Editora de fotolivros e livros de artista dedicada a publicar mulheres lança convocatória

Livro-objeto "Corpulento" de Gisele Lima

A Editora Estrondo, primeira editora brasileira de fotolivros e livros de artista dedicada a publicar mulheres, acaba de lançar edital para a seleção de até 5 (cinco) artistas mulheres ou coletivos de artistas, residentes no DF ou entorno, para a publicação de trabalhos inéditos no formato fotolivro, livro de artista ou livro-objeto, com premiação de R$ 3.000,00 (três mil reais) para cada trabalho selecionado.

O objetivo das publicações é confrontar o machismo predominante nas publicações editoriais da fotografia, promovendo o trabalho de mulheres no contexto das artes visuais contemporânea.
Para efeitos do Edital, o termo “mulher” inclui toda e qualquer pessoa autodeclarada mulher ou que se identifique com o gênero feminino, incluindo as cisgênero e transgênero. Entende-se por inédito o trabalho que ainda não foi publicado em fotolivro, livro de artista ou livro-objeto, sendo permitida a publicação anterior em sites, redes sociais, catálogos, revistas e exposições.

Entende-se por fotolivro o conjunto de imagens fotográficas de qualquer tipo, feitas por qualquer dispositivo, sobre qualquer tema e em qualquer data, mescladas ou não a outras linguagens de arte, inseridas numa única narrativa visual proposta. Não há número definido de imagens, desde que justificada pela proposta da artista; Entende-se por livro de artista um recorte de pesquisa, mesmo que não concluído, que seja único ao processo de criação da artista ou coletivo de artistas inscrito, desde que use a fotografia como uma das linguagens; E entende-se por livro-objeto qualquer imagem ou conjunto de imagens acompanhado de uma proposta editorial, que pode ser descrita, desenhada, filmada, feita em protótipo ou de qualquer outra maneira que seja possível ao corpo curatorial entender como a(s) imagem(s) serão adaptadas ao formato editorial em papel.

Podem participar do edital mulheres com 18 anos completos até o fim de 2021 e coletivos de Arte que desenvolvam trabalhos na área de Artes Visuais e Fotografia. O trabalho apresentado deve ser de autoria da proponente ou do Coletivo, representado pela artista que assumirá as obrigações contratuais; Artistas selecionadas em editais anteriores da Editora Estrondo podem concorrer, desde que o trabalho apresentado não seja o mesmo já premiado nem continuação do trabalho publicado;

A proponente individual deve residir no DF ou entorno há no mínimo 1 ano, comprovadamente; No caso de coletivos cujas participantes residam em outros estados, pelo menos uma componente deverá residir no DF ou entorno, comprovadamente;

O coletivo poderá ter composição mista de gênero, porém o trabalho apresentado deverá ser composto exclusivamente por mulheres, comprovadamente, por meio de auto declaração de
autoria assinada, com o nome das autoras;

Os detalhes completos do edital podem ser vistos no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1-d0-RWqH7dApMaqgNkLpus8c1gLxop-2/view

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …