Duas gravuras falsificadas atribuídas a Pablo Picasso foram vendidas em um leilão em Stuttgart, na Alemanha, antes que as autoridades conseguissem intervir. Segundo informações do Departamento Estadual de Investigação Criminal de Baden-Württemberg (LKA), outras duas obras falsas da mesma origem foram apreendidas a tempo. Os trabalhos imitavam composições da série Suite Vollard, um conjunto de 100 gravuras criadas por Picasso entre 1930 e 1937 a pedido do marchand Ambroise Vollard, e foram inseridos no mercado internacional por um cidadão italiano, suspeito de liderar uma operação sistemática de falsificação.
As investigações, que envolvem as polícias dos estados de Baden-Württemberg e Berlim, vêm sendo conduzidas há anos em parceria com o Museu Picasso de Münster, que atestou a inautenticidade das obras. Uma das gravuras vendidas foi confiscada em uma galeria na cidade alemã de Worms, enquanto a outra foi localizada na Áustria. Em Roma, no início de julho, a unidade dos Carabinieri especializada na proteção do patrimônio cultural realizou ações contra o principal suspeito, embora detalhes sobre sua identidade ou prisão não tenham sido divulgados.
Até o momento, sete falsificações ligadas ao mesmo indivíduo e sua rede já foram apreendidas. A série Suite Vollard, alvo da fraude, é considerada uma das mais importantes incursões de Picasso na gravura, reunindo cenas mitológicas, retratos e representações do escultor e de sua musa, Marie-Thérèse Walter, sob o olhar ambíguo e moderno do artista espanhol.


