Coreia do Sul constrói Museu Flutuante Kim Whanki sobre a água

Em 22 de novembro, um funcionário do Condado de Sinan anunciou planos para construir um museu financiado pelo governo que flutuará em um lago para comemorar o falecido pintor modernista Kim Whanki (1913-1974) em sua cidade natal, na vila de Eupdong-ri na ilha Anjwado, província de Jeolla do Sul. A construção do museu tem previsão para começar em janeiro de 2021, com planos para que a obra seja concluída até o final do ano, com o custo estimado em KRW 9,8 bilhões (USD 8,8 milhões).

Falando à ArtAsiaPacific, a Fundação Whanki, fundada em 1979 pela esposa do artista, Kim Hyang-an, afirmou que “O museu flutuante … não tem nenhuma relação com Kim Whanki e sua arte”, e que o museu “anunciou seu plano sem qualquer discussão ou aviso à Fundação Whanki”. A fundação estabeleceu o Museu Whanki em Seul em 1992.

O novo museu flutuante de 2.200 metros quadrados estará localizado a aproximadamente 400 metros da aclamada casa de infância do artista, de acordo com relatos do The Korea Herald. O local é significativo, pois Kim se inspirou em sua cidade natal e seus arredores naturais para muitas de suas pinturas. O município planeja sediar exposições especiais no museu destacando a paisagem natural da ilha através de obras de artistas regionais e internacionais. O projeto faz parte de uma iniciativa maior, o Museu 1 Do 1, introduzido pelo governo do município em 2019 para construir 21 museus, galerias e salas de exposições até 2022 para promover a arte e a cultura da região, bem como aumentar o turismo. Mais detalhes sobre o arquiteto do edifício e o acervo do museu ainda não foram divulgados.

Kim é reconhecido como um artista abstrato pioneiro e é conhecido por suas obras de diversos tons e padrões. De 1931 a 1936, ele se inscreveu no Programa de Belas Artes da Universidade Nihon de Tóquio, onde conheceu os trabalhos de modernistas europeus, bem como dos pintores japoneses Tsuguharu Foujita (1886-1968) e Seiji Togo (1897-1978), que mais tarde inspiraram a prática de Kim de tornar assuntos tradicionais coreanos com uma combinação de linhas coloridas e orgânicas. Após sua primeira exposição solo na Galeria Amagi de Tóquio em 1937, Kim mudou-se para Seul, onde fundou o movimento de arte de vanguarda, New Realism, para destacar a essência da natureza através da abstração com os artistas Yoo Youngkuk e Lee Kyusang no início da década de 1940. Na década de 1950, ele também foi professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Hongik. Kim e sua esposa se mudaram para Paris em 1956, e mais tarde se estabeleceram em Nova York depois de receber uma bolsa do Conselho Cultural Asiático de Rockefeller em 1963. Durante seu tempo em Nova York, Kim experimentou vários materiais e técnicas, incluindo pintar paisagens coreanas com tons de pontos azuis em uma tela monocromática.

FONTE: ArtAsiaPacific

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …