Conheça os selecionados para o Prêmio Turner 2019

Oscar Murillo, visão de instalação de Oscar Murillo | Zhang Enli no museu de arte chi K11 (Xangai)

O diretor da Tate Britain, Alex Farquharson, e membros do júri do Turner Prize de 2019 anunciaram os quatro nomeados para o prestigioso prêmio. Eles são Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo, formando uma lista restrita de gêneros.

Após a lista do ano passado, que foi dominada por artistas que trabalham principalmente em filmes e vídeos, a edição deste ano da exposição Turner Prize inclui um artista que trabalha com tinta, às vezes: o queridinho Murillo, do mercado de arte. Enquanto os outros candidatos de 2019 trabalham em diversas mídias, eles compartilham uma característica comum em seu uso de desempenho e seu envolvimento com questões contemporâneas.

A política de financiamento da arte ameaçou ofuscar o anúncio, no entanto. O diretor da Tate Britain respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o patrocínio do prêmio pela empresa de ônibus e trens Stagecoach. O fundador da empresa, Brian Souter, liderou uma campanha malsucedida em 2000 para manter as leis em vigor na Escócia contra o ensino sobre a homossexualidade. Ativistas dos direitos dos homossexuais acusaram o empresário milionário de fanatismo, que ele negou, e pediu um boicote aos seus ônibus.

Estabelecido em 1984, o prêmio anual é acompanhado de perto porque representa uma fatia das tendências da arte contemporânea na Grã-Bretanha. O prêmio visa estimular o debate público sobre o estado da arte contemporânea britânica. No ano passado, houve muita conversa (e certa quantidade de palpites) sobre todos os indicados apresentando vídeo arte.

A cada ano, artistas sediados na Grã-Bretanha são indicados para uma exposição recente que impressiona os juízes. Os artistas participarão da exposição Turner Prize, que acontecerá de 28 de setembro a 12 de janeiro de 2020. O vencedor deve ser anunciado em uma cerimônia televisionada no dia 3 de dezembro.

A cada dois anos, o prêmio sai da Tate Britain e acontece em uma galeria fora de Londres. A edição de 2019 será apresentada na Turner Contemporary em Margate, a cidade costeira que inspirou os céus de JMW Turner, e onde talvez uma das mais controversas ex-indicadas do prêmio, Tracey Emin , tenha sido criada. (Emin provocou intenso debate público sobre a arte contemporânea quando ela foi indicada pela obra My Bed, em 1999).

O ganhador ganha um prêmio de £ 25.000 (US$ 33.000), e os três finalistas recebem £ 5.000 (US$ 6.500).

Compartilhar:
Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …

Notícias - 03/08/2022

Bilionária Lily Safra morre de câncer aos 87 anos

Lily Safra, uma socialite bilionária e filantropa que herdou uma fortuna de seu marido banqueiro, Edmond Safra, morreu aos 87 …

Notícias - 03/08/2022

Fundação de Albuquerque devolve relíquias antigas para o México

Os objetos, que datam de 300 e 600 aC, foram encaminhados ao Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História. Funcionários …

Notícias - 03/08/2022

O novo conjunto de Lego 'Starry Night' é sucesso entre colecionadores

A edição Starry Night, de Vincent van Gogh, da Lego, é um kit que permite aos entusiastas construir uma recriação …

Notícias - 03/08/2022

Ativistas climáticos se colam à escultura Boccioni, em Milão

Na semana passada, ativistas da organização italiana de ação climática Ultima Generazione se colaram à Primavera (ca. 1480) de Botticelli, …

Notícias - 03/08/2022

Mary Obering, pintora abstrata com seguidores apaixonados, morre aos 85 anos

Mary Obering, uma pintora cujas abstrações geométricas lhe trouxeram seguidores pequenos, mas leais, morreu aos 85 anos. A galeria Bortolami …