Coronavírus interfere na inauguração de museus na China e impacta o circuito artístico local

Renderização do X Museum

O tão aguardado Museu X de Pequim adiou a abertura, que ocorreria em março, de sua exposição inaugural, “X Museum Triennale”, devido a preocupações com o coronavírus. O lançamento em 21 de março do Museu de Arte He (HEM), projetado por Tadao Ando, ​​localizado na cidade de Foshan, na província de Guangdong, na China, também foi adiado. Os anúncios seguem o fechamento temporário de vários outros museus e espaços públicos em toda a China e Hong Kong.

“Não quero arriscar a saúde de nossos convidados, nossa equipe e também nossa equipe de construção”, disse o co-fundador e colecionador do X Museum, Michael Xufu Huang, ex-museu de arte contemporânea privado M Woods, ao Art Newspaper . Ele também disse que a trienal, que contará com trabalhos de trinta e três artistas, incluindo Cheng Ran, Cui Jie e Xiaoshi Vivian Vivian Qin, será adiada até meados ou final de abril.

Uma declaração do HEM, um projeto privado do bilionário He Jianfeng – o fundador do fabricante de eletrodomésticos do Midea Group – declarou que sua cerimônia de abertura seria remarcada para “minimizar os riscos de transmissão”. “O HEM está seguindo de perto as medidas do governo chinês e da Organização Mundial da Saúde ”, diz o comunicado.

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Beijing Gallery Weekend anunciou que está adiando sua edição de 2020, que acontecerá de 13 a 20 de março. As autoridades disseram que, dependendo da melhora de condições na China, o evento será realizado em abril. Se o coronavírus não tiver sido contido até então, o Beijing Gallery Weekend será cancelado. Os organizadores decidirão se suspenderão o evento deste ano até 15 de março.

“Para evitar a propagação do vírus, a equipe do Gallery Weekend Beijing trabalha remotamente desde de 1º de fevereiro”, diz um comunicado divulgado pelos organizadores. “Diante dessa grande ameaça à saúde pública, todos os membros da equipe cooperarão totalmente com as medidas de prevenção e controle, enquanto ainda trabalham online com a máxima eficiência… Gostaríamos de lembrar calorosamente a amigos, colegas e visitantes que fiquem seguros, usem máscaras e lavem as mãos frequentemente para proteger sua própria saúde e a de sua família. Obrigado por apoiar o Gallery Weekend em Pequim e por sua antecipação ao programa desta semana. Continuaremos a apresentar as exposições e eventos mais atraentes de Pequim quando a epidemia terminar. ”

O surto de coronavírus começou em Wuhan, China. Desde que o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro de 2019, o vírus atingiu todas as províncias do país e continuou a se espalhar. Segundo o New York Times , já houve mais de 420 mortes na China, e o governo chinês informou que 20.438 pessoas estão infectadas. A Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma emergência mundial de saúde pública na semana passada. Na tentativa de conter o vírus, a China proibiu as pessoas de viajar de e para Wuhan, e as companhias aéreas reduziram os vôos para o país.

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …