Damien Hirst e Snapchat se unem para usuários criarem obras de arte

No início de 2020, antes que o coronavírus se tornasse o fenômeno que mais claramente definiria este ano, surgiram relatos de que o mega famoso artista contemporâneo Damien Hirst estava trabalhando na construção de uma capela no  Chateau La Coste em Provence, na França, que apresentaria “um enorme braço de bronze apontando para Deus”. Apenas alguns meses depois, parece que Hirst, aparentemente um dos artistas mais ricos do mundo, concluiu um novo projeto: na última segunda-feira, o Snapchat anunciou o lançamento de uma nova experiência de realidade aumentada no aplicativo que foi feita em colaboração com Hirst, e que inclui a capacidade do usuário de criar “pinturas” no aplicativo com cores vivas, inspiradas nas pinturas “circulares” do próprio artista.

A colaboração surgiu em apoio à organização Partners in Health, que está trabalhando para fornecer assistência médica a pessoas especialmente vulneráveis ​​em todo o mundo em meio à pandemia da COVID-19 . “É incrível trabalhar com o Snapchat nessa lente totalmente mega spin art e possibilitar que milhões de pessoas façam suas próprias pinturas rotativas diretamente de seus telefones”, disse Hirst em comunicado. “Estou tão feliz que esta parceria também apoie a Partners in Health, uma organização brilhante e com visão de futuro que ajuda as comunidades dos países em desenvolvimento ao redor do mundo a lidar com o impacto devastador do COVID-19.”

As pinturas de Hirst são pedras angulares de sua produção artística desde meados dos anos 90, quando ele morava e trabalhava em Berlim. De fato, uma das primeiras exposições da galeria de Berlim em que Hirst exibiu esse trabalho em 1994 também incluiu estações para os participantes fazerem suas próprias versões das pinturas giratórias. A perspectiva democrática de Hirst sobre a arte continuou claramente permeando seu trabalho até 2020, como evidenciado pelo novo projeto no Snapchat e sua atitude em relação ao alívio do coronavírus. Se você usar esse novo recurso do Snapchat, também poderá enviá-lo para uma galeria coletiva do Snapchat, onde as versões de todos estarão visíveis: basta adicionar seu trabalho artístico a “Nossa história” no aplicativo.

 

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …