No início de 2020, antes que o coronavírus se tornasse o fenômeno que mais claramente definiria este ano, surgiram relatos de que o mega famoso artista contemporâneo Damien Hirst estava trabalhando na construção de uma capela no Chateau La Coste em Provence, na França, que apresentaria “um enorme braço de bronze apontando para Deus”. Apenas alguns meses depois, parece que Hirst, aparentemente um dos artistas mais ricos do mundo, concluiu um novo projeto: na última segunda-feira, o Snapchat anunciou o lançamento de uma nova experiência de realidade aumentada no aplicativo que foi feita em colaboração com Hirst, e que inclui a capacidade do usuário de criar “pinturas” no aplicativo com cores vivas, inspiradas nas pinturas “circulares” do próprio artista.
A colaboração surgiu em apoio à organização Partners in Health, que está trabalhando para fornecer assistência médica a pessoas especialmente vulneráveis em todo o mundo em meio à pandemia da COVID-19 . “É incrível trabalhar com o Snapchat nessa lente totalmente mega spin art e possibilitar que milhões de pessoas façam suas próprias pinturas rotativas diretamente de seus telefones”, disse Hirst em comunicado. “Estou tão feliz que esta parceria também apoie a Partners in Health, uma organização brilhante e com visão de futuro que ajuda as comunidades dos países em desenvolvimento ao redor do mundo a lidar com o impacto devastador do COVID-19.”
As pinturas de Hirst são pedras angulares de sua produção artística desde meados dos anos 90, quando ele morava e trabalhava em Berlim. De fato, uma das primeiras exposições da galeria de Berlim em que Hirst exibiu esse trabalho em 1994 também incluiu estações para os participantes fazerem suas próprias versões das pinturas giratórias. A perspectiva democrática de Hirst sobre a arte continuou claramente permeando seu trabalho até 2020, como evidenciado pelo novo projeto no Snapchat e sua atitude em relação ao alívio do coronavírus. Se você usar esse novo recurso do Snapchat, também poderá enviá-lo para uma galeria coletiva do Snapchat, onde as versões de todos estarão visíveis: basta adicionar seu trabalho artístico a “Nossa história” no aplicativo.