Escultura invisível é vendida por R$ 95.000 em leilão de arte

Um colecionador comprou em um leilão, pelo valor de R$ 95.730 (15.000 euros), o que foi descrito como uma “escultura imaterial”, do artista italiano Salvatore Garau. A escultura, chamada “Lo Sono”, (não) existe. Segundo o artista, é uma obra que está para além da matéria: “A minha fantasia, treinada por toda a vida para sentir o que existe ao meu redor de maneira diferente, permite-me ver o que aparentemente não existe”. Salvatore explica que o vazio não é sinônimo de opacidade. É caótico: implica um mundo de emoções, positivas e negativas, campos eletromagnéticos — tudo de acordo com o Princípio da Incerteza de Heizenberg, físico vencedor do Prêmio Nobel em 1932.

Apesar das críticas, o artista permanece defendendo sua criação sob questões como o poder da mente e o vazio. Se o artista diz que “num determinado espaço” existe “um escultura imaterial, esse espaço vai atrair a atenção e o pensamento das pessoas”. Desta forma, o artista acaba por brincar com a mente das pessoas, levar centenas de pensamentos a se voltarem para o mesmo ponto, o que faria, segundo ele, nascer uma escultura com diversas formas únicas, uma na mente de cada observador. Salvatore ainda compara: “Não moldamos um Deus que nunca vimos? Muitos não sabem que têm uma imaginação sem limites!”.

“A ausência de matéria é, para mim, um ato de amor para com o desconhecido e o mistério com que quase toda a humanidade está comprometida”, afirmou o autor na descrição da obra. Uma vez que a escultura não existe materialmente, o que o comprador levou foi um certificado que comprova ser ele o proprietário da obra. O artista ainda recomenda que a obra seja guardada em uma sala especial, livre de obstruções em um espaço de 150 × 150 cm, com iluminação própria.

“O sucesso do leilão atesta um fato irrefutável: o vazio nada mais é que um espaço cheio de energia, e mesmo se o esvaziarmos e nada permanecer, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg de que o nada tem um peso”, afirmou Salvatore ao jornal italiano Il Giorno. O artista, que ao longo de sua carreira, já expôs em vários museus da Europa e participou da Bienal de Veneza, se diz convencido de que sua obra é melhor que um NFT, pois não necessita de gastos energéticos e também não pode ser reproduzida.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …