Categories: Notícias

Damien Hirst quer que colecionadores escolham destruir uma obra física ou seu equivalente digital

O artista britânico Damien Hirst entrou na onda do NFT. Em 14 de julho de 2021, Damien Hirst lançou The Currency – uma coleção de dez mil NFTs que correspondem a dez mil obras de arte físicas únicas – com HENI on Palm, um novo ecossistema NFT mais ecologicamente correto. Os colecionadores foram convidados a se inscreverem para comprar um NFT até 21 de julho. Os candidatos bem-sucedidos receberão inicialmente NFTs. Em última análise, cada colecionador tem um ano para decidir entre manter o NFT ou trocá-lo pela obra de arte física; o que não for selecionado será destruído. The Currency é um experimento de crença em que cada participante é confrontado com sua percepção de valor, testando os limites dos mundos digital e físico e nosso papel em ambos.

Em comunicado, Hirst explica que o projeto testa os limites do mundo digital e físico, explorando os limites entre arte e moeda – quando a arte se torna uma moeda e quando a moeda se torna arte. Neste caso, o que ele está destacando é como existem duas comunidades interessadas em sua arte: aqueles que valorizam suas peças físicas tradicionais e aqueles que valorizam suas peças NFT. Quando o ano acabar e vermos quantas pessoas optaram por manter o NFT, isso pode se tornar uma indicação interessante de até que ponto essa nova geração digital está se tornando a dominante.

Mas então, é melhor manter o NFT ou a arte física? Qual será o investimento mais valioso? É difícil saber. Certos NFTs estão gerando grandes somas de dinheiro, mas nem todos. Como acontece com qualquer nova forma de arte, o que acontecerá nos próximos anos é difícil de prever. E qualquer pessoa que invista em NFTs com o objetivo de obter retornos semelhantes aos de um investimento precisa entender os riscos.

“É um território tão novo”, Diana Wierbicki, sócia e chefe global de direito de arte da Withersworldwide. “Pode subir; pode cair. É como qualquer tipo de arte contemporânea: os valores não são fixos, então você está correndo um risco ”.

“NFTs são uma classe de ativos como belas artes”, disse Alex Tapscott, diretor administrativo do Grupo de Ativos Digitais da Ninepoint Partners. “Eles são mais novos, então são mais arriscados, mas no final das contas ainda são um trunfo. As pessoas os compram com a expectativa de que possam vendê-los por mais. ”

O artista britânico Damien Hirst está vendendo uma coleção de 10.000 NFTs, que correspondem a 10.000 pinturas de pontos, por US $ 2.000 cada.

Certamente há pessoas que estão otimistas quanto aos tokens.

Chris Ciobanica, um investidor em criptomoeda mais conhecido como Silver Surfer, começou a comprar NFTs no verão passado. Ele disse que acumulou mais de US $ 10 milhões com essas imagens digitais, a maioria delas vinculadas a obras de arte físicas. “Não vejo os NFTs como itens colecionáveis, como os cartões de beisebol”, disse ele. “Eu os vejo como essas raras obras de arte digital. Eles são apenas uma forma diferente do que você vê na arte tradicional”. Embora sua coleção tenha se valorizado, disse ele, ele se interessou pelos NFTs como uma forma de escapar da volatilidade dos preços das criptomoedas. Ele possui ou opera Bitcoin, Ether e Dogecoin. “Nunca colecionei arte tradicional”, disse ele. “Isso era muito novo para mim. Eu apenas gostei da comunidade e dos artistas. Eu colecionaria essas peças e faria amizade com todos esses artistas. ”

Evan Beard, que dirige o grupo de serviços de arte como chefe de segmentos especiais do Bank of America Private Bank, disse que dividiu os compradores de NFT em quatro categorias.

Existe o diversificador de criptografia, que comprou criptomoedas durante anos e vê as NFTs como outra forma de moeda; o nativo digital, que está acostumado a pagar dólares reais por coisas virtuais em jogos online; o colecionador empreendedor, que também tem uma orientação financeira, mas está sintonizado com a história da arte e vê os NFTs como o começo de algo novo; e o especialista do segmento, que está focado no conteúdo, seja uma obra de arte ou uma enterrada de LeBron James. “Se casas de leilão e museus fizerem parte disso, a coleta de NFT tem o potencial de ser realmente grande”, disse Beard. “Ele também tem o potencial de ser como o Beanie Babies, uma loucura divertida, e vamos olhar para trás e dizer:‘ Você acredita que compramos esses tokens digitais? ’”

A plataforma do Nifty também é responsável pela compra e venda de “The Currency” de Hirst no mercado secundário. A expectativa é que esses NFTs se valorizem ao longo do tempo, como muitos dos outros trabalhos do artista. “A plataforma é um tanto agnóstica quanto ao valor dos NFTs ou seu potencial de investimento”, disse Marsilio. “É um lugar para manter suas coleções e descobrir novos NFTs. É também um lugar para se envolver no comércio para comprar e vender NFTs”.

Uma questão que não atingiu a tecnologia é como os NFTs serão tributados. A criptomoeda é tributada com base na alíquota de ganho de capital, e muitos especialistas afirmam acreditar que os NFTs serão considerados itens colecionáveis, tributados a uma alíquota de 28%. Mas a questão tributária fica mais complicada porque muitos NFTs são comprados usando criptomoeda. Portanto, qualquer transação seria considerada uma realização dos ganhos dessa criptomoeda.

“É um exemplo perfeito de onde a lei não alcançou a tecnologia”, disse Jere Doyle, vice-presidente sênior da BNY Mellon Wealth Management. “Colecionável em seções de código, diz qualquer obra de arte, tapete ou antiguidade, metal ou antiguidade, ou qualquer outra propriedade pessoal tangível. Qualquer obra de arte seria tangível ou digital? O tangível modifica uma obra de arte? Não sabemos. ”

Uma coisa é certa, disse Doyle: se os NFTs se valorizam, o proprietário terá de pagar impostos sobre isso.

 

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

4 dias ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

4 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

4 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

4 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

5 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

5 dias ago