Coronavírus interfere na inauguração de museus na China e impacta o circuito artístico local

Renderização do X Museum

O tão aguardado Museu X de Pequim adiou a abertura, que ocorreria em março, de sua exposição inaugural, “X Museum Triennale”, devido a preocupações com o coronavírus. O lançamento em 21 de março do Museu de Arte He (HEM), projetado por Tadao Ando, ​​localizado na cidade de Foshan, na província de Guangdong, na China, também foi adiado. Os anúncios seguem o fechamento temporário de vários outros museus e espaços públicos em toda a China e Hong Kong.

“Não quero arriscar a saúde de nossos convidados, nossa equipe e também nossa equipe de construção”, disse o co-fundador e colecionador do X Museum, Michael Xufu Huang, ex-museu de arte contemporânea privado M Woods, ao Art Newspaper . Ele também disse que a trienal, que contará com trabalhos de trinta e três artistas, incluindo Cheng Ran, Cui Jie e Xiaoshi Vivian Vivian Qin, será adiada até meados ou final de abril.

Uma declaração do HEM, um projeto privado do bilionário He Jianfeng – o fundador do fabricante de eletrodomésticos do Midea Group – declarou que sua cerimônia de abertura seria remarcada para “minimizar os riscos de transmissão”. “O HEM está seguindo de perto as medidas do governo chinês e da Organização Mundial da Saúde ”, diz o comunicado.

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Beijing Gallery Weekend anunciou que está adiando sua edição de 2020, que acontecerá de 13 a 20 de março. As autoridades disseram que, dependendo da melhora de condições na China, o evento será realizado em abril. Se o coronavírus não tiver sido contido até então, o Beijing Gallery Weekend será cancelado. Os organizadores decidirão se suspenderão o evento deste ano até 15 de março.

“Para evitar a propagação do vírus, a equipe do Gallery Weekend Beijing trabalha remotamente desde de 1º de fevereiro”, diz um comunicado divulgado pelos organizadores. “Diante dessa grande ameaça à saúde pública, todos os membros da equipe cooperarão totalmente com as medidas de prevenção e controle, enquanto ainda trabalham online com a máxima eficiência… Gostaríamos de lembrar calorosamente a amigos, colegas e visitantes que fiquem seguros, usem máscaras e lavem as mãos frequentemente para proteger sua própria saúde e a de sua família. Obrigado por apoiar o Gallery Weekend em Pequim e por sua antecipação ao programa desta semana. Continuaremos a apresentar as exposições e eventos mais atraentes de Pequim quando a epidemia terminar. ”

O surto de coronavírus começou em Wuhan, China. Desde que o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro de 2019, o vírus atingiu todas as províncias do país e continuou a se espalhar. Segundo o New York Times , já houve mais de 420 mortes na China, e o governo chinês informou que 20.438 pessoas estão infectadas. A Organização Mundial da Saúde declarou o surto uma emergência mundial de saúde pública na semana passada. Na tentativa de conter o vírus, a China proibiu as pessoas de viajar de e para Wuhan, e as companhias aéreas reduziram os vôos para o país.

Fonte: Artforum

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Vem aí a primeira exposição de arte contemporânea nas pirâmides do Egito

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …