Drama, tragédia e salvação são temas das novas obras do artista VIRI

VIRI, Pilares de Melancolia, 2024

VIRI APRESENTA SUA PESQUISA INTITULADA PILARES DE MELANCOLIA, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Para a exposição coletiva de TCC dos alunos de artes visuais de 2024 do Centro Universitário Belas Artes (30/11 a 5/12/2024), o artista e aluno VIRI, apresentou para a sua pesquisa com nota máxima, um conjunto de pinturas contemporâneas e inovadoras. A mostra foi composta por 41 trabalhos de alunos em formação, onde cada um apresentou sua obra e sua pesquisa de conclusão.

Como um dos destaques da coletiva, o artista paulistano apresentou sua pesquisa de TCC sobre a tragédia como uma linguagem contempoânea universal, com uma banca examinadora composta pelo museólogo Fábio Magalhães, pelo diretor da Fundação Memorial da América Latina Prof. Dr. Roberto Bertani e o orientador Prof. Ms. Vitor Mizael.

O artista utiliza das técnicas de lápis grafite; sprays cinza e preto; tinta acrílica vermelha e verniz fosco para compor suas telas.

Entre as obras expostas, a pintura Que Deus me Ilumine, Amém se destacou pelo seu tamanho e por questionar o conceito de ressignificação e autenticidade na arte atual contemporânea.

VIRI e sua obra

Segundo o artista, ele “acredita que conseguiu atingir o ponto exato de ressignificação e transformação ao criar uma estética e apresentar um novo olhar de simbolismo dentro do contexto contemporâneo”. Através de sua técnica, da reinterpretação dos símbolos clássicos e da sua imersão em suas próprias memórias e sentimentos, VIRI está criando uma obra que não apenas revisita o passado, mas também o reinventa, fazendo com que temas como Renascimento, Simbolismo e Originalidade se tornem uma forma de diálogo constante com o presente, com suas complexidades e contradições emocionais.

Série Pilares de Melancolia, 2024

Detalhe da pintura Meu Anjo da Guarda, 2024

O trabalho de conclusão de curso consiste na apresentação poética e teórica da obra Pilares de Melancolia (2024), que reflete a presença da tragédia e do drama como uma forma de linguagem universal dentro da arte contemporânea. Esta é composta por 3 pinturas em painéis que apresenta o drama e a emoção como ferramenta de criação e linguagem, em que o acabamento desenvolvido parte de técnicas autorais de desenho e pinturas autobiográficas. A partir disso, tem-se o intuito de apresentar um novo estilo, símbolos e linguagens que enfatizem a ressignificação e construção de um novo tipo de corpo de obra a partir de significados e símbolos já existentes na arte tradicional e clássica. Através do desenvolvimento do trabalho artístico, investiga-se a presença do corpo expressivo na arte, oferecendo um panorama histórico e clássico de sua representação. Traça-se um diálogo entre a obra, o Renascentismo e o Humanismo na arte a partir da contextualização de um cenário de tristeza, drama, tragédia e busca por salvação.

VEJA ABAIXO GALERIA DE IMAGENS


Compartilhar:
Notícias - 17/03/2025

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que desafiam tabus e exploram o erotismo

A 4ª edição do Festival Vórtice recebe inscrições para sua exposição coletiva, que acontece de 31 de maio a 29 …

Notas - 17/03/2025

Usina de Arte potencializa interlocuções entre arte e natureza com inauguração do site specific de Carlos Garaicoa

Resultado de residência artística, obra do artista cubano leva ao Jardim Botânico do museu na Mata Sul do Estado pavilhão …

Notícias - 13/03/2025

Conheça a curiosa história de um retrato de Van Gogh que tapou um buraco em um galinheiro

Por mais de uma década, a mãe do médico Félix Rey usou uma pintura de Vincent van Gogh para tapar …

Notícias - 13/03/2025

Torso de Buda é finalmente encontrado anos depois de sua cabeça

Arqueólogos no Camboja comemoram uma descoberta inesperada no antigo complexo de templos de Angkor: o torso de uma estátua de …

Notas - 13/03/2025

Musehum recebe R$ 6 milhões para preservação e ampliação de acervo histórico das comunicações

Um convênio firmado entre o instituto Oi Futuro e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) garantiu um investimento de …

Notícias - 13/03/2025

Esboços da Capela Sistina e mais desenhos raros de Michelangelo são expostos

No contexto das celebrações dos 550 anos de nascimento de Michelangelo, diversas exposições e eventos estão sendo organizados ao redor …

Notícias - 13/03/2025

Pintura com tema favorito de Delacroix é descoberta em uma casa francesa e vai a leilão

Uma pintura a óleo rara de Eugène Delacroix (1798-1863) foi descoberta durante um inventário em uma casa perto de Tours, …

Notícias - 11/03/2025

Entenda o caso: Sobrinho-bisneto de Hilma af Klint quer impedir que as obras da artista saiam da Fundação

Uma disputa interna na Fundação Hilma af Klint tem gerado controvérsias sobre o destino das obras da artista sueca. Erik …

Notícias - 11/03/2025

Mulher se recusa a devolver quadro roubado do século 16 de Antonio Solario

A pintura renascentista Madonna e o Menino, de Antonio Solario, roubada de um museu no norte da Itália em 1973, …

Notícias - 11/03/2025

Mural do Black Live Matters é removido sob ameaças do governo republicano

A cidade de Washington, DC, iniciou na segunda-feira (10) a remoção do icônico mural “Black Lives Matter”, pintado em 2020 …

Notícias - 11/03/2025

Deputado de extrema direita foi preso após atacar obras de arte "blasfemas"

Um deputado grego, membro de um partido de extrema direita, foi detido na segunda-feira após atacar obras de arte que …

Notícias - 10/03/2025

Lápide de Michelangelo recebe restauração no 550º aniversário do artista

Para celebrar os 550 anos de nascimento de Michelangelo Buonarroti, a Basílica de Santa Croce, em Florença, concluiu a restauração …