Escultura gerada por AI é feita a partir dos restos desfiados do computador que a projetou

O artista Ben Snell diz que queria dar o controle da escultura sobre os sistemas que o criaram.

A arte de AI ​​está tendo um bom momento. Há leilões que quebram recordes, controvérsias artísticas e debates sobre a natureza da criatividade. Mas aqui está uma novidade: uma escultura gerada por AI feita a partir dos restos do computador usado para projetá-la.

É o trabalho do artista de Nova York Ben Snell e está atualmente à venda na casa de leilões de Londres, Phillips. É talvez o terceiro leilão de significação da arte da AI ​​nos últimos meses, mas é a primeira escultura a passar pelo martelo. A Christie’s vendeu um retrato de AI impresso em outubro passado, enquanto a Sotheby’s leiloou uma videoinstalação de arte de AI em março.

A peça de Snell, chamada Dio, segue a metodologia básica desses trabalhos anteriores. Algoritmos de aprendizado de máquina são usados ​​para escanear e digerir um banco de dados de obras de arte históricas e, em seguida, tentar reproduzir os dados que eles viram, com sua saída guiada pelo artista.

No caso de Dio, os dados de treinamento foram um arquivo de mais de 1.000 esculturas clássicas (incluindo peças canônicas, como Discobolus e David de Michelangelo ), embora Snell esteja mantendo a contribuição que ele deu para dar forma à saída do algoritmo.

“Eu escolhi não descrever assuntos de técnica e implementação com mais profundidade, porque esses assuntos são inerentemente alienantes”, disse Snell. “Meu papel é comunicar e contextualizar o comportamento de Dio de maneira familiar. Eu acredito que seus processos são muito semelhantes aos nossos: fundamentalmente diferentes, mas notavelmente semelhantes. Meu objetivo não é tornar Dio mais humano; é para nos ajudar a nos reconhecer como computacionais”.

Mas enquanto humanos e máquinas compartilham certas semelhanças em como eles olham para o mundo (por que eles não seriam? Máquinas são feitas por humanos, afinal de contas), é possível dar crédito demais para AI . Alguns artistas que trabalham nesse campo dizem que estão apenas canalizando a criatividade de computadores e algoritmos, mas outros protestam e dizem que esses sistemas são ferramentas artísticas como qualquer outra, criados e usados ​​por humanos.

Snell tende para a última posição. “Eu me considero, não o computador, para ser o artista”, diz ele. Mas ele também fala entusiasticamente sobre a agência de seus algoritmos, dizendo que “Dio começou tentando recriar da memória todas as imagens que viu” e pediu ao computador que “fechasse os olhos e sonhasse com uma nova forma”. Ele diz que opte por usar essa linguagem figurada porque torna esses processos digitais mais relacionáveis ​​aos humanos.

Mas qualquer que seja a relação entre Snell e seus sistemas de aprendizado de máquina, ele diz que Dio será a “primeira e última” saída de seus algoritmos.

Depois que Snell terminou de criar o modelo 3D, ele desmontou o computador em que ele fez e o aterrava em pó usando uma caixa selada especialmente projetada. Isso incluiu o gabinete do computador, seu disco rígido, sua RAM e sua unidade de processamento gráfico. Ele então imprimiu em 3D um molde de Dio e lançou a escultura neste molde usando resina e os restos do computador.

Fazer isso, diz ele, foi uma tentativa de limitar seu controle sobre os algoritmos. Com o modelo de dados e treinamento usado para criar a forma de Dio agora transformada em pó literalmente, a escultura existe como um artefato único e irrepetível. “E voila!” Diz Snell. ” Dio surge com uma nova agência física.”

Compartilhar:
Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …

Notícias - 06/10/2021

Inhotim apresenta obra de Rivane Neuenschwander nas ruas de Belo Horizonte

As ruas de Belo Horizonte foram tomadas por retratos, desenhos daqueles que ocuparam o posto de primeiro amor na vida …

Notícias - 01/10/2021

Artista gera polêmica ao receber verba e devolver telas em branco para museu

O artista Jens Haaning causou polêmica ao enviar telas em branco para o museu de arte na Dinamarca. A nova …

Notícias - 01/10/2021

Após mostras de Van Gogh, vem aí a experiência imersiva de Frida Kahlo

As experiências de imersão de Vincent van Gogh acontecidas recentemente nos Estados Unidos (VEJA AQUI) atraíram milhões de visitantes em …