Coronavírus interfere na inauguração de museus na China e impacta o circuito artístico local

Renderização do X Museum

O tão aguardado Museu X de Pequim adiou a abertura, que ocorreria em março, de sua exposição inaugural, “X Museum Triennale”, devido a preocupações com o coronavírus. O lançamento em 21 de março do Museu de Arte He (HEM), projetado por Tadao Ando, ​​localizado na cidade de Foshan, na província de Guangdong, na China, também foi adiado. Os anúncios seguem o fechamento temporário de vários outros museus e espaços públicos em toda a China e Hong Kong.

“Não quero arriscar a saúde de nossos convidados, nossa equipe e também nossa equipe de construção”, disse o co-fundador e colecionador do X Museum, Michael Xufu Huang, ex-museu de arte contemporânea privado M Woods, ao Art Newspaper . Ele também disse que a trienal, que contará com trabalhos de trinta e três artistas, incluindo Cheng Ran, Cui Jie e Xiaoshi Vivian Vivian Qin, será adiada até meados ou final de abril.

Uma declaração do HEM, um projeto privado do bilionário He Jianfeng – o fundador do fabricante de eletrodomésticos do Midea Group – declarou que sua cerimônia de abertura seria remarcada para “minimizar os riscos de transmissão”. “O HEM está seguindo de perto as medidas do governo chinês e da Organização Mundial da Saúde ”, diz o comunicado.

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Beijing Gallery Weekend anunciou que está adiando sua edição de 2020, que acontecerá de 13 a 20 de março. As autoridades disseram que, dependendo da melhora de condições na China, o evento será realizado em abril. Se o coronavírus não tiver sido contido até então, o Beijing Gallery Weekend será cancelado. Os organizadores decidirão se suspenderão o evento deste ano até 15 de março.

“Para evitar a propagação do vírus, a equipe do Gallery Weekend Beijing trabalha remotamente desde de 1º de fevereiro”, diz um comunicado divulgado pelos organizadores. “Diante dessa grande ameaça à saúde pública, todos os membros da equipe cooperarão totalmente com as medidas de prevenção e controle, enquanto ainda trabalham online com a máxima eficiência… Gostaríamos de lembrar calorosamente a amigos, colegas e visitantes que fiquem seguros, usem máscaras e lavem as mãos frequentemente para proteger sua própria saúde e a de sua família. Obrigado por apoiar o Gallery Weekend em Pequim e por sua antecipação ao programa desta semana. Continuaremos a apresentar as exposições e eventos mais atraentes de Pequim quando a epidemia terminar. ”

O surto de coronavírus começou em Wuhan, China. Desde que o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro de 2019, o vírus atingiu todas as províncias do país e continuou a se espalhar. Segundo o New York Times , já houve mais de 420 mortes na China, e o governo chinês informou que 20.438 pessoas estão infectadas. A Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma emergência mundial de saúde pública na semana passada. Na tentativa de conter o vírus, a China proibiu as pessoas de viajar de e para Wuhan, e as companhias aéreas reduziram os vôos para o país.

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …