A cidade de São Paulo é palco de uma intervenção urbana que leva a NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) até mais próximo da população
Foram inauguradas duas grandes empenas em prédios de regiões movimentadas da cidade – na Ligação Leste-Oeste e na Avenida São João – para conectar os paulistanos à modalidade, que ainda não é muito conhecida pela grande maioria dos brasileiros e que chegará pela primeira vez no Brasil neste mês. Segundo pesquisa da Liga, 38 milhões de brasileiros acompanham o esporte, o que equivale a apenas 20% da população. A intenção das empenas é também levar a energia do futebol americano unida a arte e promover a primeira partida da NFL no país, que acontecerá no dia 6 de setembro na Neo Química Arena.
De acordo com a assessoria de imprensa Vira Comunicação, as empenas foram produzidas pelos artistas de rua Bruno Big e Crica Monteiro, trazendo a representatividade do Brasil ao esporte americano e impulsionando também a NFL. As obras de arte tem sido marca registrada dos jogos da modalidade em outros países, deixando um legado para cada lugar, e no Brasil não será diferente, ainda mais em São Paulo que é forte na arte de rua. Além disso, diversas outras ativações estão espalhadas pela cidade.
A obra de Crica estampada em um das empenas tem a intenção de unir os elementos icônicos do futebol americano às cores vibrantes do Brasil e também trazer um paralelo sobre o nosso olhar para os objetivos: “o olhar dos atletas para ‘o horizonte’ faz alusão a quando miramos uma conquista, do tipo ‘eu vou vencer essa batalha!’. Quantas vezes nós mesmos não nos vemos nesta posição? De buscar vencer a cada dia, a conquistar nossos sonhos, nossos objetivos. Essa também foi a minha inspiração”, explica Crica. Esta arte estará localizada na Rua Jaceguai, nº 518 (Bairro Bela Vista): “Pensei com cuidado as formas e as cores que eu escolhi trazer para essa obra porque, mesmo que a ideia fosse destacar dois personagens do futebol americano, eu queria trazer o nosso país também nos elementos. Pensei em cores que fizessem referência ao nosso clima tropical, elementos da cultura do nosso trabalho na rua e, junto a tudo isso, mostrar que estamos recebendo esse esporte, agora, aqui em São Paulo. Os personagens que escolhi destacar foram inspirados nos dois quarterbacks do jogo, que vai acontecer aqui em São Paulo, Jalen Hurts, do Eagles, e Jordan Love, do Packers”, comenta a artista sobre o processo de desenvolvimento. Além de promover o esporte, a intervenção urbana busca trazer mais cor e vivacidade para o município em meio à correria da rotina, além da revitalização do ambiente urbano de São Paulo.
A empena da famosa Avenida São João, no Centro da cidade vai carregar a união do Brasil com o esporte americano. A obra contém características marcantes do esporte, como os uniformes e os capacetes utilizados nas partidas, e transmite a garra de cada jogador. As cores trazem referência para as equipe, mas com um toque “abrasileirado” de Big em sua composição, marca registrada do artista que já esteve em Nova Iorque, por exemplo: “Eu trouxe um pouco da minha linguagem para o fundo, criando uma coisa mais solta e gráfica e que também desse um respiro para a imagem. Eu gosto de trabalhar com azul, acho que ele conversa bem com as outras cores, além de ser uma forma de equilibrar e não ficar muito só nas cores dos times, mas trazer um pouco desse azulado.“ O artista também compartilha a vontade de impactar a população positivamente todos os dias por meio da arte: “Eu gosto de pensar num impacto. Prefiro que fique uma arte mais leve, mais colorida, mais pra cima com uma boa energia para mudar o ambiente positivamente”, reforça Bruno Big.
As artes simbolizam o abraço da NFL à nossa cultura e convida os brasileiros a se conectarem ainda mais com o futebol americano. A escolha pelas empenas está relacionada com a escolha também da cidade de São Paulo, que tem uma bela conexão com a arte de rua e tantos artistas que passam pela região. Esta iniciativa reforça o desejo da NFL de aproximar o esporte do público local, integrando-o ao cotidiano dos paulistanos de forma criativa e envolvente.