Escultura voadora movida a energia solar de Tomas Saraceno quebra recordes

ortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

Tomás Saraceno acaba de ganhar um lugar no Guinness Book of World Records.

O artista argentino quebrou seis recordes mundiais quando seu balão de ar quente totalmente movido a energia solar decolou com sucesso sobre um lago de sal na Argentina. O projeto do artista, com sede em Berlim, foi encomendado pelos astros do K-Pop BTS como parte de sua nova iniciativa global de arte pública.

O artista vem experimentando a criação de um balão de ar quente alimentado apenas pelo calor do sol e do vento há 20 anos. Durante um voo de teste em 25 de janeiro, o balão foi elevado a uma altura de 270 metros por 1 hora e 21 minutos, cruzando uma distância de 2,5 km. A jornada estabeleceu recordes mundiais com a Federação Mundial de Esportes Aéreos quanto à altitude, distância e duração de um voo de balão de ar quente alimentado sem propano. (Os três registros foram contados duas vezes, uma na categoria geral e outra na categoria “feminina”, porque a piloto Letícia Marques é uma mulher.)

Em 28 de janeiro, a estreia oficial da escultura voadora de Saraceno sobre o lago de sal Salinas Grandes foi transmitido ao vivo para cerca de 26.000 espectadores a uma altura de 175 metros e voou por 37 minutos, percorrendo 2,5 km, quebrando o registros anteriores de distância.

Alimentado exclusivamente pelo sol e pelo ar, sem o uso de lítio, painéis solares, hélio ou combustíveis fósseis, o projeto é o resultado histórico de uma colaboração interdisciplinar entre especialistas nas áreas de arte, ciência e ativismo ambiental. O balão de Saraceno estava cheio de ar por ventiladores acionados por pedais e o ar interno era aquecido pelos raios do sol, que eram amplificados pela superfície branca do plano do lago de sal abaixo.

Voe com o Aerocene Pacha: Tomás Saraceno para o Aerocene de 21 a 28 de janeiro de 2020, em Salinas Grandes, em Jujuy, na Argentina, voo livre solar humano como parte do Connect, BTS, com curadoria de DaeHyung Lee. Cortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

A obra de arte é nomeada Aerocene Pacha, em homenagem à Fundação Aerocene de Saraceno e ao conceito andino do cosmos, pacha, que liga o que está abaixo da superfície da Terra aos confins mais distantes do universo.

O vôo foi um “sonho da jornada” para o artista, que afirma em uma declaração que sua tentativa de gravar – completada 50 anos depois que o homem pousou na lua – é um tipo de viagem “radicalmente diferente”. “Nosso pouso aqui será um pequeno passo no ar, um salto gigantesco para este planeta e seu clima”, diz Saraceno.

O artista espera que o experimento contribua de maneira pequena para mudar a forma como encaramos a mobilidade. Em vez de sempre tentar ir “mais rápido, mais longe”, o Aerocene Pacha se alinha mais de perto aos ritmos naturais do planeta, com a distância e a velocidade inteiramente dependentes do sol e do vento.

Em um momento em que o público está se tornando cada vez mais consciente do impacto ambiental negativo das viagens aéreas e da crise climática, o artista e seus colaboradores visam promover a paciência e pavimentar o caminho para uma abordagem mais ética que depende da energia natural da Terra.

Veja o vídeo do voo:

Fonte: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …