Sempre há um bom motivo para ir à piscina. Porque está calor, porque queremos esquecer o quotidiano, porque queremos relaxar… É ainda possível combinar o mergulho com um passeio cultural, nadando nas mais belas piscinas patrimoniais de Paris (como a piscina Pontoise, listada como monumento histórico) ou, mais contemporâneo, visitando o novíssimo Centro Aquático Olímpico de Saint-Denis, e descobrindo a obra monumental de Bernar Venet.
A obra foi encomendada pela Métropole du Grand Paris para a Olimpíada Cultural, e aparece como um buquê de enormes barras de aço Corten. Reconhecemos claramente a assinatura do artista, originário dos Alpes-de-Haute-Provence, que instalou as suas esculturas monumentais em todo o mundo, da Bélgica ao Canadá, passando pela Nova Zelândia, Estados Unidos e França, onde suas nove linhas oblíquas chamam os transeuntes na Promenade des Anglais, em Nice, desde 2010.
Para este novo projeto, Bernar Venet explica: “Minha escultura Convergência: 54,5˚Arco x 14 é uma obra de dimensões imponentes, pois mede 18 metros de altura e pesa aproximadamente 40 toneladas. Criado no âmbito dos eventos das Olimpíadas de Paris 2024, oferece um conjunto de arcos verticais que aparecem à primeira vista como um gesto simbólico, composto por encontros assimétricos mas equilibrados. Uma metáfora para o estimulante cosmopolitismo dos Jogos Olímpicos!”.