputa legal por causa da arte, da riqueza e do legado de seu marido, enquanto ele lutava com o avanço da demência. Um enteado e funcionários da casa haviam acusado ela de ter sido abusiva com o marido, e até de tentar matá-lo, enquanto ela fazia acusações de que o enteado havia “seqüestrado” o pai.

Mas em sua mensagem final de voz para sua amiga, disse seu advogado, John Markham, ela não mencionou suas disputas. Em vez disso, disse ele, deixou mensagens de despedida para pessoas que amava: o marido; seus amigos mais íntimos; seu irmão Daniel; e sua mãe de 94 anos, Ruth.

A polícia disse que Max foi encontrada morta em um aparente suicídio em seu apartamento em Upper West Side, na Riverside Drive, e 84th Street, por volta das 20h30 de domingo. A causa exata da morte está sendo investigada pelo escritório do examinador médico chefe.

A morte de Max, de 52 anos, na casa que ela dividiu com Max, de 81 anos, vem no meio de contínuas lutas internas nos últimos anos com relação ao legado de seu marido.

Em maio, o The New York Times escreveu sobre como os associados de negócios e seu filho, Adam, assumiram o controle do estúdio de Max, com a intenção de aumentar a produção usando artistas assistentes, embora o próprio Max não tivesse pintado seriamente em quatro anos, mas de acordo com nove pessoas com conhecimento direto de sua condição.

Mary Max e seu marido, Peter, em 2018.

As composições psicodélicas de Max ajudaram a definir a estética hippie dos anos 1960 e 1970. Nos últimos anos, suas obras de cores vivas foram vendidas regularmente para cinco dígitos em leilões, segundo o Times.

Mary Max, nasceu em 20 de outubro de 1966 e foi criada em Buffalo, NY. Em 1996, ela estava andando em uma calçada de Manhattan, quando o Sr. Max, já um artista de renome internacional e 30 anos mais velho, caminhou e disse: “Olá, sou Peter Max e tenho pintado o seu perfil durante toda a minha vida”.

Eles se casaram um ano depois.

O Sr. Max teve dois filhos de um primeiro casamento, Adam Cosmo e Libra Astro. As crianças tiveram participações significativas no estúdio do Sr. Max, que é nomeado ALP após o seu primeiro nome. Ele e Mary Max não tiveram filhos juntos.

Em 2012, segundo a revista Times, as faculdades mentais de Max estavam começando a diminuir e ele lutou para criar arte. Adam, começou a ter um papel mais ativo no estúdio, disse a revista.

A Sra. Max ficou preocupada e em 2015, ela pediu ao Supremo Tribunal do Estado de Nova York para nomear um tutor para supervisionar os negócios do marido. Ela disse ao tribunal que estava sendo seguida por investigadores particulares e uma vez foi parada na rua por homens alertando-a para parar de interferir no estúdio.

A Sra. Max também disse ao tribunal que Adam havia tomado a custódia de seu pai e ocultou seu paradeiro de amigos e familiares, de acordo com documentos judiciais.

Mas Adam disse em documentos judiciais que ele estava protegendo seu pai do abuso de sua madrasta. Em uma transcrição de uma conversa gravada com seu motorista que foi apresentada como prova, a Sra. Max perguntou sobre a contratação de um homem para intimidar seu marido e danificar sua mão para pintura.

Um juiz ordenou finalmente que Max fosse devolvido aos cuidados de sua esposa e nomeou um guardião para supervisionar seus negócios e assuntos pessoais.

Markham disse na terça-feira que qualquer acusação de abuso contra a sra. Max era falsa e profundamente prejudicial.

“É muito triste que ela não pudesse convencer alguns outros de que ela era tão dedicada quanto ela”, disse Markham. “Ela finalmente desistiu.”

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …