Desenho feito por Michelangelo quando tinha 12 anos finalmente é atribuído ao pintor

Um renomado estudioso de arte italiana atribuiu um desenho de ca. 1487 para Michelangelo – e diz que é o trabalho mais antigo conhecido pelo artista até hoje, feito quando o mestre da Renascença tinha apenas 12 anos de idade.

O desenho de tinta marrom e caneta, que mede pouco mais de 10x20cm, retrata um homem de robe sentado em um trono com um cetro em uma mão. Embora o  Homem sentado seja “um pedaço de juvenilia”, o estudioso, Sir Timothy Clifford, disse ao Daily Mail que suas particularidades apontam para o estilo de Michelangelo: “com queixos arredondados e uma linha muito grossa debaixo do nariz … Nenhum outro aluno de Ghirlandaio desenha assim”, disse Clifford sobre o professor do artista, Domenico Ghirlandaio.

Em 1989, um colecionador britânico não identificado comprou o trabalho então não identificado de uma casa de leilões francesa. Quando o historiador de arte Miles Chappell lhe disse que parecia um Michelangelo, o colecionador contatou Clifford, que foi diretor das Galerias Nacionais da Escócia.

Clifford examinou o desenho e, apesar de se assemelhar ao trabalho de outros desenhistas florentinos da época, “há algo a respeito disso que apenas faz a diferença”, disse Clifford ao Daily Mail. “É um objeto fascinante.”

Michelangelo Buonarroti Estudos para a Sibila da Líbia (reto); Estudos para a Sibila da Líbia e um pequeno Esboço para uma Figura Sentada (verso), (c. 1510–11). Cortesia do Metropolitan Museum of Art.

Michelangelo Buonarroti, Estudos para a Sibila da Líbia e um pequeno Esboço para uma Figura Sentada (verso), (c. 1510-11). Cortesia do Metropolitan Museum of Art.

O fato de o desenho ter sobrevivido à vida de Michelangelo é notável por si só. No século 16, Giorgio Vasari escreveu que o artista estava propenso a queimar obras que ele considerava imperfeitas e não queria mostrar os obstáculos que enfrentou quando “testou seu gênio” ao longo dos anos.

O desenho está atualmente emprestado ao Museu de Belas Artes de Budapeste, como parte do espetáculo “Triunfo do Corpo”, até 30 de junho.

O curador da exposição, Zoltán Kárpáti, disse ao Mail : “Tendo em conta que os desenhos de estudo por aprendizes raramente eram preservados, juntamente com a obsessão de Michelangelo de destruir todos os desenhos que já não serviam, o desenho merece um lugar de destaque na obra do mestre ”.

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …