Coronavírus interfere na inauguração de museus na China e impacta o circuito artístico local

Renderização do X Museum

O tão aguardado Museu X de Pequim adiou a abertura, que ocorreria em março, de sua exposição inaugural, “X Museum Triennale”, devido a preocupações com o coronavírus. O lançamento em 21 de março do Museu de Arte He (HEM), projetado por Tadao Ando, ​​localizado na cidade de Foshan, na província de Guangdong, na China, também foi adiado. Os anúncios seguem o fechamento temporário de vários outros museus e espaços públicos em toda a China e Hong Kong.

“Não quero arriscar a saúde de nossos convidados, nossa equipe e também nossa equipe de construção”, disse o co-fundador e colecionador do X Museum, Michael Xufu Huang, ex-museu de arte contemporânea privado M Woods, ao Art Newspaper . Ele também disse que a trienal, que contará com trabalhos de trinta e três artistas, incluindo Cheng Ran, Cui Jie e Xiaoshi Vivian Vivian Qin, será adiada até meados ou final de abril.

Uma declaração do HEM, um projeto privado do bilionário He Jianfeng – o fundador do fabricante de eletrodomésticos do Midea Group – declarou que sua cerimônia de abertura seria remarcada para “minimizar os riscos de transmissão”. “O HEM está seguindo de perto as medidas do governo chinês e da Organização Mundial da Saúde ”, diz o comunicado.

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Beijing Gallery Weekend anunciou que está adiando sua edição de 2020, que acontecerá de 13 a 20 de março. As autoridades disseram que, dependendo da melhora de condições na China, o evento será realizado em abril. Se o coronavírus não tiver sido contido até então, o Beijing Gallery Weekend será cancelado. Os organizadores decidirão se suspenderão o evento deste ano até 15 de março.

“Para evitar a propagação do vírus, a equipe do Gallery Weekend Beijing trabalha remotamente desde de 1º de fevereiro”, diz um comunicado divulgado pelos organizadores. “Diante dessa grande ameaça à saúde pública, todos os membros da equipe cooperarão totalmente com as medidas de prevenção e controle, enquanto ainda trabalham online com a máxima eficiência… Gostaríamos de lembrar calorosamente a amigos, colegas e visitantes que fiquem seguros, usem máscaras e lavem as mãos frequentemente para proteger sua própria saúde e a de sua família. Obrigado por apoiar o Gallery Weekend em Pequim e por sua antecipação ao programa desta semana. Continuaremos a apresentar as exposições e eventos mais atraentes de Pequim quando a epidemia terminar. ”

O surto de coronavírus começou em Wuhan, China. Desde que o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro de 2019, o vírus atingiu todas as províncias do país e continuou a se espalhar. Segundo o New York Times , já houve mais de 420 mortes na China, e o governo chinês informou que 20.438 pessoas estão infectadas. A Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma emergência mundial de saúde pública na semana passada. Na tentativa de conter o vírus, a China proibiu as pessoas de viajar de e para Wuhan, e as companhias aéreas reduziram os vôos para o país.

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …