Descoberto raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França

No ano passado, uma casa de leilões regional na Inglaterra vendeu uma pintura do tamanho de uma caixa de fósforos de um homem que se pensava ser Sir Walter Raleigh. Mas essa identificação não estava certa, de acordo com o astuto negociante de arte que a pegou. Na verdade, é um raro retrato em miniatura de Henrique III, o polêmico rei do travesti da França, pintado por um artista aclamado no século 16. Agora, o negociante espera vendê-lo para o Louvre.

Philip Mold, co-apresentador do programa “Fake or Fortune?” Da BBC show, comprou o trabalho em um leilão online no ano passado. A verdadeira identidade do tema da pintura rapidamente ficou clara para ele, mas uma surpresa ainda maior veio quando sua moldura em forma de medalhão foi posteriormente aberta. No reverso da pintura estava a assinatura de Jean Decourt, famoso pintor da corte francesa, e a data de 1578. Acredita-se que seja o único exemplo de uma obra de arte com o nome do artista ainda existente hoje.

“Esta descoberta inovadora terá um grande impacto no estudo dos retratos e pinturas em miniatura do final de Valois nos anos que virão.”, disse Celine Cachaud, especialista em miniaturas de retratos que trabalha no Instituto Nacional de História da Arte de Paris, em um comunicado.

Mold está agora oferecendo ao Louvre o direito de preferência sobre a pintura, o que é apropriado, ele explica, já que provavelmente foi executada na residência real – o prédio ocupado pelo museu hoje. “Este trabalho é um tesouro nacional francês”, disse o negociante em um comunicado, chamando-o de uma “imagem inédita extremamente significativa de um rei incompreendido e a confirmação do imenso talento de Jean Decourt”.

“Seria maravilhoso se pudesse‘ voltar para casa’ em Paris, pois acredito que é onde realmente pertence”, acrescentou.

Mould não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o preço que pagou pela obra, que era provavelmente uma fração de seu valor real, potencialmente em várias centenas de milhares de libras.

Com pouco mais de cinco centímetros de comprimento, a pintura mostra Henrique III em joias e um chapéu – uma representação familiar do homem que foi rei da França de 1574 até seu assassinato em 1589, pelas mãos de um frade jacobino. Na verdade, a tendência de Henri para usar roupas femininas foi bem documentada em sua época, assim como seu círculo de companheiros homens. Já Decourt tornou-se o artista oficial da corte em 1572 sob o governo do rei Carlos IX. Seus retratos mais conhecidos incluem os de Maria, Rainha dos Escoceses e Elizabeth I.

Fonte: The ArtNet News

Compartilhar:
Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …

Notícias - 10/05/2021

Análise das cartas de Van Gogh revela novos detalhes sobre pinturas

A primeira exposição a explorar os olivais de Vicente tem novas datas. A mostra no Museu Van Gogh de Amsterdã …

Notícias - 07/05/2021

Lista de finalistas do Turner Prize é composta inteiramente por coletivos com engajamento social

Em um ano marcado por dificuldades sem precedentes, colaboração e solidariedade são os temas subjacentes ao Turner Prize deste ano …

Notícias - 07/05/2021

Três coisas que você talvez não saiba sobre "The Child’s Bath", de Mary Cassatt

Quando o Dia das Mães foi proposto como feriado em 1913, a artista franco-americana Mary Cassatt não gostou muito da …

Notícias - 07/05/2021

Galerias brasileiras participam de feiras em Nova York

Em maio a cidade de Nova Iorque abriga algumas feiras de arte contemporânea, como a Frieze New York e a …

Notícias - 06/05/2021

Bienal de Arte Paiz tem início na Guatemala

Intitulada Lost. In Between. Together, pela primeira vez em sua história, a Bienal de Arte Paiz será inteiramente voltada para …

Notícias - 06/05/2021

OCUPAÇÃO IMAGÉTICA SELECIONA ARTISTAS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DE SÃO PAULO E ABCD

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e …

Notícias - 06/05/2021

MASP anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros …

Notícias - 30/04/2021

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do …

Notícias - 30/04/2021

Panorama Raft inicia chamada pública de projetos liderados por artistas de todo o Brasil

O Festival Panorama, um dos principais eventos artísticos do Brasil, lançou este ano o Panorama Jangada, um projeto criado no …

Notícias - 30/04/2021

inscrições abertas para o 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Estão abertas as inscrições do 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN, voltado a universitários e recém-formados de …