Em passeio virtual 360º, visite a mostra de Sandra Cinto no Itaú Cultural

Sandra Cinto, Sem titulo, 2001. Foto: Sergio Guerini

A mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, encerrada durante este período de recolhimento, junto às demais atividades presenciais do Itaú Cultural, pode ser visitada a partir de 9 de abril (quinta-feira) no site (https://www.itaucultural.org.br/) pu vídeo abaixo. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e presente em três andares da organização, a mostra foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360º, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição.

Em aproximadamente cinco minutos de vídeo, o público virtual é conduzido pelos três pisos do espaço expositivo, podendo escolher para qual eixo da mostra pretende olhar enquanto a própria artista comenta o processo de construção da curadoria e a seleção que faz uma panorâmica de 30 anos de sua produção. Ela comenta, ainda, o seu processo de criação e referências, deixando-se também, por vezes, perder-se em devaneios, transbordando seu lado poético e sensível.

Para a realização desta visita online, o Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição se baseou em textos e entrevistas da artista. Neste diálogo entre o seu pensamento e o visitante, por meio da tela, por exemplo, foram exploradas pausas mais longas em determinados espaços e elaborada uma paisagem sonora, com sons de água, proporcionando uma verdadeira imersão em seu universo.

Leia matéria com a artista na DASartes 94 AQUI.

Neste recorte audiovisual, Sandra fala sobre a importância da educação em sua obra e descreve o espaço como um ambiente amoroso. “Penso que o desenho é a linguagem principal na minha obra”, afirma. Ainda em diálogo com sua produção, ela promove uma reflexão: “Propor hoje um trabalho que precisa de tempo é nadar contra a corrente dessa loucura que virou a vida cotidiana em que tudo é para ontem. Tempo é uma das coisas mais preciosas que temos e o que nós fazemos com o que nós temos de mais precioso?”, finaliza, dando margem para que o público construa com ela sentidos e significados para as obras.

Mostra online de filmes

De 2 a 12 de abril fica disponível no site do Itaú Cultural (https://www.itaucultural.org.br/) a mostra online de filmes Metrópole em Construção, em sinergia com a Ocupação Rino Levi.

Nela, quatro produções, entre dramas e documentários, dos anos 1928, 1965, 1986 e 2018, revelam um breve panorama da urbanização de São Paulo, tema profundamente presente no trabalho do arquiteto. No mesmo endereço eletrônico o público também confere diversos audiovisuais presentes nesta mostra física, atualmente encerrada, como por exemplo, um passeio imersivo em realidade virtual pelo Cine Universo, projetado por Levi, no Brás, em 1936, e atualmente extinto.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …