Desenho feito por Michelangelo quando tinha 12 anos finalmente é atribuído ao pintor

Um renomado estudioso de arte italiana atribuiu um desenho de ca. 1487 para Michelangelo – e diz que é o trabalho mais antigo conhecido pelo artista até hoje, feito quando o mestre da Renascença tinha apenas 12 anos de idade.

O desenho de tinta marrom e caneta, que mede pouco mais de 10x20cm, retrata um homem de robe sentado em um trono com um cetro em uma mão. Embora o  Homem sentado seja “um pedaço de juvenilia”, o estudioso, Sir Timothy Clifford, disse ao Daily Mail que suas particularidades apontam para o estilo de Michelangelo: “com queixos arredondados e uma linha muito grossa debaixo do nariz … Nenhum outro aluno de Ghirlandaio desenha assim”, disse Clifford sobre o professor do artista, Domenico Ghirlandaio.

Em 1989, um colecionador britânico não identificado comprou o trabalho então não identificado de uma casa de leilões francesa. Quando o historiador de arte Miles Chappell lhe disse que parecia um Michelangelo, o colecionador contatou Clifford, que foi diretor das Galerias Nacionais da Escócia.

Clifford examinou o desenho e, apesar de se assemelhar ao trabalho de outros desenhistas florentinos da época, “há algo a respeito disso que apenas faz a diferença”, disse Clifford ao Daily Mail. “É um objeto fascinante.”

Michelangelo Buonarroti Estudos para a Sibila da Líbia (reto); Estudos para a Sibila da Líbia e um pequeno Esboço para uma Figura Sentada (verso), (c. 1510–11). Cortesia do Metropolitan Museum of Art.

Michelangelo Buonarroti, Estudos para a Sibila da Líbia e um pequeno Esboço para uma Figura Sentada (verso), (c. 1510-11). Cortesia do Metropolitan Museum of Art.

O fato de o desenho ter sobrevivido à vida de Michelangelo é notável por si só. No século 16, Giorgio Vasari escreveu que o artista estava propenso a queimar obras que ele considerava imperfeitas e não queria mostrar os obstáculos que enfrentou quando “testou seu gênio” ao longo dos anos.

O desenho está atualmente emprestado ao Museu de Belas Artes de Budapeste, como parte do espetáculo “Triunfo do Corpo”, até 30 de junho.

O curador da exposição, Zoltán Kárpáti, disse ao Mail : “Tendo em conta que os desenhos de estudo por aprendizes raramente eram preservados, juntamente com a obsessão de Michelangelo de destruir todos os desenhos que já não serviam, o desenho merece um lugar de destaque na obra do mestre ”.

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2020

Artista brasileiro recebe convite honroso em Portugal.

O artista Tulio Dek, vivendo em Portugal desde o início do ano passado, acaba de ser convidado para uma empreitada muito …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …