Divulgados os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020

A comissão julgadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS selecionou os ganhadores da oitava edição, depois de avaliar 500 projetos de todas as partes do país. O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos das mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos fará parte da Coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Os vencedores desta edição são os projetos THEMÔNIAS, de Rafael BQueer, e Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, de Val Souza.

“Os dois projetos têm em comum o fato de contribuir para expandir nosso repertório de imagens, usando a arte para ampliar nossa experiência do mundo e dar visibilidade a grupos socialmente discriminados”, afirma Thyago Nogueira, coordenador da Bolsa de Fotografia e da área de Fotografia Contemporânea do IMS

Sobre os vencedores

Rafael BQueer (Belém, 1992)

O projeto THEMÔNIAS consiste na realização de fotografias e um filme de curta-metragem com cinco performances desenvolvidas com o coletivo das artistas THEMÔNIAS, da cena Drag-LGBTQIA+ de Belém do Pará. O coletivo foi fundado por Rafael e outras artistas locais em 2014 e reúne hoje cerca de 150 pessoas que se montam e se apresentam na noite paraense. Um projeto sobre diversidade e memória na Amazônia.

Rafael BQueer vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo. Graduou-se em licenciatura e bacharelado no curso de artes visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Drag queen e ativista, BQueer usa vídeo e fotografia para satirizar o universo pop e criticar questões contemporâneas. Atua de forma transdisciplinar, com experiência na moda, em escolas de samba e em arte contemporânea.

Val Souza (São Paulo, 1985)

No projeto Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, a artista propõe realizar fotografias que problematizem os retratos de mulheres negras presentes em arquivos históricos. Val produzirá autorretratos de flagrantes cotidianos, construindo uma espécie de diário íntimo. A Vênus, deslocada nas imagens de mulheres negras, será revelada nas selfies da artista.

Val Souza vive e trabalha entre Salvador e São Paulo. Licenciou-se em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e fez mestrado em dança pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha com performance e seus desdobramentos desde 2012. Sua prática inclui fotografia, dança, teatro, vídeo e instalação e tematiza a exploração da autoexposição e da subjetividade.

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

A cada nova edição, a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS mostra a diversidade da produção fotográfica brasileira, premiando projetos que trabalham com diferentes vertentes da imagem fotográfica. Além da qualidade artística de cada projeto, também são avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta em tempos de pandemia.  Por causa da pandemia, todo o processo de inscrição e avaliação da Bolsa foi realizado virtualmente.

Ao longo de 8 edições, a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS premiou os seguintes artistas: João Castilho, Letícia Ramos, Coletivo Garapa, Bárbara Wagner, Helena Martins-Costa, Coletivo Trema, Vijai Patchineelam, Dora Longo Bahia, Sofia Borges, Tatewaki Nio, Aline Motta, Dias&Riedweg, Eustáquio Neves e Aleta Valente.

 Comissão julgadora Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020:

●   Keyna Eleison, diretora artística do MAM-RJ

●   Thyago Nogueira, coordenador da Bolsa de Fotografia e da área de Fotografia Contemporânea do IMS

●   Heloisa Espada, curadora de artes visuais do IMS

●   Sergio Burgi, coordenador da área de Fotografia do IMS

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …