O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu trabalho no contexto de uma concepção ampliada de ecologia. A historiadora arquitetônica Felicity Scott falará sobre o impacto da cibernética na produção artística das décadas de 1960 e 1970, e sua pesquisa particular sobre o trabalho de Juan Downey e Les Levine. Eles vão dialogar sobre as relações atuais entre arte, arquitetura, tecnologia e ecologia, moderada pela curadora e pesquisadora Julieta González.
Reweaving Ourselves é a segunda conferência online organizada pelo Instituto Cisneros do MoMA e concebida pela curadora convidada Julieta González como parte de uma iniciativa de pesquisa de três anos sobre as relações entre arte e meio ambiente na América Latina. A conferência vai gerar uma discussão sobre a forma como artistas, teóricos, pensadores feministas, ecologistas e ativistas das mudanças climáticas, entre muitos outros, estão repensando a América Latina no presente.
Reweaving Ourselves coincide com a apresentação contínua do trabalho de Kac nas galerias de coleção permanente recentemente expandidas no Museu de Arte Moderna de Nova York, incluindo Reabracadabra (1985) e várias obras do Movimento de Arte Pornô (1980-1982).
Reabracadabra é um dos quatro poemas digitais animados que Kac criou especificamente para a rede minitel, o precursor da Internet na década de 1980. Cada uma das peças de minitel da Kac desafia a lógica interna da rede minitel com formas e movimentos inesperados. A Reabracadabra foi adquirida pelo MoMA em 2018 e obras da série estão incluídas nas coleções permanentes da Tate, Londres e da Thoma Art Foundation, chicago, entre outras.
Criado pela Kac e um grupo central de colaboradores no início de 1980, o Movimento de Arte Pornô contestou o conservadorismo da ditadura militar brasileira por meio de intervenções, poesias, performances e publicações, muitas vezes com um senso de humor libertador. Exemplar do recente engajamento institucional com o Movimento de Arte Pornô, onze objetos da coleção permanente do MoMA estão à vista, incluindo o livro escracho (1983) do artista Kac.