Divulgados os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020

A comissão julgadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS selecionou os ganhadores da oitava edição, depois de avaliar 500 projetos de todas as partes do país. O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos das mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos fará parte da Coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Os vencedores desta edição são os projetos THEMÔNIAS, de Rafael BQueer, e Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, de Val Souza.

“Os dois projetos têm em comum o fato de contribuir para expandir nosso repertório de imagens, usando a arte para ampliar nossa experiência do mundo e dar visibilidade a grupos socialmente discriminados”, afirma Thyago Nogueira, coordenador da Bolsa de Fotografia e da área de Fotografia Contemporânea do IMS

Sobre os vencedores

Rafael BQueer (Belém, 1992)

O projeto THEMÔNIAS consiste na realização de fotografias e um filme de curta-metragem com cinco performances desenvolvidas com o coletivo das artistas THEMÔNIAS, da cena Drag-LGBTQIA+ de Belém do Pará. O coletivo foi fundado por Rafael e outras artistas locais em 2014 e reúne hoje cerca de 150 pessoas que se montam e se apresentam na noite paraense. Um projeto sobre diversidade e memória na Amazônia.

Rafael BQueer vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. Graduou-se em licenciatura e bacharelado no curso de artes visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Drag queen e ativista, BQueer usa vídeo e fotografia para satirizar o universo pop e criticar questões contemporâneas. Atua de forma transdisciplinar, com experiência na moda, em escolas de samba e em arte contemporânea.

Val Souza (São Paulo, 1985)

No projeto Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, a artista propõe realizar fotografias que problematizem os retratos de mulheres negras presentes em arquivos históricos. Val produzirá autorretratos de flagrantes cotidianos, construindo uma espécie de diário íntimo. A Vênus, deslocada nas imagens de mulheres negras, será revelada nas selfies da artista.

Val Souza vive e trabalha entre Salvador e São Paulo. Licenciou-se em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e fez mestrado em dança pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha com performance e seus desdobramentos desde 2012. Sua prática inclui fotografia, dança, teatro, vídeo e instalação e tematiza a exploração da autoexposição e da subjetividade.

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

A cada nova edição, a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS mostra a diversidade da produção fotográfica brasileira, premiando projetos que trabalham com diferentes vertentes da imagem fotográfica. Além da qualidade artística de cada projeto, também são avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta em tempos de pandemia.  Por causa da pandemia, todo o processo de inscrição e avaliação da Bolsa foi realizado virtualmente.

Ao longo de 8 edições, a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS premiou os seguintes artistas: João Castilho, Letícia Ramos, Coletivo Garapa, Bárbara Wagner, Helena Martins-Costa, Coletivo Trema, Vijai Patchineelam, Dora Longo Bahia, Sofia Borges, Tatewaki Nio, Aline Motta, Dias&Riedweg, Eustáquio Neves e Aleta Valente.

 Comissão julgadora Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020:

●   Keyna Eleison, diretora artística do MAM-RJ

●   Thyago Nogueira, coordenador da Bolsa de Fotografia e da área de Fotografia Contemporânea do IMS

●   Heloisa Espada, curadora de artes visuais do IMS

●   Sergio Burgi, coordenador da área de Fotografia do IMS

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …