Ernesto Neto apresenta nova instalação imersiva em Houston

Neste verão, o Museum of Fine de Houston apresenta Ernesto Neto: SunForceOceanLife, uma grande encomenda e uma das maiores obras de crochê feitas até hoje pelo artista. Suspenso no teto, o trabalho forma um labirinto monumental de caminhos coloridos definidos por redes complexas. Os caminhos espiralam para fora do centro da galeria e criam uma intervenção escultural multissensorial interativa para os visitantes explorarem.

“Ernesto Neto cativou audiências em todo o mundo com seus ambientes multissensoriais e estruturais – cada um único na natureza e na experiência do visitante”, disse Gary Tinterow, Diretor da Cátedra Margaret Alkek Williams, MFAH. “Estamos muito satisfeitos em trazer esta peça monumental e única para o nosso Museu e para a nossa coleção. É um exemplo de nosso compromisso contínuo com a arte latinoamericana e apresentações de instalações imersivas e contemporâneas ano após ano. ”

SunForceOceanLife é uma maravilha estrutural em espiral que destaca a relação cíclica entre o sol e o mar para produzir vida na Terra. Esta instalação maciça enche Cullinan Hall com materiais amarelos, laranja e verdes que são tecidos à mão em uma miríade de padrões e costurados juntos em uma formação espiral. A estrutura forma um ponto de entrada e um ponto de saída. À medida que os visitantes entram, eles seguem um caminho pelas passagens internas até o centro. Cada seção de crochê é preenchida com bolas de plástico macio sob os pés que se movem a cada passo, forçando os visitantes a se concentrarem em seu equilíbrio interno e na estabilidade de seus próprios corpos.

“Uma façanha estrutural, esta peça site-specific se inspira no estudo de longo prazo e no compromisso do artista com a arte e as tradições de várias culturas que formam o Brasil”, disse Mari Carmen Ramírez, curadora do Wortham para Arte latinoamericana e diretora fundadora do Centro Internacional para as Artes das Américas (ICAA), MFAH. “Neto transforma o crochê, uma arte popular brasileira, ensinada por sua avó e tipicamente executada por mulheres em uma escala pequena e delicada, em estruturas maciças que flutuam vários metros acima do solo.”

“SunForceOceanLife é sobre fogo, a energia vital que possibilita a vida neste planeta”, disse o artista Ernesto Neto. “Cada vez que completamos uma espiral de crochê com o cordão de polímero usado neste trabalho, queimamos ambas as pontas com fogo em um gesto que evoca meditação, oração e outros rituais sagrados. Espero que a experiência deste trabalho seja como um canto feito em gratidão à gigantesca bola de fogo que chamamos de sol, um gesto de agradecimento pela energia, verdade e poder que compartilha conosco ao tocar nossa terra, nossos oceanos e nossa vida.

SunForceOceanLife também une as disciplinas de arte e cultura com biologia e cosmologia; envolve diretamente o corpo como uma dança alegre ou meditação, convidando-nos a relaxar, respirar e desacoplar nosso corpo de nossa mente consciente. A sensação de flutuar, o corpo embalado pelos frutos de crochê do nosso trabalho, traz à mente uma rede: a invenção indígena por excelência que nos eleva e nos conecta à sabedoria e às tradições de nossos ancestrais”.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …