Esposa de famoso artista Pop Art comete suícido

No último domingo à noite dia 9/6, Mary Max, a esposa do artista pop Peter Max, deixou uma longa mensagem de correio de voz para um amigo em Londres com instruções sobre o que fazer depois que ela morresse.

Nos últimos anos, a Sra. Max tinha se envolvido em uma disputa legal por causa da arte, da riqueza e do legado de seu marido, enquanto ele lutava com o avanço da demência. Um enteado e funcionários da casa haviam acusado ela de ter sido abusiva com o marido, e até de tentar matá-lo, enquanto ela fazia acusações de que o enteado havia “seqüestrado” o pai.

Mas em sua mensagem final de voz para sua amiga, disse seu advogado, John Markham, ela não mencionou suas disputas. Em vez disso, disse ele, deixou mensagens de despedida para pessoas que amava: o marido; seus amigos mais íntimos; seu irmão Daniel; e sua mãe de 94 anos, Ruth.

A polícia disse que Max foi encontrada morta em um aparente suicídio em seu apartamento em Upper West Side, na Riverside Drive, e 84th Street, por volta das 20h30 de domingo. A causa exata da morte está sendo investigada pelo escritório do examinador médico chefe.

A morte de Max, de 52 anos, na casa que ela dividiu com Max, de 81 anos, vem no meio de contínuas lutas internas nos últimos anos com relação ao legado de seu marido.

Em maio, o The New York Times escreveu sobre como os associados de negócios e seu filho, Adam, assumiram o controle do estúdio de Max, com a intenção de aumentar a produção usando artistas assistentes, embora o próprio Max não tivesse pintado seriamente em quatro anos, mas de acordo com nove pessoas com conhecimento direto de sua condição.

Mary Max e seu marido, Peter, em 2018.

As composições psicodélicas de Max ajudaram a definir a estética hippie dos anos 1960 e 1970. Nos últimos anos, suas obras de cores vivas foram vendidas regularmente para cinco dígitos em leilões, segundo o Times.

Mary Max, nasceu em 20 de outubro de 1966 e foi criada em Buffalo, NY. Em 1996, ela estava andando em uma calçada de Manhattan, quando o Sr. Max, já um artista de renome internacional e 30 anos mais velho, caminhou e disse: “Olá, sou Peter Max e tenho pintado o seu perfil durante toda a minha vida”.

Eles se casaram um ano depois.

O Sr. Max teve dois filhos de um primeiro casamento, Adam Cosmo e Libra Astro. As crianças tiveram participações significativas no estúdio do Sr. Max, que é nomeado ALP após o seu primeiro nome. Ele e Mary Max não tiveram filhos juntos.

Em 2012, segundo a revista Times, as faculdades mentais de Max estavam começando a diminuir e ele lutou para criar arte. Adam, começou a ter um papel mais ativo no estúdio, disse a revista.

A Sra. Max ficou preocupada e em 2015, ela pediu ao Supremo Tribunal do Estado de Nova York para nomear um tutor para supervisionar os negócios do marido. Ela disse ao tribunal que estava sendo seguida por investigadores particulares e uma vez foi parada na rua por homens alertando-a para parar de interferir no estúdio.

A Sra. Max também disse ao tribunal que Adam havia tomado a custódia de seu pai e ocultou seu paradeiro de amigos e familiares, de acordo com documentos judiciais.

Mas Adam disse em documentos judiciais que ele estava protegendo seu pai do abuso de sua madrasta. Em uma transcrição de uma conversa gravada com seu motorista que foi apresentada como prova, a Sra. Max perguntou sobre a contratação de um homem para intimidar seu marido e danificar sua mão para pintura.

Um juiz ordenou finalmente que Max fosse devolvido aos cuidados de sua esposa e nomeou um guardião para supervisionar seus negócios e assuntos pessoais.

Markham disse na terça-feira que qualquer acusação de abuso contra a sra. Max era falsa e profundamente prejudicial.

“É muito triste que ela não pudesse convencer alguns outros de que ela era tão dedicada quanto ela”, disse Markham. “Ela finalmente desistiu.”

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …