Conheça os trabalhos exclusivos desenvolvidos para o Projeto Solo da ArtRio

Crisocola (Odoyá), de Alexandre Mazza | Luciana Caravello Arte Contemporânea

Desde sua primeira edição, em 2011, a ArtRio apresenta o programa SOLO – quando galerias selecionam artistas para a apresentação de projetos solo especiais. Em 2021, oito artistas participarão do programa e terão suas obras expostas no espaço que será a Varanda ArtRio, localizada na área externa da Marina da Glória, de 08 e 12 de setembro.

Com projeto do arquiteto Pedro Évora, o “edifício” Varanda ArtRio será totalmente modular, construído com containers, com vista da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar
SOLO

Andrea Rehder Arte Contemporânea

Artista: Alessandra Rehder
Alessandra é fotógrafa e artista viajante, percorre países submetidos à brutalidade dos conflitos sociais. Seu olhar capta a esperança dos despossuídos, sobretudo das crianças submetidas à miséria, ao abandono e à violência.

Nesse Solo, a artista discute questões da arte contemporânea, ao registrar a queima de seus trabalhos. Obras onde a temperatura influi nas escolhas de seus trabalhos. Como no mito egípcio que representa a imortalidade e os ciclos da natureza, a obra queimada renasce com outro formato, como vídeo, como instalação ou, outra vez, como fotografia. As obras selecionadas exibem dois cenários que se contrapõe: o preenchimento da fotografia com sobreposições e o negativo do esvaziamento.

Jackie Shor Projects

Artista: Nathalie Cohen
Nascida no Marrocos, o trabalho artístico de Nathalie Cohen é direcionado a arte cinética. Tendo um jogo ótico que A artista trabalha com a cor para transmitir energia, vida, alegria.

Luciana Caravello Arte Contemporânea

Artista: Alexandre Mazza
Em homenagem à Iemanjá, Alexandre Mazza apresenta uma instalação composta por vídeos e esculturas. Os vídeos, dispostos em grandes formatos de televisão, exploram a visualidade e movimento da espuma do mar, capturados sob o efeito de câmera lenta, aproximando do observador os detalhes da amplitude do oceano, sua força e a energia de Iemanjá.

As esculturas, formadas por caixas luminescentes, revelam a presença das rochas naturais como água marinha e crisocola, compondo uma paisagem que remete à profundidade dos oceanos e mares a partir da ilusão de ótica.

MT Projetos de Arte

Artista: Rafa Moraes
O solo exibirá a série Registros Gerais, realizada em 2021, com oito obras de dimensão 60 x 70 cm, em acrílica sobre vidro, em formato de retratos, com suporte retangular e um vídeo que será reproduzido em uma tela LCD. Contará também com conteúdo de áudio, vídeo e legenda para pessoas com diversidades com o objetivo de garantir acessibilidade.

As modelos participantes são mulheres trans e travestis da Amazônia belenense, de diferentes idades e contextos. O suporte utilizado nessa série foi escolhido pensando nas características do vidro. Ao pintar esses rostos, essas identidades, sobre vidro, ficam refletida a fragilidade desses corpos em uma espécie de “registro geral” de narrativas que se conectam por suas vivências.

Série Registros Gerais, de Rafa Moraes | MT Projetos de Arte

Rodrigo Ratton Galeria

Artista: Lorenzato
Lorenzato atingiu reputação internacional, e construiu uma obra ímpar na pintura. Seus trabalhos tratam de temas do cotidiano de maneira bem peculiar, além de interpretar a pintura de gênero, como paisagens, retratos e natureza mortas em composições a paletas de cores características. O artista cria, através de suas pinturas, imagens que estão sempre diante de nós no nosso dia a dia, mas que dificilmente são escolhidas por outros artistas como uma forma de representar o mundo. Os rastros dos caminhos das lesmas, de aviões, um trabalhador dormindo no parque sonhado com um mundo encantado, estes são alguns exemplos, entre tantas outras cenas que nos fazem refletir sobre a intensidade contemplativa dessas obras. Lorenzato inventou formas cores e tratamentos pictóricos bem específicos, o que caracteriza o artista como um inventor nato.

Arte Fasam Galeria

Artista: Ursula Tautz
A artista apresenta o vídeo “Tudo que se dá a ouvir” e trabalhos que sintetizam o conceito do site specific montado no Paço Imperial O SOM DO TEMPO. Trata-se de uma performance, onde o container é o sino.

Através do badalar dos sinos, o projeto revisita a história do Brasil, a partir das memórias inventadas com base em fatos históricos e outras criadas pela artista, questionando padrões adotados até os dias de hoje.

Almacén Thebaldi Galeria

Artista: Evandro Soares
Movido pela vontade de dominar, transformar e potencializar a natureza dos materiais, Evandro Soares é um artista cuja linguagem está compromissada com a fatura, com a qualidade artesanal, com o apuramento técnico e com a maquinação cerebral, por meio da qual elabora obras caracterizadas por arquitetura inventiva, rigorosa limpeza visual e por economia formal.

Evandro Soares se apropria do objeto morto, queimado e sem função, para o reanimar por meio de uma metodologia de trabalho que consiste em desfazer o objeto, cortar sua superfície de vidro, configurar nova forma, colar e polir arestas, refinar acabamentos, acender o que estava apagado. Cria quadrados e cubos com as lâmpadas e impõe uma autoria ao objeto antes anônimo e impessoal.

Almacén Thebaldi Galeria

Artista: Osvaldo Gaia
Saberes do Simples. Os visitantes poderão observar as multifaces dos saberes dos simples e imergir na simplicidade das formas dos apetrechos amazônicos. Nesta composição entre fazeres e saberes, Gaia desenvolve seu repertório, repleto de elementos de uso do cotidiano ribeirinho simples, porém com potencial artístico único.

A exposição apresenta 12 objetos e uma instalação de base, fazendo uso da madeira, vidro, bronze, acetato, linha e manta. A obra reforça a existência de uma extensa e singular imaginação e técnica construtiva, possibilitando a visualização, na perspectiva contemporânea, da representação material da simplicidade, que compõem a vivência típica do Norte.

Almacén Thebaldi Galeria apresentará Projeto Solo de Osvaldo Gaia

Sobre a ArtRio 2021

A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação da arte brasileira, do trabalho de galerias e artistas. Ao logo do último ano, a ArtRio atuou de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.

Além da presença das galerias, a ArtRio traz para o evento também instituições ligadas a movimentos artísticos, com foco em estímulo a jovens artistas e inclusão social e diversidade, e museus e escolas de arte.

Para o evento presencial, ocupando o pavilhão principal da Marina da Gloria, a ArtRio seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social.

O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

ArtRio Online

A plataforma online da ArtRio vai transmitir toda a agenda de palestras, conversas entre artistas e curadores e visitas guiadas a coleções e ateliês. Também será possível fazer a visita virtual aos estandes das galerias participantes, vendo a seleção de obras e falando diretamente com os galeristas.

A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online.

A Artrio 2021 tem patrocínio da XP Investimentos e da Ambev, com apoio da Aliansce Sonae, Rio Galeão, Movida, Osklen, Petra Gold, Paco Rabanne e Estácio. Hotéis Windsor, com o Miramar Hotel, é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …