O tão aguardado Museu X de Pequim adiou a abertura, que ocorreria em março, de sua exposição inaugural, “X Museum Triennale”, devido a preocupações com o coronavírus. O lançamento em 21 de março do Museu de Arte He (HEM), projetado por Tadao Ando, localizado na cidade de Foshan, na província de Guangdong, na China, também foi adiado. Os anúncios seguem o fechamento temporário de vários outros museus e espaços públicos em toda a China e Hong Kong.
“Não quero arriscar a saúde de nossos convidados, nossa equipe e também nossa equipe de construção”, disse o co-fundador e colecionador do X Museum, Michael Xufu Huang, ex-museu de arte contemporânea privado M Woods, ao Art Newspaper . Ele também disse que a trienal, que contará com trabalhos de trinta e três artistas, incluindo Cheng Ran, Cui Jie e Xiaoshi Vivian Vivian Qin, será adiada até meados ou final de abril.
Uma declaração do HEM, um projeto privado do bilionário He Jianfeng – o fundador do fabricante de eletrodomésticos do Midea Group – declarou que sua cerimônia de abertura seria remarcada para “minimizar os riscos de transmissão”. “O HEM está seguindo de perto as medidas do governo chinês e da Organização Mundial da Saúde ”, diz o comunicado.
Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Beijing Gallery Weekend anunciou que está adiando sua edição de 2020, que acontecerá de 13 a 20 de março. As autoridades disseram que, dependendo da melhora de condições na China, o evento será realizado em abril. Se o coronavírus não tiver sido contido até então, o Beijing Gallery Weekend será cancelado. Os organizadores decidirão se suspenderão o evento deste ano até 15 de março.
“Para evitar a propagação do vírus, a equipe do Gallery Weekend Beijing trabalha remotamente desde de 1º de fevereiro”, diz um comunicado divulgado pelos organizadores. “Diante dessa grande ameaça à saúde pública, todos os membros da equipe cooperarão totalmente com as medidas de prevenção e controle, enquanto ainda trabalham online com a máxima eficiência… Gostaríamos de lembrar calorosamente a amigos, colegas e visitantes que fiquem seguros, usem máscaras e lavem as mãos frequentemente para proteger sua própria saúde e a de sua família. Obrigado por apoiar o Gallery Weekend em Pequim e por sua antecipação ao programa desta semana. Continuaremos a apresentar as exposições e eventos mais atraentes de Pequim quando a epidemia terminar. ”
O surto de coronavírus começou em Wuhan, China. Desde que o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro de 2019, o vírus atingiu todas as províncias do país e continuou a se espalhar. Segundo o New York Times , já houve mais de 420 mortes na China, e o governo chinês informou que 20.438 pessoas estão infectadas. A Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma emergência mundial de saúde pública na semana passada. Na tentativa de conter o vírus, a China proibiu as pessoas de viajar de e para Wuhan, e as companhias aéreas reduziram os vôos para o país.
Fonte: Artforum