Escultura de Vinnie Bagwell substituirá controverso monumento público no Central Park

Artista Vinnie Bagwell. Foto: Jonathan Lewis.

O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York contratou a artista Vinnie Bagwell para criar uma obra pública para substituir a estátua de J. Marion Sims, o ginecologista do século XIX que fez experiências com mulheres negras escravizadas para alcançar seus avanços médicos.

Depois que a cidade votou por unanimidade para derrubar o monumento dos Sims em abril de 2018, o departamento fez uma chamada aberta para uma escultura de substituição. Os quatro finalistas foram Bagwell, Simone Leigh , Wangechi Mutu e Kehinde Wiley. No sábado, sete palestrantes selecionados pela cidade votaram 4-3 a favor da proposta de Leigh, uma figura de bronze cercada por sebes e flores de azevinho, intitulada After Anarcha, Lucy, Betsey, Henrietta, Laure and Anonymous.

A decisão de contratar Leigh imediatamente provocou protestos de alguns membros da comunidade local e ativistas de grupos como o Washington Street Advocacy Group e a East Harlem Preservation, alguns dos quais advogam a remoção da estátua dos Sims desde 2007. Eles disseram sentir que a comunidade havia expressado apoio esmagador à proposta de Bagwell, Victory Beyond Sims, um anjo monumental de 5 metros e meio.

Vinnie Bagwell, Victory Beyond Sims (renderização).

Marina Ortiz , fundadora da East Harlem Preservation, disse: “Fomos surpreendidos… O objetivo principal do evento era os próprios artistas se envolverem com a comunidade, e a única artista que realmente veio foi Vinnie Bagwell.” (Leigh, Mutu e Wiley enviaram representantes ou se apresentaram por vídeo, enquanto Bagwell se apresentou pessoalmente).

Em resposta, Leigh retirou sua inscrição, dizendo em um comunicado: “Aprecio muito que minha proposta tenha sido selecionada pelo comitê. No entanto, estou ciente de que há um sentimento significativo da comunidade por outra proposta. Como este é um monumento público no bairro deles, eu os apoio e retiro meu trabalho. ”

Observando que “os afro-americanos foram tremendamente marginalizados na arte pública”, Bagwell disse que espera “equilibrar a narrativa para as pessoas marginalizadas”. “O mais importante é que é arte pública, e é realmente importante envolver a comunidade e manter eles estão muito envolvidos no processo”, disse ela à Artnews . “Neste caso, estou muito satisfeita porque a comunidade mostrou um enorme favor ao meu trabalho, e esse é o meu objetivo.”

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …