Bicicleta desaparece de obra de Banksy

Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na cidade. A obra de arte mostra uma garota brincando com um pneu da bicicleta, que estava acorrentada a um poste próximo, do lado de fora de um salão de beleza.

A especulação sobre a autoria da obra cresceu assim que ela surgiu na esquina da Avenida Rothesay, no distrito de Lenton, em 13 de outubro, até que o enigmático grafiteiro confirmou que ele era seu criador – levando os turistas a fazer fila para visitá-la.

A bicicleta parecia ter sido roubada no fim de semana, mas decobriu-se que a mesma havia sido removida pelo proprietário do prédio onde o mural foi pintado e levada “por segurança”. O Projeto Nottingham, uma organização que visa “rejuvenescer” a cidade, tuitou que estava trabalhando com o conselho e o proprietário do edifício para proteger a obra de arte. O conselho cobriu o mural com lençóis plásticos transparentes.

Uma bicicleta de montanha Raleigh Outland, sem a roda traseira, foi colocada em seu lugar dias depois. Kyle Myatt, um entregador de comida local, disse à BBC que havia comprado a substituta por £20 depois de ver que a original tinha ido embora. Ele disse: “Eu só fiz isso para ver as pessoas mais felizes. Mesmo que não tenha sido roubada, ainda estou feliz por tê-la substituído, pois parece parte do Banksy”.

A professora tracy Sansom, de Nottingham, notou que a original havia desaparecido quando ela foi vê-la no domingo de manhã. “Todo mundo está falando sobre isso, mas quando chegamos eu fiquei: ‘Meu Deus, a bicicleta sumiu'”, disse ela. Seu falecido marido trabalhou para a fabricante de bicicletas Raleigh, uma das maiores empresas de Nottingham até que fechou em 2002 – o que significa que ela tinha uma conexão emocional com a obra, que ficava perto da antiga fábrica.

Outra moradora próxima, Louise Harrison, disse: “Sinto que Banksy nos deu um presente quando estávamos em baixa com taxas crescentes de infecção… a bicicleta que falta tira parte dele”

Surinder Kaur, que dirige um salão de beleza próximo, disse que a bicicleta apareceu ao mesmo tempo que o mural. “Todo mundo está muito animado e muitas, muitas pessoas estão vindo ver a pintura”, disse ela no mês passado. “Todo mundo estava confuso sobre se era real ou não, mas é uma imagem incrível, é uma arte incrível.”

 

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …