No dia 1 de abril, a Enciclopédia Itaú Cultural publica o primeiro Caderno do Professor do ano: Tunga: A Poética da Matéria e Experimentações. É o 37º plano de aula da série, que oferece, de modo orientado e dinâmico, possíveis abordagens aos educadores em sala de aula para os mais variados temas sobre a arte e a cultura brasileiras. Esta edição aborda a variedade de materiais que compõem sentidos e reflexões sobre os limites da forma e da tridimensionalidade poética das esculturas e instalações deste artista contemporâneo.
Graduado em arquitetura, Tunga explorou, ao longo de sua carreira, suportes com peculiaridades distintas, mas que revelam múltiplos simbolismos, relacionando-os ao espaço, corpo, à filosofia, literatura e psicanálise. Neste caderno, com duração de seis a sete aulas, os alunos conhecem a trajetória do artista, exploram várias ferramentas, atribuindo sentidos e significados poéticos à forma, e constroem escultura ou instalação de forma individual ou colaborativa.
Os dois primeiros momentos propostos para a classe são de leitura da biografia de Tunga, conhecimento dos seus registros pessoais, de familiarização com sua obra, com os materiais utilizados por ele – como couro, papel, gesso, metal e cerâmica – e impressões ou sentimentos que ficam depois da apreciação dor trabalhos, registrando-os por meio de desenhos ou palavras em um caderno individual.
Em seguida vem a experiência sensorial, com o manuseio de plástico, metais, madeira, vidro, arame, cordão, barbante, líquidos, papéis, argila, tecidos, borrachas, lixas, algodão, agulha, tesoura, pedriscos, massa de modelar, limalha de ferro e imãs em diferentes formatos. Nesta fase, a turma cria uma escultura e aprende que instalação também é um tipo de manifestação artística.
Depois, os alunos são convidados a socializarem as experiências artísticas. Para isso, relembram os processos vividos e os percursos de cada um para a criação das produções, passo fundamental para gerar pertencimento e valorização pessoal. Por fim, a classe expõe as anotações e desenhos ou apresenta performance, vivenciando uma prática escultórica a partir do contato com a obra de Tunga.
O37º Caderno do Professor – Tunga: A Poética da Matéria e Experimentações estará disponível a partir do dia 1 de abril pelo seguinte link: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/planos-de-aula