Em nova mostra no MAR, Yhuri Cruz criará cenas na frente do público

É do potente imaginário de Yhuri Cruz que seu processo de criação artística se desenvolve. Suas ficções tomam forma através da arte. Esse é o caso de “Revenguê: uma exposição-cena”, que apresenta um novo planeta aos visitantes do Museu de Arte do Rio a partir do dia 15 de abril. A proposta expositiva do artista visual, escritor e dramaturgo carioca Yhuri Cruz é inspirada numa ficção desenvolvida por ele nos últimos anos. “Eu fiquei tão dentro dessa história que eu comecei a desenhar, a criar instalações e um projeto de encenação. O meu trabalho basicamente vem muito das ficções que eu escrevo, esse é o lugar que eu estou mais pautado dentro da arte”, conta o artista.

“Revenguê” é uma expressão nova, uma palavra que não existe, mas é um vocábulo que deriva da palavra inglesa revenge, que em português significa vingança. Yhuri revela que Revenguê é uma história que trata sobre a vingança da vida e a política da presença. Divida em quatro núcleos, a exposição contará, em alguns momentos, com a performance de Yhuri e outros seis artistas. “As pessoas vão entrar na sala e estar em um lugar fantástico: com chão vermelho, arquibancadas, em uma espécie de arena. Sentar, fruir e meditar é o que a gente quer para o público. Revenguê vai nascer 50% pronta, a cada encenação, pelo menos de 3 a 4 obras serão feitas em cena, então é sobre ritualizar esse processo de criação, é sobre ver a obra criada ao vivo”, afirma Yhuri. Ao longo dos próximos meses, o espaço expositivo também receberá shows e palestras.

A curadoria da exposição é de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos,  Amanda Rezende e Thayná Trindade. Para a equipe curatorial, a mostra traz aspectos do afrofuturismo e coloca Yhuri Cruz como um artista singular, que consegue, através da sua poética, unir as artes visuais à ficção. “Eu acho que o trabalho do Yhuri Cruz tem uma novidade para nós. Você não encontra isso em muitos artistas, essa ideia de uma exposição-cena. Então, o que é bonito é que é uma exposição muito imersiva, de apelo popular muito grande, porque é de fato um ambiente que está sendo criado e por outro lado ele vai encenar essa história com outros artistas junto com ele”, destaca Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.

Apresentar novas linguagens e representações artísticas é um dos principais objetivos do Museu de Arte do Rio. “Yhuri Cruz é um jovem artista carioca que produz obras que estão sempre dentro de uma história. Por isso, trazer o repertório de Revenguê para dentro do MAR é garantir ao público novas possibilidades de observação e reflexão do fazer artístico. Yhuri faz o uso do seu imaginário através da literatura que se desdobra em obras e performances. Admiramos muito o trabalho desse artista, que se destaca com arquivos da negritude e da sua pesquisa através da encenação e do teatro”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Compartilhar:
Notícias - 22/02/2024

Grada Kilomba e Paulo Nazareth integram a programação de Inhotim em 2024

O ano de 2024 traz um novo programa artístico no Inhotim. A instituição reformula suas exposições de arte e projetos …

Notícias - 21/02/2024

feira de arte ArPa apresenta curadores de sua terceira edição

Após dois anos de realização bem-sucedida e reconhecida pelo mercado, a feira de arte ArPa chega a sua terceira edição …

Notícias - 21/02/2024

Museu Britânico é inundado de pedidos por devolução de uma escultura da Ilha de Páscoa

A conta do Instagram do Museu Britânico recebeu, no fim de semana, uma enxurrada de mensagens pedindo o retorno de …

Notícias - 21/02/2024

"Não sou um pintor", veja poema de Michelangelo sobre como foi torturante pintar a Capela Sistina

Michelangelo pode ter se imortalizado pintando o teto (e a parede do altar) da Capela Sistina, mas quebrou a coluna …

Notícias - 20/02/2024

Conheça os vencedores do People's Choice para Fotógrafo de Vida Selvagem

O Prêmio People’s Choice para Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, patrocinado e desenvolvido pelo Museu de História Natural de …

Notícias - 20/02/2024

UNESCO revela 341 centros culturais danificados na Ucrânia com prejuízo de US$ 9 bilhões

Em Abril passado, a UNESCO informou que 248 locais históricos na Ucrânia foram danificados durante a invasão da Rússia em …

Notícias - 20/02/2024

Bolsa IAC de Formação e Pesquisa abre edital de arte e cultura para pesquisadores

O Instituto de Arte Contemporânea lança a segunda edição da Bolsa IAC de Formação em Pesquisa com a intenção de …

Notícias - 20/02/2024

Representação sexy de Jesus gera debate acalorado na Espanha

Uma imagem criada para a Semana Santa vem causando polêmica na Espanha: Jesus é retratado na imagem com traços faciais …

Notícias - 20/02/2024

Impressionante: IA decifra texto de pergaminho de 2 mil anos queimado durante erupção do Monte Vesúvio

A escrita grega em de um pergaminho de 2.000 anos queimado durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 dC …

Notícias - 20/02/2024

Veja por onde anda a obra roubada e devolvida de Van Gogh

Uma pintura antiga de Vincent van Gogh que foi roubada e entregue a um detetive de arte holandês em uma …

Notícias - 19/02/2024

Decolou! Foguete SpaceX envia esculturas de Jeff Koons para a lua

Depois de muitos atrasos, 125 esculturas de Jeff Koons foram finalmente enviadas à Lua na manhã de 15 de fevereiro, …

Notícias - 19/02/2024

Conheça a única pintura que Van Gogh vendeu em vida

Vincent van Gogh é o exemplo por excelência do artista torturado que sofreu a penúria durante sua vida, apenas para …