Dois artistas, um russo e um francês, correspondem-se diariamente em isolamento

Run V, 2019 de Emmanuel Bornstein

Dois pintores contemporâneos, um russo e um francês radicalizado alemão, correspondem-se diariamente através de pinturas e pequenos textos sobre seus cotidianos em tempos de isolamento social.

Historicamente, a arte sempre responde à realidade e aos acontecimentos do mundo. Uma emblemática frase atribuída à Banksy explica um pouco sobre esse processo bilateral: “a arte deve perturbar o que é confortável e confortar o que perturba”.
Sob o panorama da pandemia vigente, artistas e instituições do mundo inteiro estão criando e propondo maneiras de pensar e expressar a vida a partir do isolamento social – medida urgente, orientada pela Organização Mundial da Saúde e pelos governos do mundo todo para conter a propagação do COVID-19.
Mesmo em isolamento, grande parte da população mundial encontra-se bastante conectada através de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o que têm ajudado muitas pessoas em período de quarentena a dividirem ansiedades, medos, angústias, mas também paixões, boas notícias, humor, arte. Neste contexto, dois artistas participantes da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba decidiram iniciar um diálogo artístico diário entre eles através de suas redes sociais, documentando seu cotidiano: Emmanuel Bornstein, pintor francês residente em Berlim, Alemanha, e Vladimir Potapov, pintor russo residente em Moscou.

“Nosso novo estilo de vida é ditado por circunstâncias bem conhecidas. Isso nunca foi e nunca será como era antes. Nós (eu sou um artista russo de Moscou, e Emmanuel Bornstein) decidimos iniciar um diálogo diário no Instagram e no Facebook. É importante vivermos o nosso tempo, sentir todos os medos, desespero e esperanças. Documentaremos nosso cotidiano, e faremos da melhor maneira possível para nós – pintando. O diário online é uma crônica de isolamento imerso na vida doméstica, em experiências internas e na compreensão do que está acontecendo lá fora. Começa hoje e continua até o final da quarentena. Desejamos a todos segurança e saúde!” Vladimir Potapov, 21 de março de 2020.

O projeto de quarentena dos artistas Bornstein e Potapov é publicado todos os dias nas redes sociais da Bienal de Curitiba. É possível acompanhar acessando os stories da Bienal no Instagram, as publicações diárias na timeline da página da Bienal no Facebook ou a thread da Bienal no Twitter. Todos os textos são traduzidos do inglês e do russo ao português e acompanham a pintura feita pelos artistas no dia da publicação.

You Are a Disaster!, 2019 de Vladimir Potapov

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …