Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na cidade. A obra de arte mostra uma garota brincando com um pneu da bicicleta, que estava acorrentada a um poste próximo, do lado de fora de um salão de beleza.
A especulação sobre a autoria da obra cresceu assim que ela surgiu na esquina da Avenida Rothesay, no distrito de Lenton, em 13 de outubro, até que o enigmático grafiteiro confirmou que ele era seu criador – levando os turistas a fazer fila para visitá-la.
A bicicleta parecia ter sido roubada no fim de semana, mas decobriu-se que a mesma havia sido removida pelo proprietário do prédio onde o mural foi pintado e levada “por segurança”. O Projeto Nottingham, uma organização que visa “rejuvenescer” a cidade, tuitou que estava trabalhando com o conselho e o proprietário do edifício para proteger a obra de arte. O conselho cobriu o mural com lençóis plásticos transparentes.
Uma bicicleta de montanha Raleigh Outland, sem a roda traseira, foi colocada em seu lugar dias depois. Kyle Myatt, um entregador de comida local, disse à BBC que havia comprado a substituta por £20 depois de ver que a original tinha ido embora. Ele disse: “Eu só fiz isso para ver as pessoas mais felizes. Mesmo que não tenha sido roubada, ainda estou feliz por tê-la substituído, pois parece parte do Banksy”.
A professora tracy Sansom, de Nottingham, notou que a original havia desaparecido quando ela foi vê-la no domingo de manhã. “Todo mundo está falando sobre isso, mas quando chegamos eu fiquei: ‘Meu Deus, a bicicleta sumiu'”, disse ela. Seu falecido marido trabalhou para a fabricante de bicicletas Raleigh, uma das maiores empresas de Nottingham até que fechou em 2002 – o que significa que ela tinha uma conexão emocional com a obra, que ficava perto da antiga fábrica.
Outra moradora próxima, Louise Harrison, disse: “Sinto que Banksy nos deu um presente quando estávamos em baixa com taxas crescentes de infecção… a bicicleta que falta tira parte dele”
Surinder Kaur, que dirige um salão de beleza próximo, disse que a bicicleta apareceu ao mesmo tempo que o mural. “Todo mundo está muito animado e muitas, muitas pessoas estão vindo ver a pintura”, disse ela no mês passado. “Todo mundo estava confuso sobre se era real ou não, mas é uma imagem incrível, é uma arte incrível.”
FONTE: The Guardian