A pintura Judith decapitando Holofernes (cerca 1607) que especialistas afirmam ser uma segunda versão há muito tempo perdida de Caravaggio e descoberta em um sótão francês em 2014, não chegou a ser leiloada como previsto esta semana. A casa de leilões Marc Labarbe Auctions em Toulouse, na França, cancelou o planejado leilão de 27 de junho depois de receber uma oferta privada que era boa demais para os proprietários deixarem passar.
O comprador, um colecionador particular, planeja mostrar a pintura em um grande museu, de acordo com a publicação francesa La Tribune de l’Art.
“Recebemos uma oferta que não podia ser ignorada e que comunicamos aos proprietários da pintura”, disse Eric Turquin, revendedor e avaliador do Old Master parisiense que autenticou a pintura, em um comunicado. “O fato de a oferta ter vindo de alguém próximo a um importante museu convenceu os vendedores a aceitar.”
Estima-se que a pintura seja vendida entre 100 e 150 milhões de euros (US$ 114 milhões a 171 milhões). Excepcionalmente, estava sendo vendido sem uma reserva ou preço mínimo. Um comunicado de imprensa da casa de leilões observa que a identidade do comprador e o preço de compra são protegidos por uma cláusula de confidencialidade e que “a pintura sairá, consequentemente, do solo francês”.
“Tivemos tudo organizado para tornar o leilão um grande evento aberto ao público, mas nossa responsabilidade é aceitar a decisão dos vendedores, nossos clientes”, acrescentou Labarbe em um comunicado.
Labarbe descobriu a pintura em 2014, encostado a uma parede em um sótão escuro e entupido. Não era especialmente promissor, mas limpou a superfície com um pano úmido de algodão, revelando a pintura dramática abaixo, o relato bíblico do brutal assassinato de Holofernes por Judith.
Assim que ele limpou a camada de poeira, escreveu Labarbe no catálogo do leilão , ele se convenceu de que “eu tinha na minha frente a mais bela pintura da escola italiana do século XVII que eu já tinha visto na casa de alguém”.
Logo depois, o leiloeiro levou-o para Turquin, que identificou a peça como uma obra perdida de Caravaggio – apenas a 66ª existente. A descoberta foi triunfalmente revelada pelo Ministério da Cultura da França em 2016, que proibiu a exportação durante 30 meses enquanto era examinada pelo Centro de Pesquisa e Restauração de Museus da França, e restaurada meticulosamente.
“Chegou a hora”, escreveu Labarbe, “para a nossa Judith recuperar a posição que o esquecimento a havia negado por algum tempo: a de uma obra-prima de um dos maiores pintores de todos os tempos”.
Mas ainda há dúvidas sobre se a peça é realmente do mestre da Renascença italiana.
Durante uma exposição do trabalho na Pinacoteca di Brera, em Milão, onde a atribuição de Caravaggio foi apresentada com um asterisco, um membro do conselho de administração renunciou em protesto. A especialista em Caravaggio, Mina Gregori, acredita que a pintura é uma cópia de um de seus seguidores, o pintor e negociante de arte Louis Finson.
Os adeptos da pintura acreditam que Finson manteve um original de Caravaggio em seu estúdio; a peça é mencionada em uma carta de 1607 de um artista visitante, e no testamento de 1617 de Finson. Em 1619, o associado de Finson, Abraham Vinck, lista a tela em um inventário. Depois disso, seu paradeiro é desconhecido.
No entanto, Turquin “nunca teve um momento de dúvida” sobre a autoria da pintura, escreveu no catálogo do leilão. “A incrível força da expressão de [Judith], a sensualidade de sua boca, a energia de seu movimento, a opulência da cortina vermelha que funciona como pano de fundo para a cena do crime só poderiam pertencer ao maior de todos os pintores, Caravaggio.”
Como prova da autoria de Caravaggio, o catálogo oferece a existência de pentimenti, que mostram o artista revisando a composição enquanto trabalha, além de uma comparação lado a lado com uma cópia conhecida de Finson de Judith, do grande renascimento.
No mês passado, em antecipação ao leilão, a pintura viajou para Adam Williams Fine Art, em Nova York, onde foi vista em 10 e 17 de maio. Anteriormente foi exibido na Galeria Colnaghi, em Londres, bem como em Paris e Toulouse. A casa de leilões estima que 20 mil pessoas tenham visto a pintura desde sua redescoberta.