Escultura de Vinnie Bagwell substituirá controverso monumento público no Central Park

Artista Vinnie Bagwell. Foto: Jonathan Lewis.

O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York contratou a artista Vinnie Bagwell para criar uma obra pública para substituir a estátua de J. Marion Sims, o ginecologista do século XIX que fez experiências com mulheres negras escravizadas para alcançar seus avanços médicos.

Depois que a cidade votou por unanimidade para derrubar o monumento dos Sims em abril de 2018, o departamento fez uma chamada aberta para uma escultura de substituição. Os quatro finalistas foram Bagwell, Simone Leigh , Wangechi Mutu e Kehinde Wiley. No sábado, sete palestrantes selecionados pela cidade votaram 4-3 a favor da proposta de Leigh, uma figura de bronze cercada por sebes e flores de azevinho, intitulada After Anarcha, Lucy, Betsey, Henrietta, Laure and Anonymous.

A decisão de contratar Leigh imediatamente provocou protestos de alguns membros da comunidade local e ativistas de grupos como o Washington Street Advocacy Group e a East Harlem Preservation, alguns dos quais advogam a remoção da estátua dos Sims desde 2007. Eles disseram sentir que a comunidade havia expressado apoio esmagador à proposta de Bagwell, Victory Beyond Sims, um anjo monumental de 5 metros e meio.

Vinnie Bagwell, Victory Beyond Sims (renderização).

Marina Ortiz , fundadora da East Harlem Preservation, disse: “Fomos surpreendidos… O objetivo principal do evento era os próprios artistas se envolverem com a comunidade, e a única artista que realmente veio foi Vinnie Bagwell.” (Leigh, Mutu e Wiley enviaram representantes ou se apresentaram por vídeo, enquanto Bagwell se apresentou pessoalmente).

Em resposta, Leigh retirou sua inscrição, dizendo em um comunicado: “Aprecio muito que minha proposta tenha sido selecionada pelo comitê. No entanto, estou ciente de que há um sentimento significativo da comunidade por outra proposta. Como este é um monumento público no bairro deles, eu os apoio e retiro meu trabalho. ”

Observando que “os afro-americanos foram tremendamente marginalizados na arte pública”, Bagwell disse que espera “equilibrar a narrativa para as pessoas marginalizadas”. “O mais importante é que é arte pública, e é realmente importante envolver a comunidade e manter eles estão muito envolvidos no processo”, disse ela à Artnews . “Neste caso, estou muito satisfeita porque a comunidade mostrou um enorme favor ao meu trabalho, e esse é o meu objetivo.”

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …