Duas grandes fundações dos EUA criam novo programa de bolsas para auxiliar artistas latinoamericanos

Miguel Luciano, Pimp My Piragua, 2009

Duas das maiores organizações filantrópicas dos EUA – a Andrew W. Mellon Foundation e a Ford Foundation – estão trabalhando com um novo programa de bolsas para lidar com as desigualdades que artistas latinos enfrentam. As fundações doaram US $ 5 milhões para a Latinx Artist Fellowship, que nos próximos cinco anos dará anualmente a 15 artistas individuais US$ 50.000.

O programa, que está aberto a artistas de ascendência latinoamericana ou caribenha nascidos ou residentes nos Estados Unidos, nomeou uma coorte intergeracional de artistas emergentes, em meio de carreira e estabelecidos como os 15 bolsistas inaugurais, incluindo Celia Álvarez Muñoz, Carolina Caycedo, Adriana Corral, Coco Fusco, Yolanda López, Miguel Luciano, Guadalupe Maravilla, Carlos Martiel e Juan Sánchez. A iniciativa faz parte do U.S. Latinx Art Forum (USLAF), organização fundada em 2015. “O USLAF tem a honra de colaborar com a Ford e Mellon para continuar nosso trabalho de artistas visuais latinoamericanos edificantes”, disse Adriana Zavala, diretora do Fórum de Arte Latino dos Estados Unidos, “especialmente porque suas longas contribuições históricas para a experiência americana foram amplamente ignoradas e invisibilizadas no mundo da arte e nos ecossistemas acadêmicos”.

Embora os latinoamericanos  representem quase 20% da população total dos EUA , as causas que os apoiam normalmente recebem menos de 2% de todo o financiamento filantrópico, e o financiamento anual diminuiu 35% ao ano desde 2013. Os artistas latinos também relataram maiores perdas econômicas e maiores taxas de desemprego resultantes da pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Americans for the Arts em colaboração com Artist Relief. Setenta por cento dos artistas latinos perderam empregos devido à pandemia, em comparação com 60% dos artistas brancos, enquanto, ao mesmo tempo, 80% dos artistas latinos relataram um aumento nos custos inesperados. “Certamente, a pandemia afetou desproporcionalmente os artistas latinos, já que suas famílias e comunidades foram as mais atingidas”, disse Rocío Aranda-Alvarado, oficial de programa da Fundação Ford, ao City Limits.

A bolsa é parte de uma Iniciativa de Visibilidade Latinx de três frentes, liderada pelas Fundações Mellon e Ford em colaboração com a Fundação de Nova York para as Artes. A segunda e a terceira fases concentram-se no apoio institucional e acadêmico. Cada um dos 15 bolsistas foi selecionado a partir de um grupo de mais de 200 indicados recomendados por especialistas em arte latina. O júri de historiadores de arte, acadêmicos e curadores incluiu Rita Gonzalez, curadora e diretora de arte contemporânea do LACMA; Marcela Guerrero, curadora associada do Whitney Museum of American Art; Cesáreo Moreno, curador-chefe do Museu Nacional de Arte Mexicana; Rodrigo Moura, curador-chefe do El Museo del Barrio; Sylvia Orozco, diretora executiva do Museu Mexic-Arte; Mari Carmen Ramirez, curadora de Arte Latinoamericana e do Museu de Belas Artes de Houston; e o historiador de arte Yasmin Ramirez.

 

 

afa esparza, building: a simulacrum of power, 2014

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …