Duas grandes fundações dos EUA criam novo programa de bolsas para auxiliar artistas latinoamericanos

Miguel Luciano, Pimp My Piragua, 2009

Duas das maiores organizações filantrópicas dos EUA – a Andrew W. Mellon Foundation e a Ford Foundation – estão trabalhando com um novo programa de bolsas para lidar com as desigualdades que artistas latinos enfrentam. As fundações doaram US $ 5 milhões para a Latinx Artist Fellowship, que nos próximos cinco anos dará anualmente a 15 artistas individuais US$ 50.000.

O programa, que está aberto a artistas de ascendência latinoamericana ou caribenha nascidos ou residentes nos Estados Unidos, nomeou uma coorte intergeracional de artistas emergentes, em meio de carreira e estabelecidos como os 15 bolsistas inaugurais, incluindo Celia Álvarez Muñoz, Carolina Caycedo, Adriana Corral, Coco Fusco, Yolanda López, Miguel Luciano, Guadalupe Maravilla, Carlos Martiel e Juan Sánchez. A iniciativa faz parte do U.S. Latinx Art Forum (USLAF), organização fundada em 2015. “O USLAF tem a honra de colaborar com a Ford e Mellon para continuar nosso trabalho de artistas visuais latinoamericanos edificantes”, disse Adriana Zavala, diretora do Fórum de Arte Latino dos Estados Unidos, “especialmente porque suas longas contribuições históricas para a experiência americana foram amplamente ignoradas e invisibilizadas no mundo da arte e nos ecossistemas acadêmicos”.

Embora os latinoamericanos  representem quase 20% da população total dos EUA , as causas que os apoiam normalmente recebem menos de 2% de todo o financiamento filantrópico, e o financiamento anual diminuiu 35% ao ano desde 2013. Os artistas latinos também relataram maiores perdas econômicas e maiores taxas de desemprego resultantes da pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Americans for the Arts em colaboração com Artist Relief. Setenta por cento dos artistas latinos perderam empregos devido à pandemia, em comparação com 60% dos artistas brancos, enquanto, ao mesmo tempo, 80% dos artistas latinos relataram um aumento nos custos inesperados. “Certamente, a pandemia afetou desproporcionalmente os artistas latinos, já que suas famílias e comunidades foram as mais atingidas”, disse Rocío Aranda-Alvarado, oficial de programa da Fundação Ford, ao City Limits.

A bolsa é parte de uma Iniciativa de Visibilidade Latinx de três frentes, liderada pelas Fundações Mellon e Ford em colaboração com a Fundação de Nova York para as Artes. A segunda e a terceira fases concentram-se no apoio institucional e acadêmico. Cada um dos 15 bolsistas foi selecionado a partir de um grupo de mais de 200 indicados recomendados por especialistas em arte latina. O júri de historiadores de arte, acadêmicos e curadores incluiu Rita Gonzalez, curadora e diretora de arte contemporânea do LACMA; Marcela Guerrero, curadora associada do Whitney Museum of American Art; Cesáreo Moreno, curador-chefe do Museu Nacional de Arte Mexicana; Rodrigo Moura, curador-chefe do El Museo del Barrio; Sylvia Orozco, diretora executiva do Museu Mexic-Arte; Mari Carmen Ramirez, curadora de Arte Latinoamericana e do Museu de Belas Artes de Houston; e o historiador de arte Yasmin Ramirez.

 

 

afa esparza, building: a simulacrum of power, 2014

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …