Esboços da Capela Sistina e mais desenhos raros de Michelangelo são expostos

Michelangelo Buonarroti, "Studio per la Sibilla Cumana" (1510). Imagem cortesia de Biblioteca Reale de Turin

No contexto das celebrações dos 550 anos de nascimento de Michelangelo, diversas exposições e eventos estão sendo organizados ao redor do mundo para homenagear o legado do artista renascentista. Entre elas, a mostra Michelangelo: The Genesis of the Sistine, que ocorre até 28 de maio no Museu de Arte Muscarelle, no College of William and Mary, em Williamsburg, Virgínia. Pela primeira vez nos Estados Unidos, a exposição apresenta sete esboços raros do artista, junto com um conjunto de 38 obras que incluem estudos, gravuras, litografias e objetos relacionados às pinturas da Capela Sistina. A curadoria é de Adriano Marinazzo, especialista na obra de Michelangelo.

A exposição está distribuída em cinco galerias, três delas pintadas em um tom suave de azul para recriar a atmosfera da Capela Sistina e oferecer ao visitante uma imersão no processo criativo do artista. Marinazzo também apresenta uma projeção digital que percorre a arquitetura do teto da capela, permitindo a observação de detalhes pouco conhecidos. Segundo o curador, a exposição não se limita à exibição das obras, mas também é resultado de anos de pesquisa, sendo um projeto “horiginal e profundamente pessoal”.

Entre os destaques da mostra estão os sete esboços de um plano inicial, depois abandonado, para o teto da Capela Sistina. Originalmente desenhados em uma única folha, os fragmentos foram reunidos em um mesmo quadro pela primeira vez desde sua criação. A exposição também apresenta uma carta inédita de Francesco Granacci, amigo e assistente de Michelangelo, na qual ele relata as dificuldades para recrutar ajudantes para a conclusão dos afrescos. Além disso, a mostra inclui estudos anatômicos e composicionais do artista, dois autorretratos rápidos que o mostram pintando em ângulos desconfortáveis e um retrato de Michelangelo feito por seu contemporâneo Giuliano Bugiardini.

Em depoimento ao site Hyperallergic, Marinazzo explicou que a proposta é apresentar os esboços – a etapa inicial do processo criativo de Michelangelo – ao lado de reproduções em grande escala das pinturas finalizadas, permitindo ao público compreender como pequenos desenhos se transformaram em uma obra monumental. O curador destaca ainda o desafio de completar o teto da capela, descrevendo Michelangelo como um artista que trabalhou por anos em andaimes, a poucos centímetros da superfície da obra. A exposição conta com empréstimos da Gallerie degli Uffizi, da Casa Buonarroti e dos Musei Reali, além de imagens originais da Capela Sistina cedidas pelos Museus do Vaticano para o catálogo da mostra.

Imagens cortesia de Biblioteca Reale de Turin e da Casa Buonarroti, Florença.

Compartilhar:
Notícias - 04/04/2025

Tate devolve obras saqueadas pelos nazistas aos reais herdeiros

O museu britânico Tate anunciou a devolução de uma pintura roubada pelos nazistas aos herdeiros de seu legítimo dono. A …

Notícias - 03/04/2025

"Um insulto", diria cofundador do studio Ghibli ao ver seus animes se tornarem virais no universo IA


A recente viralização de imagens criadas por inteligência artificial no estilo do Studio Ghibli reacendeu discussões sobre os limites éticos …

Notícias - 03/04/2025

SP–Arte abre hoje e transforma São Paulo no epicentro das artes até 6 de abril

A 21ª edição da SP–Arte abre para o público nesta quinta-feira, 3 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque …

Notícias - 03/04/2025

Patrimônios culturais são destruidos por terremoto em Mianmar e na Tailândia

Um forte terremoto de magnitude 7,7, seguido por um tremor secundário de 6,7, atingiu Mianmar e Tailândia na última sexta-feira, …

Notícias - 03/04/2025

Morre a artista figurativa Marcia Marcus

A artista Marcia Marcus, conhecida por seus retratos inovadores que subvertiam normas de gênero e representação, faleceu na última quinta-feira …

Notícias - 01/04/2025

Ativistas climáticos serão artistas no Pavilhão Alemão da Bienal de Veneza 2026

O Pavilhão da Alemanha na Bienal de Veneza de 2026 será ocupado por um coletivo de ativistas climáticos, incluindo membros …

Notícias - 28/03/2025

Trump se revolta com retrato oficial no Capitólio e vira meme

Nem mesmo um retrato oficial escapa da ira de Donald Trump. O presidente dos EUA virou motivo de chacota depois …

Notícias - 28/03/2025

Raio X revela que Miró pintou sua mãe por trás da tinta azul

CSI: Miró – O Mistério Oculto Por Trás de uma Pintura
Por décadas, uma das pinturas icônicas de Joan Miró escondeu …

Notícias - 28/03/2025

Veja pintura reatribuída a artista renascentista Lavínia Fontana

Uma pintura armazenada há décadas nos depósitos do Musée de la Chartreuse, em Douai, no norte da França, foi recentemente …

Notícias - 28/03/2025

Frick Museum: O tesouro da era dourada de Nova York reabre com novidades

Após quatro anos de reformas e um investimento de US$ 300 milhões, o icônico Frick Museum, em Nova York, reabre …

Notícias - 28/03/2025

Retrato oculto de Picasso. Conheça histórias não contadas de seis mulheres que amaram o pintor

Pablo Picasso não era apenas um gênio da arte, mas também um verdadeiro lothário, colecionando relacionamentos tão intensos quanto suas …

Notícias - 28/03/2025

Escultura da idade do bronze leiloada é falsa

Uma suposta estatueta megalítica da Idade do Bronze, atribuída à Córsega, foi vendida em um leilão em Londres pela casa …