O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York contratou a artista Vinnie Bagwell para criar uma obra pública para substituir a estátua de J. Marion Sims, o ginecologista do século XIX que fez experiências com mulheres negras escravizadas para alcançar seus avanços médicos.
Depois que a cidade votou por unanimidade para derrubar o monumento dos Sims em abril de 2018, o departamento fez uma chamada aberta para uma escultura de substituição. Os quatro finalistas foram Bagwell, Simone Leigh , Wangechi Mutu e Kehinde Wiley. No sábado, sete palestrantes selecionados pela cidade votaram 4-3 a favor da proposta de Leigh, uma figura de bronze cercada por sebes e flores de azevinho, intitulada After Anarcha, Lucy, Betsey, Henrietta, Laure and Anonymous.
A decisão de contratar Leigh imediatamente provocou protestos de alguns membros da comunidade local e ativistas de grupos como o Washington Street Advocacy Group e a East Harlem Preservation, alguns dos quais advogam a remoção da estátua dos Sims desde 2007. Eles disseram sentir que a comunidade havia expressado apoio esmagador à proposta de Bagwell, Victory Beyond Sims, um anjo monumental de 5 metros e meio.

Vinnie Bagwell, Victory Beyond Sims (renderização).
Marina Ortiz , fundadora da East Harlem Preservation, disse: “Fomos surpreendidos… O objetivo principal do evento era os próprios artistas se envolverem com a comunidade, e a única artista que realmente veio foi Vinnie Bagwell.” (Leigh, Mutu e Wiley enviaram representantes ou se apresentaram por vídeo, enquanto Bagwell se apresentou pessoalmente).
Em resposta, Leigh retirou sua inscrição, dizendo em um comunicado: “Aprecio muito que minha proposta tenha sido selecionada pelo comitê. No entanto, estou ciente de que há um sentimento significativo da comunidade por outra proposta. Como este é um monumento público no bairro deles, eu os apoio e retiro meu trabalho. ”
Observando que “os afro-americanos foram tremendamente marginalizados na arte pública”, Bagwell disse que espera “equilibrar a narrativa para as pessoas marginalizadas”. “O mais importante é que é arte pública, e é realmente importante envolver a comunidade e manter eles estão muito envolvidos no processo”, disse ela à Artnews . “Neste caso, estou muito satisfeita porque a comunidade mostrou um enorme favor ao meu trabalho, e esse é o meu objetivo.”
Fonte: Artforum