Escultura gerada por AI é feita a partir dos restos desfiados do computador que a projetou

O artista Ben Snell diz que queria dar o controle da escultura sobre os sistemas que o criaram.

A arte de AI ​​está tendo um bom momento. Há leilões que quebram recordes, controvérsias artísticas e debates sobre a natureza da criatividade. Mas aqui está uma novidade: uma escultura gerada por AI feita a partir dos restos do computador usado para projetá-la.

É o trabalho do artista de Nova York Ben Snell e está atualmente à venda na casa de leilões de Londres, Phillips. É talvez o terceiro leilão de significação da arte da AI ​​nos últimos meses, mas é a primeira escultura a passar pelo martelo. A Christie’s vendeu um retrato de AI impresso em outubro passado, enquanto a Sotheby’s leiloou uma videoinstalação de arte de AI em março.

A peça de Snell, chamada Dio, segue a metodologia básica desses trabalhos anteriores. Algoritmos de aprendizado de máquina são usados ​​para escanear e digerir um banco de dados de obras de arte históricas e, em seguida, tentar reproduzir os dados que eles viram, com sua saída guiada pelo artista.

No caso de Dio, os dados de treinamento foram um arquivo de mais de 1.000 esculturas clássicas (incluindo peças canônicas, como Discobolus e David de Michelangelo ), embora Snell esteja mantendo a contribuição que ele deu para dar forma à saída do algoritmo.

“Eu escolhi não descrever assuntos de técnica e implementação com mais profundidade, porque esses assuntos são inerentemente alienantes”, disse Snell. “Meu papel é comunicar e contextualizar o comportamento de Dio de maneira familiar. Eu acredito que seus processos são muito semelhantes aos nossos: fundamentalmente diferentes, mas notavelmente semelhantes. Meu objetivo não é tornar Dio mais humano; é para nos ajudar a nos reconhecer como computacionais”.

Mas enquanto humanos e máquinas compartilham certas semelhanças em como eles olham para o mundo (por que eles não seriam? Máquinas são feitas por humanos, afinal de contas), é possível dar crédito demais para AI . Alguns artistas que trabalham nesse campo dizem que estão apenas canalizando a criatividade de computadores e algoritmos, mas outros protestam e dizem que esses sistemas são ferramentas artísticas como qualquer outra, criados e usados ​​por humanos.

Snell tende para a última posição. “Eu me considero, não o computador, para ser o artista”, diz ele. Mas ele também fala entusiasticamente sobre a agência de seus algoritmos, dizendo que “Dio começou tentando recriar da memória todas as imagens que viu” e pediu ao computador que “fechasse os olhos e sonhasse com uma nova forma”. Ele diz que opte por usar essa linguagem figurada porque torna esses processos digitais mais relacionáveis ​​aos humanos.

Mas qualquer que seja a relação entre Snell e seus sistemas de aprendizado de máquina, ele diz que Dio será a “primeira e última” saída de seus algoritmos.

Depois que Snell terminou de criar o modelo 3D, ele desmontou o computador em que ele fez e o aterrava em pó usando uma caixa selada especialmente projetada. Isso incluiu o gabinete do computador, seu disco rígido, sua RAM e sua unidade de processamento gráfico. Ele então imprimiu em 3D um molde de Dio e lançou a escultura neste molde usando resina e os restos do computador.

Fazer isso, diz ele, foi uma tentativa de limitar seu controle sobre os algoritmos. Com o modelo de dados e treinamento usado para criar a forma de Dio agora transformada em pó literalmente, a escultura existe como um artefato único e irrepetível. “E voila!” Diz Snell. ” Dio surge com uma nova agência física.”

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …