Escultura voadora movida a energia solar de Tomas Saraceno quebra recordes

ortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

Tomás Saraceno acaba de ganhar um lugar no Guinness Book of World Records.

O artista argentino quebrou seis recordes mundiais quando seu balão de ar quente totalmente movido a energia solar decolou com sucesso sobre um lago de sal na Argentina. O projeto do artista, com sede em Berlim, foi encomendado pelos astros do K-Pop BTS como parte de sua nova iniciativa global de arte pública.

O artista vem experimentando a criação de um balão de ar quente alimentado apenas pelo calor do sol e do vento há 20 anos. Durante um voo de teste em 25 de janeiro, o balão foi elevado a uma altura de 270 metros por 1 hora e 21 minutos, cruzando uma distância de 2,5 km. A jornada estabeleceu recordes mundiais com a Federação Mundial de Esportes Aéreos quanto à altitude, distância e duração de um voo de balão de ar quente alimentado sem propano. (Os três registros foram contados duas vezes, uma na categoria geral e outra na categoria “feminina”, porque a piloto Letícia Marques é uma mulher.)

Em 28 de janeiro, a estreia oficial da escultura voadora de Saraceno sobre o lago de sal Salinas Grandes foi transmitido ao vivo para cerca de 26.000 espectadores a uma altura de 175 metros e voou por 37 minutos, percorrendo 2,5 km, quebrando o registros anteriores de distância.

Alimentado exclusivamente pelo sol e pelo ar, sem o uso de lítio, painéis solares, hélio ou combustíveis fósseis, o projeto é o resultado histórico de uma colaboração interdisciplinar entre especialistas nas áreas de arte, ciência e ativismo ambiental. O balão de Saraceno estava cheio de ar por ventiladores acionados por pedais e o ar interno era aquecido pelos raios do sol, que eram amplificados pela superfície branca do plano do lago de sal abaixo.

Voe com o Aerocene Pacha: Tomás Saraceno para o Aerocene de 21 a 28 de janeiro de 2020, em Salinas Grandes, em Jujuy, na Argentina, voo livre solar humano como parte do Connect, BTS, com curadoria de DaeHyung Lee. Cortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

A obra de arte é nomeada Aerocene Pacha, em homenagem à Fundação Aerocene de Saraceno e ao conceito andino do cosmos, pacha, que liga o que está abaixo da superfície da Terra aos confins mais distantes do universo.

O vôo foi um “sonho da jornada” para o artista, que afirma em uma declaração que sua tentativa de gravar – completada 50 anos depois que o homem pousou na lua – é um tipo de viagem “radicalmente diferente”. “Nosso pouso aqui será um pequeno passo no ar, um salto gigantesco para este planeta e seu clima”, diz Saraceno.

O artista espera que o experimento contribua de maneira pequena para mudar a forma como encaramos a mobilidade. Em vez de sempre tentar ir “mais rápido, mais longe”, o Aerocene Pacha se alinha mais de perto aos ritmos naturais do planeta, com a distância e a velocidade inteiramente dependentes do sol e do vento.

Em um momento em que o público está se tornando cada vez mais consciente do impacto ambiental negativo das viagens aéreas e da crise climática, o artista e seus colaboradores visam promover a paciência e pavimentar o caminho para uma abordagem mais ética que depende da energia natural da Terra.

Veja o vídeo do voo:

Fonte: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …