Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu trabalho no contexto de uma concepção ampliada de ecologia. A historiadora arquitetônica Felicity Scott falará sobre o impacto da cibernética na produção artística das décadas de 1960 e 1970, e sua pesquisa particular sobre o trabalho de Juan Downey e Les Levine. Eles vão dialogar sobre as relações atuais entre arte, arquitetura, tecnologia e ecologia, moderada pela curadora e pesquisadora Julieta González.

Reweaving Ourselves é a segunda conferência online organizada pelo Instituto Cisneros do MoMA e concebida pela curadora convidada Julieta González como parte de uma iniciativa de pesquisa de três anos sobre as relações entre arte e meio ambiente na América Latina. A conferência vai gerar uma discussão sobre a forma como artistas, teóricos, pensadores feministas, ecologistas e ativistas das mudanças climáticas, entre muitos outros, estão repensando a América Latina no presente.

Reweaving Ourselves coincide com a apresentação contínua do trabalho de Kac nas galerias de coleção permanente recentemente expandidas no Museu de Arte Moderna de Nova York, incluindo Reabracadabra (1985) e várias obras do Movimento de Arte Pornô (1980-1982).

Reabracadabra é um dos quatro poemas digitais animados que Kac criou especificamente para a rede minitel, o precursor da Internet na década de 1980. Cada uma das peças de minitel da Kac desafia a lógica interna da rede minitel com formas e movimentos inesperados. A Reabracadabra foi adquirida pelo MoMA em 2018 e obras da série estão incluídas nas coleções permanentes da Tate, Londres e da Thoma Art Foundation, chicago, entre outras.

Criado pela Kac e um grupo central de colaboradores no início de 1980, o Movimento de Arte Pornô contestou o conservadorismo da ditadura militar brasileira por meio de intervenções, poesias, performances e publicações, muitas vezes com um senso de humor libertador. Exemplar do recente engajamento institucional com o Movimento de Arte Pornô, onze objetos da coleção permanente do MoMA estão à vista, incluindo o livro escracho (1983) do artista Kac.

 

Compartilhar:
Notícias - 05/03/2021

As polêmicas envolvendo o leilão de obras do surrealista Man Ray

Uma venda da Christie’s apresentando dezenas de obras de Man Ray que a confiança do artista tentou interromper foi realizada …

Notícias - 05/03/2021

Mural possivelmente criado por Banksy aparece em prisão na Inglaterra

Uma obra de arte no topo da parede de uma antiga prisão em Reading, Inglaterra, pode ter sido criada por …

Notícias - 05/03/2021

Mona Lisa e o objeto escondido que transforma o significado da obra-prima de Da Vinci

O retrato emblemático de Leonardo Da Vinci, feito em 1503, estrelado por Lisa del Giocondo, uma mulher de 24 anos, …

Notícias - 05/03/2021

Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma …

Notícias - 05/03/2021

Exposição de mulheres Artistas Históricas é aberta na Hawthorne Fine Art

Hawthorne Fine Art apresenta a mostra Still Remembering Those Ladies. A exposição segue a mostra inovadora Remember the Ladies: Women …

Notícias - 05/03/2021

Empresa queima obra de Banksy para transformá-la em original digital

Uma empresa de blockchain comprou uma obra de arte de Banksy por US $ 95.000, queimou e transmitiu ao vivo …

Notícias - 04/03/2021

Galerias brasileiras expõem na SOUTH SOUTH VEZA

Os visitantes da SOUTH SOUTH VEZA, o primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea …

Notícias - 03/03/2021

Chega ao mercado a galeria de arte colaborativa GC36

Com o slogan “Arte é para todos” e “Compre de artistas vivos”, chega ao mercado, a fim de contribuir com …

Notícias - 03/03/2021

Fundação Iberê exibe documentário sobre a construção da instituição

No dia 3 de março, a Fundação Iberê lança em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCx1TlUamEDhS9QUyVRDW9wA) o documentário “Mestres em Obra”, …

Notícias - 03/03/2021

Festival "Durante," abre convocatória para artistas da performance

Depois de dez edições presenciais, o festival “Durante,” acontece em formato totalmente online, reunindo, além das performances, duas mesas de …

Notícias - 02/03/2021

‘Mãos gigantes’ se unem nas ruas do Rio de Janeiro

As “mãos gigantes” – obras de mais de 2 metros de altura em fibra de vidro que ocupam 10 pontos …

Notícias - 02/03/2021

Filme reflete sobre produção de Torquato Neto como atravessamento das artes visuais

O documentário “Torquato Imagem da Incompletude”, que vai estrear no canal Curta! no dia 7 de abril, privilegia a última …