Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na área de Washington, DC e na National Gallery of Art (NGA) anunciaram que estão fechando novamente em resposta a um aumento acentuado nos casos locais e nacionais de Covid-19. A NGA fechará suas portas no sábado e os museus Smithsonian e o Zoológico Nacional na segunda-feira.

A mudança segue uma série de fechamentos forçados em várias cidades.

Em um e-mail para os funcionários, o secretário do Smithsonian, Lonnie G. Bunch III, escreveu: “Nossa abordagem gradual e cautelosa para a reabertura, a partir do final de julho, nos permitiu receber os visitantes com segurança de volta a oito instalações do Smithsonian em cumprimento de nossa missão de serviço público. No entanto, sempre estivemos prontos e dispostos a dar um passo atrás quando os dados indicam que é necessário fazê-lo para proteger nossa equipe e visitantes.” Os museus do Smithsonian fecharam em 14 de março em resposta à pandemia.

Até o momento, não houve casos documentados de transmissão do vírus de visitantes para funcionários, ou vice-versa, acrescenta o Smithsonian. Mas de acordo com o banco de dados de rastreamento Do New York Times Covid-19, 156 novos casos do vírus foram registrados em Washington, DC na quarta-feira, e houve uma média de 155 casos por dia na última semana — um aumento de 73% em relação à média de duas semanas antes. Nacionalmente, 172.391 novos casos foram notificados na quarta-feira, um aumento de 77% em relação a duas semanas antes.

Na terça-feira, o Museu de Arte da Filadélfia, a Academia de Ciências Naturais da Universidade Drexel, a Fundação Barnes, o Sítio Histórico penitenciário do Estado oriental e a Academia de Belas Artes da Pensilvânia também disseram que fechariam a partir de sexta-feira e esperam reabrir no início do próximo ano. O anúncio veio após novas restrições a museus, restaurantes e outros locais de encontro anunciados pelo comissário de saúde da cidade.

Cumprindo as restrições estaduais emitidas na terça-feira pelo governador de Illinois, todos os principais museus de Chicago anunciaram que fecharam ou fecharão até sexta-feira, começando pelo Instituto de Arte de Chicago, que fechou imediatamente. O Museu de Arte de Cleveland diz que fechará sexta-feira e planeja reabrir em 17 de dezembro, e o Museu de Arte de Cincinnati fechará de sábado a 14 de dezembro. Os museus de Minnesota também estão fechando, incluindo o Instituto de Arte de Minneapolis, a partir de sábado. E a maioria dos museus em Denver estão fechando.

Tanto o Smithsonian quanto a NGA lançaram seus fechamentos como um movimento temporário, mas não citaram uma possível data de reabertura. O desenvolvimento aumenta a probabilidade de que muitos outros museus americanos sigam o exemplo: todos têm olhado nervosamente para o aumento acelerado dos casos de coronavírus enquanto lutam para sobreviver e manter suas audiências em meio à diminuição da capacidade relacionada às restrições do Covid-19.

Depois de fechar em 14 de março em resposta à pandemia, a NGA começou uma reabertura em fases com seu jardim de esculturas em 20 de junho e estendeu-o para o térreo de seu Edifício Oeste em 20 de julho. Em 26 de outubro, as galerias do piso principal a leste da Rotunda reabriram, e na segunda-feira também foram abertas galerias adicionais do piso principal a oeste da Rotunda. Seu Edifício Leste permaneceu fechado em meio a obras de reforma.

O Smithsonian havia embarcado em uma reabertura em fases, começando com o Zoológico Nacional em 24 de julho e, em seguida, gradualmente adicionando museus até setembro, mais recentemente o Museu Nacional do Índio Americano e o Museu Nacional de História Americana.

Tanto o Smithsonian quanto a NGA direcionaram seu público para suas atrações online.

A Aliança Americana de Museus relatou resultados de pesquisas esta semana indicando que, em meados do final de outubro, 29% dos museus dos EUA permaneceram fechados por causa da pandemia. Sua contagem incluía instituições não-artísticas como sociedades históricas, museus infantis e centros de ciência.

 

FONTE: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 27/01/2021

Exposição de Luiz Zerbini em Londres ganha tour virtual

Justapondo formas orgânicas e geométricas, as pinturas de Luiz Zerbini exploram a relação entre cor, luz e movimento. Inspirada nas …

Notícias - 27/01/2021

Lixo do Monte Everest transformado em arte?

O Monte Everest é talvez mais conhecido por alguns dos números surpreendentes associados a ele. Ele se eleva quase 30.000 …

Notícias - 26/01/2021

Christal Galeria inaugura em Recife

A Christal Galeria, novo espaço cultural do Recife, abrirá ao público no dia 28 de fevereiro, no bairro do Pina, …

Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …