Do Ho Suh em mostra digital

Vinte anos após a primeira exposição de Do Ho Suh nos Estados Unidos, a Lehmann Maupin Gallery, que o acompanhava até hoje, apresenta uma exposição digital como complemento da física de Londres. A exposição virtual apresenta obras icônicas do aclamado artista coreano. Nascido em Seul e agora baseado em Londres, Suh é reconhecido por suas práticas multidisciplinares. Ao longo de sua carreira, trabalhou com diversos processos e materiais, do real à pequena escala, passando pelo desenho, escultura, vídeo e instalação. O seu trabalho centra-se principalmente nos espaços domésticos e no conceito de casa independentemente da sua localização geográfica. Ele investiga questões como a individualidade em sociedade, como habitamos os espaços e como eles nos acompanham na memória.   Com extremo enfoque no detalhe, o artista retrata, em escala real e em tecido, suas casas, oficinas e residências anteriores como consequência da vida itinerante do artista.

“O espaço que me interessa não é apenas físico, mas intangível, metafórico e psicológico”, diz. Parte de sua célebre série Hubs, a obra “Hub-1” (2018) recria o hall de entrada da casa de infância de Suh em Seul. A instalação explora os intermediários. Neste caso, as áreas que habitamos antes de entrar ou sair de outro espaço. A recriação expõe as ligações borradas entre o exterior e o interior e entre o público e o privado. Suh descreve essa série de obras facilmente transportáveis ​​como mecanismos de sobrevivência que o ajudam a transportar ideias aonde quer que vá. A escolha de uma única cor e a transparência do tecido atuam como consciência da memória. Apesar da precisão arquitetônica, a sensação de quem está caminhando pelo “Hub-1” é que a memória não são apenas sentidos, mas sensações.

 

Em sua série “Rubbing / Loving” (2016), Suh, após embrulhar completamente seu apartamento em Londres em papel, esfrega um lápis para obter um desenho preciso. Desse modo, uma reconstrução é apresentada a uma distância que pode parecer um desenho e, à medida que nos aproximamos, assume uma tridimensionalidade imaginária. “Rubbing / Loving” é uma obra que nos incentiva a ver além da materialização do espaço. Graças ao trabalho insaciável de detalhes, a cor escurece nas maçanetas e puxadores, que testemunham uma vida vivida. As variabilidades de cores afirmam a ação dos objetos como recipientes de memórias.

Onde termina a individualidade e quando começa? Isso é o que Suh parece questionar em suas aquarelas de mídia mista mais recentes da série Undressing (2019, 2020) e Dreaming Home (2019). No primeiro, observa-se uma figura antropomórfica solitária com uma peculiaridade. O ser contém uma extensão muito maior de seu corpo que se estende para o interior de uma casa. Nesta obra, e como em Family Cuddle (2020), Suh volta a refletir sobre os limites de uma memória arquitetônica pessoal e, desprovida de um olhar nostálgico, sobre os vínculos com a sociedade. Em sua assombrosa série Karma, isso é explorado em relação ao outro. Aquele que observa e é observado. Como eles nos veem? Como os vemos? A escultura, que combina verticalmente múltiplas faces, é uma busca de autopercepção, talvez do próprio artista, na sociedade contemporânea.

 

A MOSTRA ONLINE COM TRABALHOS DO ARTISTA PODE SER ACESSADA CLICANDO AQUI

Fonte: Arte Al Día

Compartilhar:
Notícias - 08/03/2021

Lina Bo Bardi é consagrada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza

A arquiteta italiana naturalizada brasileira receberá – in memoriam – o Leão de Ouro Especial pela trajetória e conjunto de …

Notícias - 08/03/2021

Mostra no Sesc Ribeirão Preto abre inscrições para artistas

Entre 15 de março e 30 de abril, a Mostra de Arte da Juventude – MAJ, realizada há mais de …

Notícias - 08/03/2021

Galeria GC36 é comandada por e para mulheres

Com o intuito de construir novas referências na arte, a GC36 – galeria de arte colaborativa que reúne fotógrafos e …

Notícias - 07/03/2021

Damien Hirst ganha mostra de um ano de duração na Gagosian

Não é sempre que uma galeria – especialmente uma com status de “mega” – cede um espaço inteiro para um …

Notícias - 07/03/2021

"Female Voices of Latin America" celebra artistas mulheres da região

“Female Voices of Latin América” vai celebrar o trabalho de mais de 150 mulheres artistas vivas de toda a região, …

Notícias - 05/03/2021

As polêmicas envolvendo o leilão de obras do surrealista Man Ray

Uma venda da Christie’s apresentando dezenas de obras de Man Ray que a confiança do artista tentou interromper foi realizada …

Notícias - 05/03/2021

Mural possivelmente criado por Banksy aparece em prisão na Inglaterra

Uma obra de arte no topo da parede de uma antiga prisão em Reading, Inglaterra, pode ter sido criada por …

Notícias - 05/03/2021

Mona Lisa e o objeto escondido que transforma o significado da obra-prima de Da Vinci

O retrato emblemático de Leonardo Da Vinci, feito em 1503, estrelado por Lisa del Giocondo, uma mulher de 24 anos, …

Notícias - 05/03/2021

Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma …

Notícias - 05/03/2021

Exposição de mulheres Artistas Históricas é aberta na Hawthorne Fine Art

Hawthorne Fine Art apresenta a mostra Still Remembering Those Ladies. A exposição segue a mostra inovadora Remember the Ladies: Women …

Notícias - 05/03/2021

Empresa queima obra de Banksy para transformá-la em original digital

Uma empresa de blockchain comprou uma obra de arte de Banksy por US $ 95.000, queimou e transmitiu ao vivo …

Notícias - 04/03/2021

Galerias brasileiras expõem na SOUTH SOUTH VEZA

Os visitantes da SOUTH SOUTH VEZA, o primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea …