Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na área de Washington, DC e na National Gallery of Art (NGA) anunciaram que estão fechando novamente em resposta a um aumento acentuado nos casos locais e nacionais de Covid-19. A NGA fechará suas portas no sábado e os museus Smithsonian e o Zoológico Nacional na segunda-feira.

A mudança segue uma série de fechamentos forçados em várias cidades.

Em um e-mail para os funcionários, o secretário do Smithsonian, Lonnie G. Bunch III, escreveu: “Nossa abordagem gradual e cautelosa para a reabertura, a partir do final de julho, nos permitiu receber os visitantes com segurança de volta a oito instalações do Smithsonian em cumprimento de nossa missão de serviço público. No entanto, sempre estivemos prontos e dispostos a dar um passo atrás quando os dados indicam que é necessário fazê-lo para proteger nossa equipe e visitantes.” Os museus do Smithsonian fecharam em 14 de março em resposta à pandemia.

Até o momento, não houve casos documentados de transmissão do vírus de visitantes para funcionários, ou vice-versa, acrescenta o Smithsonian. Mas de acordo com o banco de dados de rastreamento Do New York Times Covid-19, 156 novos casos do vírus foram registrados em Washington, DC na quarta-feira, e houve uma média de 155 casos por dia na última semana — um aumento de 73% em relação à média de duas semanas antes. Nacionalmente, 172.391 novos casos foram notificados na quarta-feira, um aumento de 77% em relação a duas semanas antes.

Na terça-feira, o Museu de Arte da Filadélfia, a Academia de Ciências Naturais da Universidade Drexel, a Fundação Barnes, o Sítio Histórico penitenciário do Estado oriental e a Academia de Belas Artes da Pensilvânia também disseram que fechariam a partir de sexta-feira e esperam reabrir no início do próximo ano. O anúncio veio após novas restrições a museus, restaurantes e outros locais de encontro anunciados pelo comissário de saúde da cidade.

Cumprindo as restrições estaduais emitidas na terça-feira pelo governador de Illinois, todos os principais museus de Chicago anunciaram que fecharam ou fecharão até sexta-feira, começando pelo Instituto de Arte de Chicago, que fechou imediatamente. O Museu de Arte de Cleveland diz que fechará sexta-feira e planeja reabrir em 17 de dezembro, e o Museu de Arte de Cincinnati fechará de sábado a 14 de dezembro. Os museus de Minnesota também estão fechando, incluindo o Instituto de Arte de Minneapolis, a partir de sábado. E a maioria dos museus em Denver estão fechando.

Tanto o Smithsonian quanto a NGA lançaram seus fechamentos como um movimento temporário, mas não citaram uma possível data de reabertura. O desenvolvimento aumenta a probabilidade de que muitos outros museus americanos sigam o exemplo: todos têm olhado nervosamente para o aumento acelerado dos casos de coronavírus enquanto lutam para sobreviver e manter suas audiências em meio à diminuição da capacidade relacionada às restrições do Covid-19.

Depois de fechar em 14 de março em resposta à pandemia, a NGA começou uma reabertura em fases com seu jardim de esculturas em 20 de junho e estendeu-o para o térreo de seu Edifício Oeste em 20 de julho. Em 26 de outubro, as galerias do piso principal a leste da Rotunda reabriram, e na segunda-feira também foram abertas galerias adicionais do piso principal a oeste da Rotunda. Seu Edifício Leste permaneceu fechado em meio a obras de reforma.

O Smithsonian havia embarcado em uma reabertura em fases, começando com o Zoológico Nacional em 24 de julho e, em seguida, gradualmente adicionando museus até setembro, mais recentemente o Museu Nacional do Índio Americano e o Museu Nacional de História Americana.

Tanto o Smithsonian quanto a NGA direcionaram seu público para suas atrações online.

A Aliança Americana de Museus relatou resultados de pesquisas esta semana indicando que, em meados do final de outubro, 29% dos museus dos EUA permaneceram fechados por causa da pandemia. Sua contagem incluía instituições não-artísticas como sociedades históricas, museus infantis e centros de ciência.

 

FONTE: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …