Escultura voadora movida a energia solar de Tomas Saraceno quebra recordes

ortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

Tomás Saraceno acaba de ganhar um lugar no Guinness Book of World Records.

O artista argentino quebrou seis recordes mundiais quando seu balão de ar quente totalmente movido a energia solar decolou com sucesso sobre um lago de sal na Argentina. O projeto do artista, com sede em Berlim, foi encomendado pelos astros do K-Pop BTS como parte de sua nova iniciativa global de arte pública.

O artista vem experimentando a criação de um balão de ar quente alimentado apenas pelo calor do sol e do vento há 20 anos. Durante um voo de teste em 25 de janeiro, o balão foi elevado a uma altura de 270 metros por 1 hora e 21 minutos, cruzando uma distância de 2,5 km. A jornada estabeleceu recordes mundiais com a Federação Mundial de Esportes Aéreos quanto à altitude, distância e duração de um voo de balão de ar quente alimentado sem propano. (Os três registros foram contados duas vezes, uma na categoria geral e outra na categoria “feminina”, porque a piloto Letícia Marques é uma mulher.)

Em 28 de janeiro, a estreia oficial da escultura voadora de Saraceno sobre o lago de sal Salinas Grandes foi transmitido ao vivo para cerca de 26.000 espectadores a uma altura de 175 metros e voou por 37 minutos, percorrendo 2,5 km, quebrando o registros anteriores de distância.

Alimentado exclusivamente pelo sol e pelo ar, sem o uso de lítio, painéis solares, hélio ou combustíveis fósseis, o projeto é o resultado histórico de uma colaboração interdisciplinar entre especialistas nas áreas de arte, ciência e ativismo ambiental. O balão de Saraceno estava cheio de ar por ventiladores acionados por pedais e o ar interno era aquecido pelos raios do sol, que eram amplificados pela superfície branca do plano do lago de sal abaixo.

Voe com o Aerocene Pacha: Tomás Saraceno para o Aerocene de 21 a 28 de janeiro de 2020, em Salinas Grandes, em Jujuy, na Argentina, voo livre solar humano como parte do Connect, BTS, com curadoria de DaeHyung Lee. Cortesia do artista e da Fundação Aerocene. Fotografia do Studio Tomás Saraceno, 2020. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 pela Aerocene Foundation.

A obra de arte é nomeada Aerocene Pacha, em homenagem à Fundação Aerocene de Saraceno e ao conceito andino do cosmos, pacha, que liga o que está abaixo da superfície da Terra aos confins mais distantes do universo.

O vôo foi um “sonho da jornada” para o artista, que afirma em uma declaração que sua tentativa de gravar – completada 50 anos depois que o homem pousou na lua – é um tipo de viagem “radicalmente diferente”. “Nosso pouso aqui será um pequeno passo no ar, um salto gigantesco para este planeta e seu clima”, diz Saraceno.

O artista espera que o experimento contribua de maneira pequena para mudar a forma como encaramos a mobilidade. Em vez de sempre tentar ir “mais rápido, mais longe”, o Aerocene Pacha se alinha mais de perto aos ritmos naturais do planeta, com a distância e a velocidade inteiramente dependentes do sol e do vento.

Em um momento em que o público está se tornando cada vez mais consciente do impacto ambiental negativo das viagens aéreas e da crise climática, o artista e seus colaboradores visam promover a paciência e pavimentar o caminho para uma abordagem mais ética que depende da energia natural da Terra.

Veja o vídeo do voo:

Fonte: Artnet news

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …