VIRI APRESENTA SUA PESQUISA INTITULADA PILARES DE MELANCOLIA, NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Para a exposição coletiva de TCC dos alunos de artes visuais de 2024 do Centro Universitário Belas Artes (30/11 a 5/12/2024), o artista e aluno VIRI, apresentou para a sua pesquisa com nota máxima, um conjunto de pinturas contemporâneas e inovadoras. A mostra foi composta por 41 trabalhos de alunos em formação, onde cada um apresentou sua obra e sua pesquisa de conclusão.
Como um dos destaques da coletiva, o artista paulistano apresentou sua pesquisa de TCC sobre a tragédia como uma linguagem contempoânea universal, com uma banca examinadora composta pelo museólogo Fábio Magalhães, pelo diretor da Fundação Memorial da América Latina Prof. Dr. Roberto Bertani e o orientador Prof. Ms. Vitor Mizael.
O artista utiliza das técnicas de lápis grafite; sprays cinza e preto; tinta acrílica vermelha e verniz fosco para compor suas telas.
Entre as obras expostas, a pintura Que Deus me Ilumine, Amém se destacou pelo seu tamanho e por questionar o conceito de ressignificação e autenticidade na arte atual contemporânea.
Segundo o artista, ele “acredita que conseguiu atingir o ponto exato de ressignificação e transformação ao criar uma estética e apresentar um novo olhar de simbolismo dentro do contexto contemporâneo”. Através de sua técnica, da reinterpretação dos símbolos clássicos e da sua imersão em suas próprias memórias e sentimentos, VIRI está criando uma obra que não apenas revisita o passado, mas também o reinventa, fazendo com que temas como Renascimento, Simbolismo e Originalidade se tornem uma forma de diálogo constante com o presente, com suas complexidades e contradições emocionais.
O trabalho de conclusão de curso consiste na apresentação poética e teórica da obra Pilares de Melancolia (2024), que reflete a presença da tragédia e do drama como uma forma de linguagem universal dentro da arte contemporânea. Esta é composta por 3 pinturas em painéis que apresenta o drama e a emoção como ferramenta de criação e linguagem, em que o acabamento desenvolvido parte de técnicas autorais de desenho e pinturas autobiográficas. A partir disso, tem-se o intuito de apresentar um novo estilo, símbolos e linguagens que enfatizem a ressignificação e construção de um novo tipo de corpo de obra a partir de significados e símbolos já existentes na arte tradicional e clássica. Através do desenvolvimento do trabalho artístico, investiga-se a presença do corpo expressivo na arte, oferecendo um panorama histórico e clássico de sua representação. Traça-se um diálogo entre a obra, o Renascentismo e o Humanismo na arte a partir da contextualização de um cenário de tristeza, drama, tragédia e busca por salvação.