Escultura de Vinnie Bagwell substituirá controverso monumento público no Central Park

Artista Vinnie Bagwell. Foto: Jonathan Lewis.

O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York contratou a artista Vinnie Bagwell para criar uma obra pública para substituir a estátua de J. Marion Sims, o ginecologista do século XIX que fez experiências com mulheres negras escravizadas para alcançar seus avanços médicos.

Depois que a cidade votou por unanimidade para derrubar o monumento dos Sims em abril de 2018, o departamento fez uma chamada aberta para uma escultura de substituição. Os quatro finalistas foram Bagwell, Simone Leigh , Wangechi Mutu e Kehinde Wiley. No sábado, sete palestrantes selecionados pela cidade votaram 4-3 a favor da proposta de Leigh, uma figura de bronze cercada por sebes e flores de azevinho, intitulada After Anarcha, Lucy, Betsey, Henrietta, Laure and Anonymous.

A decisão de contratar Leigh imediatamente provocou protestos de alguns membros da comunidade local e ativistas de grupos como o Washington Street Advocacy Group e a East Harlem Preservation, alguns dos quais advogam a remoção da estátua dos Sims desde 2007. Eles disseram sentir que a comunidade havia expressado apoio esmagador à proposta de Bagwell, Victory Beyond Sims, um anjo monumental de 5 metros e meio.

Vinnie Bagwell, Victory Beyond Sims (renderização).

Marina Ortiz , fundadora da East Harlem Preservation, disse: “Fomos surpreendidos… O objetivo principal do evento era os próprios artistas se envolverem com a comunidade, e a única artista que realmente veio foi Vinnie Bagwell.” (Leigh, Mutu e Wiley enviaram representantes ou se apresentaram por vídeo, enquanto Bagwell se apresentou pessoalmente).

Em resposta, Leigh retirou sua inscrição, dizendo em um comunicado: “Aprecio muito que minha proposta tenha sido selecionada pelo comitê. No entanto, estou ciente de que há um sentimento significativo da comunidade por outra proposta. Como este é um monumento público no bairro deles, eu os apoio e retiro meu trabalho. ”

Observando que “os afro-americanos foram tremendamente marginalizados na arte pública”, Bagwell disse que espera “equilibrar a narrativa para as pessoas marginalizadas”. “O mais importante é que é arte pública, e é realmente importante envolver a comunidade e manter eles estão muito envolvidos no processo”, disse ela à Artnews . “Neste caso, estou muito satisfeita porque a comunidade mostrou um enorme favor ao meu trabalho, e esse é o meu objetivo.”

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …