Destino trágico de musa de Van Gogh é revelado em novo livro

Uma representação de Vincent van Gogh de Sien Hoornik, a única namorada do artista, de 1882. Cortesia: Kröller-Müller Museum, Otterlo.

O especialista em Van Gogh, Martin Bailey, relata a difícil vida de Sien Hoornik.

Em sua curta vida de 37 anos, Vincent van Gogh teve apenas uma namorada, Sien Hoornik, uma prostituta que ele contratou para ser sua modelo. E apenas 21 anos depois do artista ter se matado em um campo no norte da França, Hoornik também morreu por conta própria – assim como ela disse que faria ao artista.

A história, contada no novo livro do especialista em Van Gogh, Martin Bailey, Vivendo com Vincent van Gogh: As casas e paisagens que modelaram o artista (publicado pela White Lion Publishing), desenvolve mais completamente uma história que só era conhecida anteriormente em parte.

Quando Hoornik conheceu o artista, ela era uma mãe solteira grávida. Eventualmente, ela e sua jovem filha mudaram-se para o seu humilde apartamento em Haia, onde ela deu à luz um filho, chamado Willem, em homenagem ao nome do meio do artista, embora ele não fosse o pai.

Cerca de um ano depois que eles começaram a viver juntos, Hoornik disse a Van Gogh que ela havia se tornado uma “prostituta” por acomodação, prevendo que “estava fadada a acabar pulando na água”, relata Bailey.

Hoornik finalmente se afogou em 1904. Embora a acadêmica de Van Gogh, Jan Hulsker, tenha escrito anteriormente sobre seu suicídio, a data e as circunstâncias exatas nunca haviam sido identificadas. Bailey rastreou sua certidão de óbito no arquivo municipal de Roterdã, combinando a data da morte com relatos em um jornal local sobre uma mulher que se afogou.

Hoornik não teve uma vida fácil. Ela perdeu dois filhos na infância, e cada um dos quatro homens que a engravidaram acabou abandonando-a. Embora Van Gogh tenha expressado o desejo de se casar com ela, eles nunca se casaram.

“Eu não quero que ela se sinta abandonada e sozinha por mais uma vez… Eu sinto um amor terno por ela e abraço seus filhos”, escreveu o artista em uma carta para seu irmão, Theo. Van Gogh reconheceu o estado frágil de Hoornik, acrescentando que temia que, se não se casassem, “as dificuldades a farão seguir o mesmo caminho que termina no abismo”.

O atestado de óbito da antiga namorada de van Gogh, Clasina (Sien) Maria Hoornik (22 de novembro de 1904). © Collectie Staadsarchief Roterdão.

Os dois se separaram cerca de 18 meses depois de se conhecerem, em parte porque Hoornik não compartilhava o amor voraz de Van Gogh por arte e literatura – mas também por causa da oposição de Theo ao relacionamento (ele se opunha a que seu irmão se casasse com uma ex-prostituta). Depois que eles terminaram, Hoornik enviou seus dois filhos vivos para serem criados por membros da família.

Em 1901, aos 51 anos, ela finalmente se casou pela primeira vez com Arnoldus Franciscus van Wijk, 11 anos mais novo do que ela. A pesquisa de Bailey revelou um artigo de jornal no qual ele foi solicitado a identificar o corpo exumado de sua esposa uma semana após sua morte, altura em que o corpo estava em estado de decadência.

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …