O UniãoBR, movimento de voluntários de todo o Brasil, realizou uma parceria inédita com o artista urbano Eduardo Kobra. Conhecido mundialmente pelos seus murais, Kobra transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de 1m30, em uma obra de arte, exemplar único, chamada “Respirar”. É a primeira ação do recém-criado Instituto Kobra, que tem como base a premissa de que a arte é um instrumento de transformação. Kobra pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. O cilindro está exposto no piso térreo do Iguatemi São Paulo, entre as escadas rolantes, até 28 de fevereiro, com o objetivo de sensibilizar e engajar a sociedade. Quem passar pelo local poderá fazer novas doações através de um QR Code.
“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, diz o artista.
O Iguatemi São Paulo, incentivador da arte e da cultura, apoia a boa causa. Após a exposição, a obra ficará alocada no Hospital Israelita Albert Einstein.
Através da ONE, do Grupo VG, parceiro para onde Kobra desenvolve as peças do Grafite Garden, o movimento UniãoBR tomou conhecimento da iniciativa e resolveu adquirir a obra “Respirar’, por 700 mil reais. O recurso obtido será aplicado em duas usinas de oxigênio que serão entregues à Secretária Estadual de Saúde do Amazonas.
Na prática, isso significa que serão 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficará como legado para a cidade. Em um dia, a usina vai gerar 480 horas de oxigênio. Em um mês, serão 14.400 horas. “A título de comparação, um cilindro abastece um leito de UTI com oxigênio por até 10 horas. Ou seja, para fazer uma entrega equivalente à usina, seriam necessários mais de 1.400 cilindros por mês. Com 700 mil conseguiríamos comprar 350 cilindros, o que equivaleria a 3.500 horas”, conta o muralista. O movimento UniãoBR já ajudou a nove milhões de pessoas em 23 estados.