Conheça os selecionados para o Prêmio Turner 2019

Oscar Murillo, visão de instalação de Oscar Murillo | Zhang Enli no museu de arte chi K11 (Xangai)

O diretor da Tate Britain, Alex Farquharson, e membros do júri do Turner Prize de 2019 anunciaram os quatro nomeados para o prestigioso prêmio. Eles são Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo, formando uma lista restrita de gêneros.

Após a lista do ano passado, que foi dominada por artistas que trabalham principalmente em filmes e vídeos, a edição deste ano da exposição Turner Prize inclui um artista que trabalha com tinta, às vezes: o queridinho Murillo, do mercado de arte. Enquanto os outros candidatos de 2019 trabalham em diversas mídias, eles compartilham uma característica comum em seu uso de desempenho e seu envolvimento com questões contemporâneas.

A política de financiamento da arte ameaçou ofuscar o anúncio, no entanto. O diretor da Tate Britain respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o patrocínio do prêmio pela empresa de ônibus e trens Stagecoach. O fundador da empresa, Brian Souter, liderou uma campanha malsucedida em 2000 para manter as leis em vigor na Escócia contra o ensino sobre a homossexualidade. Ativistas dos direitos dos homossexuais acusaram o empresário milionário de fanatismo, que ele negou, e pediu um boicote aos seus ônibus.

Estabelecido em 1984, o prêmio anual é acompanhado de perto porque representa uma fatia das tendências da arte contemporânea na Grã-Bretanha. O prêmio visa estimular o debate público sobre o estado da arte contemporânea britânica. No ano passado, houve muita conversa (e certa quantidade de palpites) sobre todos os indicados apresentando vídeo arte.

A cada ano, artistas sediados na Grã-Bretanha são indicados para uma exposição recente que impressiona os juízes. Os artistas participarão da exposição Turner Prize, que acontecerá de 28 de setembro a 12 de janeiro de 2020. O vencedor deve ser anunciado em uma cerimônia televisionada no dia 3 de dezembro.

A cada dois anos, o prêmio sai da Tate Britain e acontece em uma galeria fora de Londres. A edição de 2019 será apresentada na Turner Contemporary em Margate, a cidade costeira que inspirou os céus de JMW Turner, e onde talvez uma das mais controversas ex-indicadas do prêmio, Tracey Emin , tenha sido criada. (Emin provocou intenso debate público sobre a arte contemporânea quando ela foi indicada pela obra My Bed, em 1999).

O ganhador ganha um prêmio de £ 25.000 (US$ 33.000), e os três finalistas recebem £ 5.000 (US$ 6.500).

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …