Depois de muitos atrasos, 125 esculturas de Jeff Koons foram finalmente enviadas à Lua na manhã de 15 de fevereiro, a partir do Cabo Canaveral, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
A iniciativa, conhecida como “The Moon Phases Project”, foi anunciada pela primeira vez em 2022 e está centrada em uma coleção de NFTs. O plano original era que as obras físicas pousassem na Lua em julho daquele ano, com NFTs disponíveis através do Pace Verso, plataforma NFT da Pace Gallery.
Depois de muitos entraves, as esculturas “Moons” de Koons foram finalmente programadas para serem lançadas a bordo de um foguete Falcon 9 em um módulo lunar.
“A sonda carregará 125 esculturas de luas em miniatura de uma polegada de Koons, cada uma representando uma fase da Lua e cada uma associada a pessoas de vários campos e períodos de tempo que tiveram um impacto significativo na vida humana na Terra, como Mozart, Galileu , Cleópatra e Leonardo da Vinci, para citar alguns”, de acordo com uma declaração do projeto. “Essas Luas serão as primeiras obras de arte autorizadas colocadas na Lua”.
O lançamento foi adiado depois que os cientistas notaram um problema com o propelente metano do foguete, de acordo com uma reportagem do New York Times.
O foguete Falcon 9 é fabricado pela SpaceX, empresa fundada por Elon Musk em 2002. As esculturas físicas estavam a bordo do foguete em um módulo lunar conhecido como Nova C (Odysseus). O módulo de pouso foi desenvolvido pela Intuitive Machines, uma empresa aeroespacial privada americana, e foi projetado para se separar do foguete Falcon 9 após a decolagem.
Em 13 de fevereiro, Koons postou sobre o lançamento na rede social X (antigo Twitter), incluindo imagens do módulo lunar e suas esculturas lunares sendo colocadas no foguete Falcon 9.
Se tudo correr como planejado, o módulo lunar que contém as obras de arte de Koons e o equipamento da NASA chegará à Lua em nove dias.
“Cresci ouvindo o presidente Kennedy falar sobre ir à Lua”, disse Koons ao New York Times antes da decolagem do foguete. “Isso deu à nossa sociedade uma visão e um impulso para que pudéssemos acreditar em nós mesmos e realizar coisas”.
Os outros dois componentes do Projeto Fases da Lua — os NFTs correspondentes mostrando a instalação do pouso lunar e uma versão maior de cada escultura lunar envolta em vidro com nomes de figuras históricas — permanecerão disponíveis para colecionadores no Planeta Terra.
Veja imagens da decolagem no Instagram do artista, clicando aqui