Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu trabalho no contexto de uma concepção ampliada de ecologia. A historiadora arquitetônica Felicity Scott falará sobre o impacto da cibernética na produção artística das décadas de 1960 e 1970, e sua pesquisa particular sobre o trabalho de Juan Downey e Les Levine. Eles vão dialogar sobre as relações atuais entre arte, arquitetura, tecnologia e ecologia, moderada pela curadora e pesquisadora Julieta González.

Reweaving Ourselves é a segunda conferência online organizada pelo Instituto Cisneros do MoMA e concebida pela curadora convidada Julieta González como parte de uma iniciativa de pesquisa de três anos sobre as relações entre arte e meio ambiente na América Latina. A conferência vai gerar uma discussão sobre a forma como artistas, teóricos, pensadores feministas, ecologistas e ativistas das mudanças climáticas, entre muitos outros, estão repensando a América Latina no presente.

Reweaving Ourselves coincide com a apresentação contínua do trabalho de Kac nas galerias de coleção permanente recentemente expandidas no Museu de Arte Moderna de Nova York, incluindo Reabracadabra (1985) e várias obras do Movimento de Arte Pornô (1980-1982).

Reabracadabra é um dos quatro poemas digitais animados que Kac criou especificamente para a rede minitel, o precursor da Internet na década de 1980. Cada uma das peças de minitel da Kac desafia a lógica interna da rede minitel com formas e movimentos inesperados. A Reabracadabra foi adquirida pelo MoMA em 2018 e obras da série estão incluídas nas coleções permanentes da Tate, Londres e da Thoma Art Foundation, chicago, entre outras.

Criado pela Kac e um grupo central de colaboradores no início de 1980, o Movimento de Arte Pornô contestou o conservadorismo da ditadura militar brasileira por meio de intervenções, poesias, performances e publicações, muitas vezes com um senso de humor libertador. Exemplar do recente engajamento institucional com o Movimento de Arte Pornô, onze objetos da coleção permanente do MoMA estão à vista, incluindo o livro escracho (1983) do artista Kac.

 

Compartilhar:
Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …

Notícias - 18/11/2020

Art Basel Hong Kong adiada dois meses por causa de Covid-19

A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela …

Notícias - 17/11/2020

Festival Novas Frequências comemora 10 anos

A 10ª edição do Festival Novas Frequências, considerado o principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, irá acontecer …

Notícias - 17/11/2020

Arquiteto negro ganha escultura afro-futurista em São Paulo para o Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrega à cidade, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma …

Notícias - 17/11/2020

Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna …

Notícias - 17/11/2020

Como a pandemia fez parque de esculturas em Nova York se tornar uma sensação

Neste momento, a vista do topo do Museu Hill no Storm King Art Center é uma das vistas mais procuradas …

Notícias - 17/11/2020

Filme narra a história de grande falsificador de Vermeer

Cinquenta. Este é o número de pinturas que foi necessário para fazer “The Last Vermeer”, o novo filme contando a …

Notícias - 17/11/2020

Roma descobre o homem por trás de pichações

O post na página do Facebook do prefeito de Roma foi triunfante: a polícia localizou um homem “antes considerado impossível …

Notícias - 13/11/2020

Conheça detalhe que você pode não ter notado no afresco da Capela Sistina de Michelangelo

O dia 1º de  novembro, ou Dia de Todos os Santos, é uma festa destinada a exaltar todos os santos na tradição …

Notícias - 13/11/2020

Performance apocalíptica da Bienal de Veneza será apresentada em Berlim

Uma das obras imperdíveis da Bienal de Veneza 2019 — uma praia coberta repleta de turistas despreocupados alertando para o …