Descoberta: primeira professora de arte de Van Gogh

Anna Birnie, com cerca de 17 de idade (cerca de 1862)

Vincent van Gogh não se saiu bem na escola primária da vila em Zundert e, aos oito anos de idade, foi levado para casa para ser ensinado por uma governanta de 17 anos, Anna Birnie (1844-1917). Praticamente nada se sabia sobre Anna, a não ser seu nome, mas seus descendentes acabaram de ser rastreados – e agora temos uma fotografia dela e a história de sua vida. Anna veio de uma formação artística: seu pai era pintor, mas sua carreira foi interrompida quando ele acabou em um asilo mental.

Ron Dirven, diretor da Casa Van Gogh em Zundert, o local de nascimento do artista, estava interessado em descobrir mais sobre a jovem governanta de Vincent. Ele localizou um descendente, Birgitte Birnie, que – por sorte – trabalha como diretora de marketing do Museu Stedelijk em Breda, perto de Zundert, no sul da Holanda. Birgitte então contatou um tio, cujos filhos produziram um álbum de família com fotografias do final do século XIX, que inclui uma das jovens governantas. Este álbum acaba de ser exibido na Van Gogh House de Zundert (até 12 de janeiro de 2020).

Dirven teve uma surpresa maravilhosa quando Birgitte lhe mostrou a fotografia e, juntos, fizeram uma pesquisa mais aprofundada: “Anna começou a ficar ‘viva’ e ficou claro que o papel que ela desempenhou na infância de Vincent era muito mais importante do que imaginávamos”.

Os Birnies eram originários da Escócia e haviam se mudado para a Holanda no século XVIII. Anna era filha de um artista, Steven Birnie, que trabalhou como tutor de arte e desenhista em Kampen, perto de Amsterdã. Mais tarde, ele deixou o emprego para trabalhar em tempo integral como artista.

Em 1861, Steven foi enviado para um asilo mental – um destino que mais tarde seria compartilhado com Van Gogh. Esse infeliz evento provavelmente precipitou a partida de Anna, pois algumas semanas depois ela deixou Kampen para Zundert, para assumir o cargo de governanta e morar na casa dos Van Goghs. Desde fevereiro de 1862, ela ensinou Vincent, então com oito anos, junto com seus irmãos mais novos. Segundo Dirven, “Anna quase certamente teve um papel significativo na criação dos primeiros esboços de Vincent”.

Entre as matérias que Anna ensinou às crianças Van Gogh, estava o desenho, uma habilidade que ela adquirira de seu pai artístico. Há uma referência tentadora à sua orientação. Mietje van Gogh, uma das tias de Vincent, registra que, para o aniversário de casamento dos pais em 29 de novembro de 1863, “Bernie [sic] fez excelentes preparativos, sem que a mãe notasse … Anna [irmã mais velha de Vincent] fez uma pequena almofada e Vincent um desenho”.

Celeiro e fazenda de Vincent van Gogh (1864)

Poucas semanas depois, no aniversário de seu pai, Vincent desenhou um celeiro e uma fazenda, provavelmente uma cena rural em Zundert. No reverso, seu pai escreveu: “8 de fevereiro de 1864, Vincent”. Surpreendentemente, esse pequeno esboço sobreviveu, passando mais tarde para a irmã de Vincent, Anna. Seus descendentes o leiloaram em Calais em 1988, quando desapareceu em uma coleção particular.

E o que aconteceu com Anna Birnie? Vincent foi enviado para o internato em Zevenbergen em outubro de 1864 e Anna finalmente deixou Zundert três anos depois, depois de servir como governanta dos irmãos mais novos. Anna nunca se casou ou teve seus próprios filhos. Ela morreu em 1917 em uma plantação de tabaco de propriedade da família Birnie em Java nas Índias Orientais Holandesas (agora Indonésia).

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …