Conheça os selecionados para o Prêmio Turner 2019

Oscar Murillo, visão de instalação de Oscar Murillo | Zhang Enli no museu de arte chi K11 (Xangai)

O diretor da Tate Britain, Alex Farquharson, e membros do júri do Turner Prize de 2019 anunciaram os quatro nomeados para o prestigioso prêmio. Eles são Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo, formando uma lista restrita de gêneros.

Após a lista do ano passado, que foi dominada por artistas que trabalham principalmente em filmes e vídeos, a edição deste ano da exposição Turner Prize inclui um artista que trabalha com tinta, às vezes: o queridinho Murillo, do mercado de arte. Enquanto os outros candidatos de 2019 trabalham em diversas mídias, eles compartilham uma característica comum em seu uso de desempenho e seu envolvimento com questões contemporâneas.

A política de financiamento da arte ameaçou ofuscar o anúncio, no entanto. O diretor da Tate Britain respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o patrocínio do prêmio pela empresa de ônibus e trens Stagecoach. O fundador da empresa, Brian Souter, liderou uma campanha malsucedida em 2000 para manter as leis em vigor na Escócia contra o ensino sobre a homossexualidade. Ativistas dos direitos dos homossexuais acusaram o empresário milionário de fanatismo, que ele negou, e pediu um boicote aos seus ônibus.

Estabelecido em 1984, o prêmio anual é acompanhado de perto porque representa uma fatia das tendências da arte contemporânea na Grã-Bretanha. O prêmio visa estimular o debate público sobre o estado da arte contemporânea britânica. No ano passado, houve muita conversa (e certa quantidade de palpites) sobre todos os indicados apresentando vídeo arte.

A cada ano, artistas sediados na Grã-Bretanha são indicados para uma exposição recente que impressiona os juízes. Os artistas participarão da exposição Turner Prize, que acontecerá de 28 de setembro a 12 de janeiro de 2020. O vencedor deve ser anunciado em uma cerimônia televisionada no dia 3 de dezembro.

A cada dois anos, o prêmio sai da Tate Britain e acontece em uma galeria fora de Londres. A edição de 2019 será apresentada na Turner Contemporary em Margate, a cidade costeira que inspirou os céus de JMW Turner, e onde talvez uma das mais controversas ex-indicadas do prêmio, Tracey Emin , tenha sido criada. (Emin provocou intenso debate público sobre a arte contemporânea quando ela foi indicada pela obra My Bed, em 1999).

O ganhador ganha um prêmio de £ 25.000 (US$ 33.000), e os três finalistas recebem £ 5.000 (US$ 6.500).

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …