Esposa de famoso artista Pop Art comete suícido

No último domingo à noite dia 9/6, Mary Max, a esposa do artista pop Peter Max, deixou uma longa mensagem de correio de voz para um amigo em Londres com instruções sobre o que fazer depois que ela morresse.

Nos últimos anos, a Sra. Max tinha se envolvido em uma disputa legal por causa da arte, da riqueza e do legado de seu marido, enquanto ele lutava com o avanço da demência. Um enteado e funcionários da casa haviam acusado ela de ter sido abusiva com o marido, e até de tentar matá-lo, enquanto ela fazia acusações de que o enteado havia “seqüestrado” o pai.

Mas em sua mensagem final de voz para sua amiga, disse seu advogado, John Markham, ela não mencionou suas disputas. Em vez disso, disse ele, deixou mensagens de despedida para pessoas que amava: o marido; seus amigos mais íntimos; seu irmão Daniel; e sua mãe de 94 anos, Ruth.

A polícia disse que Max foi encontrada morta em um aparente suicídio em seu apartamento em Upper West Side, na Riverside Drive, e 84th Street, por volta das 20h30 de domingo. A causa exata da morte está sendo investigada pelo escritório do examinador médico chefe.

A morte de Max, de 52 anos, na casa que ela dividiu com Max, de 81 anos, vem no meio de contínuas lutas internas nos últimos anos com relação ao legado de seu marido.

Em maio, o The New York Times escreveu sobre como os associados de negócios e seu filho, Adam, assumiram o controle do estúdio de Max, com a intenção de aumentar a produção usando artistas assistentes, embora o próprio Max não tivesse pintado seriamente em quatro anos, mas de acordo com nove pessoas com conhecimento direto de sua condição.

Mary Max e seu marido, Peter, em 2018.

As composições psicodélicas de Max ajudaram a definir a estética hippie dos anos 1960 e 1970. Nos últimos anos, suas obras de cores vivas foram vendidas regularmente para cinco dígitos em leilões, segundo o Times.

Mary Max, nasceu em 20 de outubro de 1966 e foi criada em Buffalo, NY. Em 1996, ela estava andando em uma calçada de Manhattan, quando o Sr. Max, já um artista de renome internacional e 30 anos mais velho, caminhou e disse: “Olá, sou Peter Max e tenho pintado o seu perfil durante toda a minha vida”.

Eles se casaram um ano depois.

O Sr. Max teve dois filhos de um primeiro casamento, Adam Cosmo e Libra Astro. As crianças tiveram participações significativas no estúdio do Sr. Max, que é nomeado ALP após o seu primeiro nome. Ele e Mary Max não tiveram filhos juntos.

Em 2012, segundo a revista Times, as faculdades mentais de Max estavam começando a diminuir e ele lutou para criar arte. Adam, começou a ter um papel mais ativo no estúdio, disse a revista.

A Sra. Max ficou preocupada e em 2015, ela pediu ao Supremo Tribunal do Estado de Nova York para nomear um tutor para supervisionar os negócios do marido. Ela disse ao tribunal que estava sendo seguida por investigadores particulares e uma vez foi parada na rua por homens alertando-a para parar de interferir no estúdio.

A Sra. Max também disse ao tribunal que Adam havia tomado a custódia de seu pai e ocultou seu paradeiro de amigos e familiares, de acordo com documentos judiciais.

Mas Adam disse em documentos judiciais que ele estava protegendo seu pai do abuso de sua madrasta. Em uma transcrição de uma conversa gravada com seu motorista que foi apresentada como prova, a Sra. Max perguntou sobre a contratação de um homem para intimidar seu marido e danificar sua mão para pintura.

Um juiz ordenou finalmente que Max fosse devolvido aos cuidados de sua esposa e nomeou um guardião para supervisionar seus negócios e assuntos pessoais.

Markham disse na terça-feira que qualquer acusação de abuso contra a sra. Max era falsa e profundamente prejudicial.

“É muito triste que ela não pudesse convencer alguns outros de que ela era tão dedicada quanto ela”, disse Markham. “Ela finalmente desistiu.”

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …